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Confira as condições de pagamentoO mercado está em busca de profissionais que fazem a diferença.
O mercado de empresas com operações no Brasil passa por períodos de incertezas que, pelos modelos econômicos de predição, continuarão por um longo período. Neste momento, as empresas procuram oportunidades de negócios dentro e fora do país. E com esse contexto competitivo, os profissionais com visão estratégica fazem uma grande diferença nas organizações e os colaboradores que não estejam com as competências requeridas desenvolvidas, seguramente perderão a sua empregabilidade. Neste sentido este curso é uma grande alavanca para a carreira dos profissionais.
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Planejamento estratégico
1. Planejamento Estratégico de Negócios
Planejamento Estratégico em Marketing Digital: OVP; 8Ps; Melhores práticas em canais digitais; etc.
BMG (Business Model Generation): CANVAS; Implementação; etc.
Marketing de Nicho em Ambiente Digital: Nichos de mercado; Engajamento; etc.
Empreendedorismo no Mundo Digital - Visão do Investidor: Tipos de investimentos e investidores; Abordando um investidor.
Empreendedorismo no Mundo Digital - Visão do Empreendedor: Comportamento empreendedor; Atores e cenário brasileiro.
Negócios e-business, e-commerce, s-commerce, m-commerce: Características; Maximização dos ganhos.
Omnichannel e os Novos Caminhos do Varejo: Integração online e offline; Realtime marketing; etc.
Aspectos Jurídicos no Ambiente Digital: Legislação; Internet Copyright; etc.
Marketing Político no Ambiente Digital: Ambiente político 2.0; Legislação Eleitoral e a Internet; etc.
Planejamento Financeiro no Ambiente Digital: Pricing; Monetização; etc.
Gestão de Pessoas: Gestão de Pessoas no Ambiente Digital; People Analytics, etc.
Gestão de Talentos: Diversidade e empatia; Ambiente Físico x Virtual; etc.
Gestão de Relações Públicas em Canais Digitais: PR 2.0 e a gestão de RP; etc.
Professores:
Marcos Martão
Atua como Facilitador da FranklinCovey do Brasil
Fernando Rych
Atua como Innovation Catalysts na IBM (região das Américas) e como Global Community Manager também na IBM (região Worlwide).
2. Posicionamento Estratégico e Estratégia Corporativa
Executivos do mundo todo têm usado apenas 19% do tempo de trabalho para pensar o futuro das organizações às quais se dedicam. Outros 33% são consumidos pela rotina diária, enquanto 26% são direcionados para urgências e 22% para a gestão de pessoas. Sabe-se, também, que as mudanças macroambientais (e.g., políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais) estão desafiando todos os tipos de estrutura empresarial. Sendo assim, quais modelos estratégicos devemos dominar e aplicar quando as exigências de posicionamento e direcionamento de negócios são cada vez maiores e o tempo é escasso?
Professores:
Marcio Roberto Moran
Doutor pela FEA-USP, com tese desenvolvida no Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech, USA).
3. Decisão Estratégica e Resolução de Problemas Complexos
A abordagem descritiva da Teoria de Decisão enfatiza o fato de que os aspectos cognitivos e emocionais frequentemente predominam sobre a análise racional durante o processo decisório. Por que nós, tomadores de decisão capacitados e experimentados, agimos assim? Será que a percepção e cognição humana agem sobre a capacidade de um tomador de decisão? Quais as consequências desta ação frente ao ineditismo e complexidade da decisão estratégica?
Professores:
Maria Cecília Galante Porto
Professora doutora em Administração pela FEA-USP com MBA Executivo com extensão na American University.
4. Balanced Scorecard e OKR – Objectives and Key Results
Balanced ScoreCard: conceitos, objetivos, princípios, visão estratégica. Perspectivas: financeira, mercadológica (clientes), processos internos, aprendizado e crescimento. Indicadores de Desempenho. Metodologia do Balanced Scorecard: implementação e aplicação da metodologia. OKR - objectives and key results.
Professores:
Ruy Flávio de Oliveira
Sócio na 3GEN Consultoria e Gestão Estratégica. Engenheiro pela Unicamp com MBA pela Business School.
5. Gestão de Negócios Internacionais
Análise de oportunidades no mercado global. Estratégias de internacionalização. Gestão de operações e investimentos no exterior: modos de entrada e modos de estabelecimento em mercados externos. Gestão de cadeias produtivas regionais e globais. Experiências de internacionalização e de gestão de negócios internacionais de empresas brasileiras.
Professores:
Diego Bonaldo Coelho
Professor, Consultor e Pesquisador, tendo ampla experiência em negócios internacionais. Doutor em Administração pela FEA-USP.
2. Marketing e o ambiente organizacional
1. Logística e Supply-chain
Manufatura 4.0. Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de compras. Desafios da originação de produtos. Logística, transporte e logística reversa.
