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Tenha as competências técnicas e de especialista em projeto, arquitetura e engenharia de soluções de software no desenvolvimento e na implantação, alinhados com a agilidade e estratégia do negócio. Pós-graduação para profissionais de tecnologia ou negócios, com bom conhecimento em tecnologia e programação. O curso capacita a montagem de estruturas profissionais de arquitetura e engenharia de software.
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Práticas de Gestão em Negócios de Software
1. Comunicação para líderes de tecnologia
As habilidades de comunicação são fundamentais para profissionais em todas as áreas porque permitem a troca de ideias e o alcance dos objetivos organizacionais. A capacidade de identificar um público, de desenvolver apresentações e documentos escritos claros e persuasivos e de lidar com as complexas interações que ocorrem no local de trabalho é uma competência essencial nos profissionais que participam de uma organização e que lideram equipes. A disciplina permite que os participantes desenvolvam a confiança necessária para envolver a audiência durante uma apresentação executiva. Oferece ferramentas que estimulam a interação, aprendizado e retenção das informações pelos participantes, além de uma imagem dinâmica e profissional, que auxiliam na superação de seus objetivos.
Professores:
Humberto Guimarães Neto
Gerente Geral da Imagecomm Interactive
2. Liderança, gestão de pessoas e soft-skills
A disciplina apresentada uma visão estratégica da liderança e da gestão de pessoas no contexto dos negócios digitais e da sociedade hiperconectada. O sucesso para equipes de alto desempenho na empresa exponencial e nos negócios digitais é resultado de uma liderança e gestão de pessoas alinhadas com a estratégia organizacional e com os diferentes perfis e expectativas pessoais dos profissionais. A disciplina desenvolve também competências soft-skills fundamentais para o mercado de trabalho da nova década.
Professores:
Gilberto Guimarães
Professor e Escritor, com ampla experiência em negócios, tendo sido CEO da Paramount. Doutor pela USP, e colunista do Valor Econômico.
3. Analytics em negócios e tomada de decisão
A disciplina apresenta os métodos quantitativos usados para analisar dados e tomar melhores decisões de gestão de negócios. O conteúdo é focado para a compreensão dos conceitos-chave, aprimorar a tomada de decisão em negócios e conhecer as possibilidades de aplicação dos conceitos em problemas reais de negócios.
Professores:
4. Estratégia para negócios digitais
Esta disciplina tem o objetivo de apresentar um conjunto de conceitos de gestão de negócios digitais que contribuirão para uma atuação dos alunos em negócios de tecnologia. O escopo dos tópicos inclui conceitos de Economia, Estratégia de Negócios, Liderança, Teoria Organizacional, Vendas e Marketing, Gestão de Produtos, Empreendedorismo, Ética e Governança.
Professores:
Nei Fernando Tremarin
Especialista na estruturação de empresas de Software, tendo MBA- GAP Program pela UCLA de Los Angeles.
2. Gestão de Equipes e Projetos de Software
1. Métodos ágeis em projetos de softwares
Com origem no ambiente da TI, essas metodologias enfatizam projetos mais simples, com ciclos de projeto mais curtos, colaboração mais eficiente entre os membros da equipe, participação e engajamento maior dos membros da equipe e tomada de decisões mais rápidas. Essa tendência é amplamente conhecida como gerenciamento de projeto ágil e inclui algumas metodologias relacionadas, como Scrum, Cristal, Kanban, Programação Extrema, Processo Unificado e muitas outras. Nesta disciplina o aluno conhecerá as várias metodologias e compreender como elas são fundamentais para a transformação digital dos negócios.
Professores:
Alexandre Ferraz
Senior Agile Coach Scaled Agile e Mestre em Engenharia pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas e graduado em Ciência da Computação.
2. DevOps e integração contínua
Vários conceitos e técnicas de gestão e tecnologia permitiram o surgimento e disseminação prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis para o desenvolvimento contínuo e a liderança no fluxo de valor de TI. Nesta disciplina o aluno conhecerá como as organizações que adotam os princípios e práticas Lean podem melhorar significativamente a produtividade no desenvolvimento de softwares, o tempo de disponibilização de atualizações e novas funcionalidades, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, gerando um diferencial competitivo ao negócio.
Professores:
André Borges
Especialista em Cibersegurança, gestão de vulnerabilidades e gestão de identidade.
3. Práticas de gestão de projetos de software
A disciplina propõe aos participantes ter uma visão dos conceitos e práticas utilizadas na gestão de projetos tradicional (preditivo), Ágil (adaptativo) e híbridos, no atual ambiente de negócios, com objetivo de discutir as melhores práticas para desenvolver projetos de softwares dentro do prazo, dentro do orçamento e dentro do escopo, na entrega do produto desejado pelo cliente e com real geração de valor. A elaboração de competências específicas voltadas para o entendimento de qual modelo adotar, também constituem ponto focal da disciplina.
Professores:
Adriano Neves
Executivo Sênior (Nível C) em Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos. Atuou como revisor do PMBOK 6a Edição (PMI 2017).
4. Formação e gestão de tech squads
Esta disciplina trata da formação de equipes de tecnologia (tech squads), ancoradas nos pilares de agilidade, autogestão e foco no cliente. Seu conteúdo foi pensado para que os alunos possam compreender a relação entre contexto de negócios, processos de desenvolvimento de soluções de tecnologia, geração e gestão de conhecimento, cultura e estrutura organizacional com o objetivo de que os participantes assumam o protagonismo na formação e gestão de tech squads.
Professores:
Gilberto Guimarães
Professor e Escritor, com ampla experiência em negócios, tendo sido CEO da Paramount. Doutor pela USP, e colunista do Valor Econômico.
3. Projeto e Arquitetura de Softwares
1. Garantia e controle de qualidade do código de software
Esta disciplina aborda conceitos de garantia e controle da qualidade no desenvolvimento de softwares. São apresentadas ferramentas e técnicas para o controle da garantia de qualidade, e discutido quando essas ferramentas devem ser usadas, como avaliar seus resultados e quais garantias podem oferecer ao processo do desenvolvimento, incluindo técnicas de revisão de código, testes de software e análise estática.
Professores:
Jeniffer Deus
Diretora de operações da Sofist
2. Arquitetura de softwares
A disciplina tem como objetivo ensinar a projetar, compreender e avaliar sistemas de software em nível arquitetônico de abstração. Tais competências envolvem a compreensão da função técnica, organizacional e comercial da arquitetura de software na engenharia de software, os motivos arquitetônicos influenciam a escolha de projetos arquitetônicos e será capaz de identificar e definir os principais motivadores para sistemas de software realistas.
Professores:
3. Gestão da qualidade em projetos de software
Gerenciar a qualidade do software é uma parte crítica em projetos de software. Os engenheiros de software devem considerar a qualidade durante todas as fases de um projeto, desde o início até a entrega e depois, na operação do software. A disciplina apresenta os desafios de gestão no desenvolvimento de software com alta qualidade.
Professores:
Adriano Neves
Executivo Sênior (Nível C) em Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos. Atuou como revisor do PMBOK 6a Edição (PMI 2017).
4. Projeto de APIs
A disciplina apresenta os conceitos de projeto de interface do programação de aplicações (API) e propõe a reflexão sobre o projeto de estruturas e bibliotecas para resolver problemas comuns. As APIs servem como forma de viabilizar a interações entre máquinas e também para orientar o uso correto de componentes de software, definir responsabilidades de componentes e ainda como protocolos de comunicação entre sistemas.
Professores:
Rafael Lachi
Consultor especialista em segurança
5. Engenharia de requisitos em sistemas de informações
A engenharia de software e o projeto de sistemas requerem uma compreensão dos limites do problema e do domínio do produto, a fim de se projetar e desenvolver a solução adequada. Nesta disciplina serão apresentadas formas de se entender o problema o qual o software precisa solucionar, os vários fatores que restringem o limite e alcance da solução e as abordagens para decidir entre alternativas existentes, possíveis e viáveis.
Professores:
6. UX no desenvolvimento de software
Nesta disciplina discute-se como a experiência do usuário (UX) impacta no desenvolvimento do software e como ela pode influenciar no sucesso da solução construída. Questões como “quanto é intuitivo o uso do aplicativo?”, “qual a facilidade para encontrar informações e recursos?”, “quão agradável é para o usuário interagir com o aplicativo?” são perguntas que também devem estar no radar do Engenheiro de Software. A experiência que os usuários têm ao utilizar a aplicação possui impacto direto na satisfação e, portanto, no sucesso da solução.