Professores:
Alvair Silveira Torres Jr.
É autor e co-autor dos livros: Integração e Flexibilidade, Gestão do Conhecimento nas PME, Pequeno Dicionário de Termos da Empresa Globalizada.
2. Marketing Estratégico e Branding nas Organizações
Compreender conhecimentos teóricos e práticos necessários para o entendimento do composto de mercado; entender variáveis que exercem influência na definição de produtos e serviços considerando as estratégias da empresa. Compreender ações para promover marcas em meio digital e nas mídias sociais e posicionamento de mercado.
Professores:
Edson Ricardo Barbero
Professor e Consultor. Doutor em Administração pela FEA/USP. Desenvolveu projetos para Samsung, Microsoft, Intel, LG, Dell, Google, entre outras.
3. Marketing Digital e Gestão de Tráfego
Ambiente de marketing digital, comportamento consumidor na era digital, revolução digital do marketing, comercio eletrônico, propaganda on-line, ações de comunicação, domínio do mercado digital, plano e estratégia para o mercado digital.
Professores:
Marco Aurélio de Almeida Marmo
Consultor na WSI, empresa canadense de Marketing Digital com presença global. Mestre em 39983871279 e Inovação pela FEA-USP.
4. Estratégia Baseada em Análise de Cenários e Projeções
A disciplina aborda o estudo do futuro como instrumento de apoio ao planejamento organizacional, ao enfrentamento das incertezas e à gestão da mudança.
Professores:
Daniel Estima de Carvalho
Coordenador Acadêmico do MBA Executivo Internacional e Mestrado Profissional em Gestão de Negócios
3. Empreendedorismo, inovação e tecnologias digitais
1. Transformação Digital e Novas Tecnologias: Data Science, Big Data, Analytics , Block-chain, IOT e AI
Transformação digital de empresa tradicionais. Modelo de negócio digital. Disrupção digital. Novos canais on-line de compras. E-commerce. Plataformas Mobile. Economia On Demand. Processo de digitalização nas organizações. Novas tecnologias. Inteligência Artificial, Blockchain, Analytics, Internet das coisas (IoT) e Big data.
Professores:
Rodrigo Chibly
Diretor Executivo RPA & Analytics Hub – Latin America South
2. Gestão de Competências e Modelos de Negócios (Canvas)
A disciplina apresenta a teoria baseada em recursos e de capacidades dinâmicas que leva uma nova forma de formulação da estratégia e construção de novos modelos de negócio.
Professores:
Cesar Akira Yokomizo
Consultor e Palestrante Premium em Criatividade, Inovação e Estratégia. Doutor em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela FEA-USP.
3. Empreendedorismo, Start-ups e Ecossistema de Inovação
Compreender conceitos e técnicas de empreendedorismo; entender ferramentas de análise e decisão; entender a elaboração de um Plano de Negócios. Entendimento da Transformação Digital como fenômeno no qual tecnologias avançadas passaram a tomar conta da indústria como um todo. Compreender o papel dos ativos digitais nesta nova economia, e o papel da informação. Entender a inovação no contexto das organizações; compreender a gestão da inovação e os tipos e intensidades de inovação.
Professores:
Fernando Roberto Santini
PhD em Filosofia da Administração, pela FCU – USA. Mestre em Administração pela PUC-SP.
4. Criatividade nas Organizações - Design Thinking
Conceitos e Técnicas de Design Thinking. Criatividade organizacional: Técnicas e obstáculos.
Professores:
Roberta Ezar
Sócia na EY
5. Gestão da Inovação e Tecnologias Disruptivas
Conceito de inovação e sua relação com a competitividade. Tipos de inovação. Planejamento e gestão da inovação. Inovação aberta.
Professores:
Roberta Ezar
Sócia na EY
4. Finanças e análise de investimentos
1. Contabilidade para não contadores
Conhecer e entender a formação do lucro, receitas, custos, despesas e impostos. Compreender a importância da contabilidade no controle gerencial. Avaliar o desempenho econômico-financeiro de uma organização. Analisar as principais demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração do resultado, orçamento e demonstração do fluxo de caixa. Apresentar os principais aspectos do cálculo e controle dos custos com foco na criação de instrumento para auxílio na mensuração e monitoramento da eficiência empresarial.
Professores:
Simone Renzo
Diretora de Novos Negócios no Mundo Financeiro, atuou em diversas atividades da área com destaque para FP&A, operações de financiamento empresarial.