Professores:
Paula Macedo
Líder em UX e gerente de design sênior do Nubank
7. Algoritmos e Padrões de projetos de software
O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos uma base conceitual e princípios-chave em estruturas de dados, algoritmos e introduzir o pensamento algorítmico. Esta disciplina foi planejada para complementar a experiência que os alunos já podem ter com fundamentos formais, mas práticos em ciência da computação. Os alunos estarão mais bem equipados para entrevistas de emprego e serão engenheiros de software mais capacitados. Ainda no escopo desta disciplina, discute-se os padrões de projeto de softwares, práticas que orientam a construção de uma solução reutilizável para um problema recorrente. Em linguagens de programação orientadas a objetos, eles incluem padrões de criação para gerar novos objetos, padrões estruturais para organizar e restringir o acesso entre objetos e padrões de comportamento para gerenciar comunicações entre objetos. A disciplina apresentará padrões de projeto de software, quando aplicá-los, adaptação para contextos específicos, como combinar padrões de projeto, como tomar decisões envolvendo padrões de projeto no processo de desenvolvimento de software.
Professores:
Renan Campos de Oliveira
Engenheiro de Software, com atuação em empresas como Itaú Unibanco, Mercado Livre e Amazon Web Services - AWS
8. Sistemas orientados a processos: transformação e automação
Ferramentas no-code ou low-code vem ganhando notoriedade por exigir menor esforço de programação e permitir, ao mesmo tempo, flexibilidade, adaptabilidade e escalabilidade dos sistemas em função das operações empresariais. Muitas dessas ferramentas são orientadas a processos, ou seja, permitem que o workflow de processos de negócio sejam digitais e automatizados de maneira rápida e customizável. Nessa disciplina vamos rever conceitos de gestão por processos e aprender técnicas para modelagem de negócios usando notação BPMN e DMN com objetivo não apenas de representar os processos graficamente, mas de tornar a modelagem uma ferramenta para identificação de oportunidades para transformação e automação de processos. Ferramentas para controle e automação de processos (BPMS) permitem orquestração das atividades executadas por pessoas, bem como de atividades executadas por serviços e microserviços. A competência técnica e a filosofia da gestão por processos aprendidas nessa disciplina permitirão conhecer benefícios dessas ferramentas e obter melhor aproveitamento delas para customização, automação e integração de processos de negócios.
Professores:
Érica Siqueira
Doutora em administração e consultora na área de Sistemas de Informação
4. Tópicos emergentes em Engenharia de Software
1. Transformação digital dos negócios
Os projetos bem-sucedidos de digitalização de negócios mantem a perspectiva tecnológica e a perspectiva administrativa alinhadas e apoiando-se mutuamente para o sucesso de iniciativas de transformação digital. Esta disciplina discute como a implantação da tecnologia de informação muda as interações e processos dentro das organizações, entre as organizações, dentro das indústrias e na sociedade.
Professores:
Italo Flammia
Consultor em Inovação e Digital, foi Diretor de Inovação e Digital da Porto Seguro, responsável pela criação da Oxigênio Aceleradora de Startups.
2. Infraestrutura distribuída em software
Os sistemas de computação atualmente nascem, em sua quase que totalidade, hospedados na nuvem, nascendo assim como sistemas distribuídos. Para construir e implantar adequadamente esses sistemas, os desenvolvedores devem saber não apenas sobre as ferramentas de desenvolvimento, como ferramentas de gerenciamento de contêineres, mas também sobre a estrutura da nuvem - em particular como ela utiliza máquinas virtuais, contêineres e redes e seus mecanismos de segurança durante o desenvolvimento e durante a operação do sistema.
Professores:
Sílvio Nunes Júnior
Líder de Arquitetura na AWS, com mais de 20 anos de experiência em soluções de nuvem e transformação
3. Computação em nuvem
O objetivo desta disciplina é o estudo dos sistemas de computação em nuvem de uma maneira ampla e sistêmica, permitindo a contextualização do tema e a identificação de interdependências das questões técnicas e em outros tópicos pertinentes como modelo de negócios e impacto socioeconômico. A disciplina discute ainda a adoção de nuvem do ponto de vista estratégico para a organização e os negócios, de modo a capacitar os gestores a conduzir projetos de migração para computação em nuvem, assim como gerir e implementar os ambientes da empresa nos provedores de computação em nuvem de forma segura e ordenada.