2. Análise de Investimento e Valuation
Conceitos de valor de negócio. Técnicas de avaliação de projeto e análise de sensibilidade das variáveis ao risco. Análise de incertezas de projetos e negócios. Avaliação de empresas. Financiamentos, custo de dívida, custo de capital e sua influência no valor do negócio e no retorno ao acionista. Evolução da capacidade de captação de recursos, adequação de recursos ao negócio e aos projetos, qualificação do endividamento. Estrutura de capital, dividendos e retorno ao acionista. Movimentos estratégicos e suas categorias: fusões, aquisições, joint ventures e parcerias estratégicas.
Professores:
Simone Renzo
Diretora de Novos Negócios no Mundo Financeiro, atuou em diversas atividades da área com destaque para FP&A, operações de financiamento empresarial.
3. Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos
O objetivo do curso é conceder aos alunos a experiência de Negociação empresarial com sua complexidade em um ambiente de laboratório, estimular os participantes à tomada e negociação estratégicas. O resultado é a experiência vivencial, que decorre da tomada de decisão, resultado mais importante do que a desempenho em si.
Professores:
José Ricardo Noronha
Vendedor, palestrante, professor de MBA, escritor, consultor e advogado
4. Matemática Financeira
Juros e capitalização simples. Capitalização composta. Desconto e taxa de desconto. Séries de pagamento. Métodos de avaliação de fluxos de caixa. Taxas de juros. Sistemas de amortização. Operações realizadas no sistema financeiro brasileiro.
Professores:
Simone Renzo
Diretora de Novos Negócios no Mundo Financeiro, atuou em diversas atividades da área com destaque para FP&A, operações de financiamento empresarial.
5. Execução da estratégia – gestão de pessoas e de projetos
1. Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
A disciplina aborda o contexto da gerência de projetos nas organizações, a coordenação das atividades do projeto, escopo, cronograma, custos, estrutura analítica de projetos, qualidade, dimensionamento de recursos humano, gestão de riscos e de aquisições do projeto. Metodologias e Manifesto Ágil. PMO. Gestão de portfólio e programas.
Professores:
Maria Lúcia Granja Coutinho
Atuante em Gestão de Projetos, Metodologias de Projetos Ágeis e Gestão de Equipes de Projetos.
2. Modelos de Gestão e Execução da Estratégia
Parte considerável das pesquisas e textos em administração estratégica se desenvolvem em torno de temas sobre elaboração e planejamento da estratégia. Entretanto, a adequação da estratégia ao modelo de negócio e estrutura organizacional é um elemento muito importante para o sucesso na execução da estratégia. Por sua vez o processo de execução da estratégia, para ser efetivo, deve considerar a estratégia planejada, o modelo de negócio e estrutura organizacional. Nesta perspectiva, o encontro discutirá a importância e os desafios da implementação das estratégias, destacando o papel fundamental da média gerência no processo de execução da estratégia, habilitando o participante a atuar como um apoiador ao processo de implementação da estratégia organizacional.
Professores:
Francisco R. de Almeida
Consultor em Gerenciamento de Projetos. Mestre Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP.
3. Liderança de Equipes de Alta Performance
Neste período de transformação digital as empresas precisam cada vez mais de Líderes preparados para atrair, reter, engajar e desenvolver talentos dentro de ambiente de incertezas. O líder deverá saber lidar com diversidade e liderar participativamente equipes virtuais. Estes pontos serão tratados nesta disciplina para que você esteja preparado para este novo mundo empresarial.
Professores:
Armando Lourenzo Moreira Júnior
Doutor em Administração com ênfase em governança na empresa familiar pela FEA/USP.
4. Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações
A disciplina aborda as principais áreas de Recursos Humanos, planos de ação para melhoria de clima organizacional, retenção e engajamento de pessoas.
Professores:
Emerson W. Dias
Mestre em Administração pela FIA. Professor da FIA e FIPECAFI. Consultor de Carreira, Escritor, Colunista de rádio e VP de Capital Humano na ANEFAC.
5. Gestão ESG: Sustentabilidade nos Negócios
Apresenta o conceito de Governança Corporativa. Estruturas de Governança. Aplicação dos mecanismos de incentivo e controle em diferentes tipos de organização (empresas de capital aberto, fechado, controle familiar, cooperativas). Descreve a evolução da Governança Corporativa no Brasil: evolução, desafios e tendências. Sustentabilidade e Compliance.
Professores:
Gleriani Torres Ferreira
Possui 20 anos de vivência em gestão empresarial, especialmente em negociações internacionais. Atualmente, leciona e desenvolve pesquisas relacionadas com indicadores de desempenho voltados aos temas ESG e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, incluindo mapeamento e avaliação de cadeias produtivas.
6. Trabalho de Conclusão do Curso
Professores:
Camila Benatti Mourad
Sócia e consultora da Stracta Consultoria desde 2012, sendo mestre e Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo.
Marco Antônio Conejero
Economista, Doutor em administração pela FEA-USP e pesquisador-visitante da Howard University, em Washington DC.
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Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."