Professores:
Marcello Zillo
Líder de Segurança na AWS para a América Latina, Autor e Professor de Cloud- Adoption e Cloud-Security nos cursos MBA e Pós-graduação da FIA
4. Projeto de softwares de uso intensivo de dados
Há um crescimento exponencial na adoção de tecnologias de big data em todas as esferas da vida. As organizações estão coletando, armazenando e analisando grandes quantidades de dados. Essa coleção crescente de dados é chamada de "big data", devido ao seu grande volume, à velocidade com que são coletados e transmitidos, à variedade de formas adotadas e à veracidade de sua origem e conteúdo. Nesse cenário, os engenheiros de software precisam saber como arquitetar sistemas que são inerentemente escalonáveis, e fazer isso de uma maneira que ofereça suporte a alta disponibilidade, confiabilidade e desempenho a essas soluções. Nesta disciplina serão discutidas as tecnologias e práticas adotadas pelas organizações para projetar e construir esses sistemas escaláveis e intensivos no uso de dados.
Professores:
Adriano Carezzato
Bacharel em Engenharia Civil/Ambiental pela USP, mestrado em Gestão da Competitividade em Tecnologia da Informação pela FGV.
5. Segurança e Proteção de Dados em Projetos de Software
1. Privacy by design em projetos de software
Conhecer a arquitetura de geração, armazenamento e distribuição dos dados, garantindo que a organização adote políticas e processos alinhados com as legislações de proteção de dados e da garantia de privacidade do titular dos dados. Atuar como responsável pela comunicação com os titulares de dados e com a autoridade governamental de proteção de dados, além de orientar funcionários e empresas terceirizadas a respeito das práticas exigidas para a proteção de dados pessoais.
Professores:
Samara Schuch
Advogada e consultora nas áreas de Direito e Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
2. Proteção de dados, privacidade e regulamentações
A disciplina discute a importância da proteção de dados pessoais e da privacidade em uma nova era da sociedade. Legislações demandam agora o uso ético e seguro de dados. Para isso é necessário compreender os benefícios e impactos que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, a GDPR (General Data Protection Regulation) na Europa e demais regulações e legislações causam para os negócios e as empresas no cenário brasileiro e mundial. Avaliar os fundamentos, princípios gerais e conceitos legais da legislação, construindo bases conceituais para a implementação de um plano de adequação jurídica da empresa à legislação.
Professores:
Caio Lima
Professor, escritor e sócio do Escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. Mestre em Direito Processual Civil PUC-SP.
3. Fundamentos de cibersegurança
Esta disciplina introduz temas ligados à Segurança Cibernética e Segurança da Informação relevantes para as organizações e os negócios digitais. A disciplina cobrirá de maneira ampla tópicos de segurança cibernética, apresentando situações e questões relacionadas ao dia a dia das pessoas e das organizações, como por exemplo: privacidade, segurança e crimes digitais, princípios de segurança, engenharia social, tecnologias e procedimentos para proteção, casos de diversos setores na área de segurança digital. Apresentará ainda uma discussão sobre guerra cibernética e estruturas críticas no contexto de segurança cibernética.
Professores:
Alexandre Lima
Diretor de Cibersegurança, Privacidade e Infra. de TI na Yandeh. Mestre em Administração pela FGV-SP em Segurança da Informação Comportamental.
4. Auditoria em software
Nesta disciplina são discutidos temas ligados à Auditoria de Softwares. São tratados na disciplina o conceito e os objetivos da auditoria de sistemas de informação, as técnicas de auditoria em sistemas de informação, as ferramentas e softwares que podem ser utilizados no processo de auditoria e a estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações.
Professores:
Gustavo Galegale
Está há mais de 25 anos na área de TI, é co-founder e CTO da Hytag trabalhando com hiper personalização no marketing digital.
5. Trabalho de conclusão do curso
No modelo “Relato Técnico” o aluno descreverá como o conteúdo apresentado pelo curso e as competências desenvolvidas pelo aluno foram aplicadas em seu ambiente profissional e quais os resultados obtidos para o negócio. No modelo “Plano de Negócio” o aluno deverá desenvolver e apresentar, no formato de um Pitch, o lançamento de um produto ou serviço digital. No modelo “Resolução de um Case” o aluno receberá um caso prático, escolhido pela coordenação do curso, e deverá desenvolver sua solução com os conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso.
Professores:
Faça agora sua matrícula e aproveite condições especiais
Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."