Pós Graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
100% online
375h de curso
Reconhecimento MEC
de

Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."

Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."

Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."

Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."

Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."

Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."

Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."
O novo mundo vai precisar de novos líderes.
Os últimos meses nos mostraram que a velocidade de tomada de decisão, capacidade de inovar, de mudar de comportamento, de se adaptar à nova realidade, é o que vai fazer a diferença no rumo de uma empresa. Mas mais importante do que isso, os novos líderes terão que desenvolver um lado mais humano. Vamos viver a era da humanidade aumentada. Saímos de um processo de rigidez para a flexibilidade. Junto com a transformação digital, outro grande investimento que as empresas têm feito recentemente são nas pessoas. Com isso a demanda por gestores que saibam montar, liderar e desenvolver equipes cada vez mais eficientes. Venha ser um novo líder.
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. A gestão no cenário econômico e empresarial
1. Tendências Econômicas da Atualidade
O macro ambiente globalizado, competitivo e sujeito a rápidas mudanças proporcionam às organizações a necessidade constante de atualização e inovação em processos, produtos e serviços. Esse cenário consolida a formação do profissional da área de Gestão de Pessoas sob uma perspectiva multifacetada, em que deve ser capaz de compreender os impactos das influências advindas do ambiente na realidade empresarial. A disciplina Tendências Econômicas da Atualidade é composto pelos temas: Tendências da Economia, Perspectivas da Economia Brasileira, e Mercado Financeiro Nacional. Abrange uma introdução sobre (i) macroeconomia e suas variáveis fundamentais; e, (ii) os principais mercados financeiros, com foco nos conceitos relacionados a política economômica brasileira e suas relações com os mercados financeiros domésticos e internacionais. Tem como objetivo proporcinar condições para a realização de uma análise contextualizada e integrada no processo decisório relacionado à economia e mercado financeiro brasileiro. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • As variáveis macroeconômicas: produto interno bruto, emprego, inflação, taxas de juros e câmbios; • As políticas econômicas fundamentais: política fiscal e monetária; • O modelo Keynesiano: demanda agregada, renda, consumo, inestimentos, gastos do Governo, balança comercial; • Mercados Financeiros: monetários, crédito e capitais.
Professores:

Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Consultor e Pesquisador sobre finanças de mercado, franquias, teoria da complexidade e empreendedorismo.
2. Modelos de Gestão e Estratégia
O tema Evolução do Pensamento em Gestão abrange uma síntese evolutiva do surgimento das diferentes escolas de administração, abordando a análise organizacional (racionalidade, objetivos, desempenho, poder, controle e processo decisório, mudança organizacional e novas estruturas organizacionais) e suas implicações. Trata também sobre os constructos e modelos de gestão que se encontram nas fronteiras de estudo da gestão das organizações. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compatibilizar sua atuação como gestor de pessoas com o contexto do modelo de gestão praticado pela empresa, que permeiam as seguintes alternativas: O modelo de administração científica, o modelo de relações humanas, O modelo de administração burocrática; O modelo sistêmico de administração; O modelo contingencial da administração; O modelo de administração por objetivos; O modelo de administração estratégica; O modelo de administração japonesa; O modelo de administração virtual; O modelo de administração do conhecimento; O modelo de administração de redes de valor agregado. A emergência de novos paradigmas. O tema Gestão Estratégica do Negócio abrange a compreensão de como as organizações conquistam e sustentam vantagens competitivas. Para tanto, são estudados os fundamentos, o processo e as ferramentas de administração estratégica e sua aplicação nos níveis corporativo, da unidade de negócio e operacional. Ao término do tema os alunos serão capazes de: • Discutir os propósitos organizacionais (missão, visão, valores e objetivos). • Analisar o ambiente geral (político, econômico, sociocultural, tecnológico, natural e legal) e setorial (forças que dirigem a concorrência), nos quais a organização se insere e compreender como eles podem influenciar seu desempenho. • Análisar o ambiente interno da organização, seus recursos, capacidades e competências e compreender como eles contribuem para a busca e a sustentação da vantagem competitiva.
Professores:

Carlos Honorato Teixeira
Carlos Honorato Teixeira é professor da Fundação Instituto de Administração, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA com extensão em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (EUA), Lyon (França) e Lingnan (China).
3. Gestão Estratégica de Finanças
O tema Finanças Estratégicas visa melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio dos acionistas por meio sistemas de avaliação de desempenho financeiro que incentivem ações de longo prazo e atenda às necessidades de curto prazo. Para isso será explorada a dinâmica que envolve a avaliação da empresa por parte do mercado financeiro e o papel dos executivos em melhorar esta avaliação. O conteúdo envolve fatores que influenciam na avaliação das empresas, papel dos acionistas no monitoramento dos executivos, análise de demonstrativos financeiros e cálculos financeiros fundamentais Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • A leitura, interpretação e uso de informações contábil- financeiras, de modo a reunir elementos para a tomada de decisão e controle administrativo; • A interpretação e a tomada de decisão tendo em vista alcançar a criação de valor para os acionistas e para a sociedade; • A análise de cálculos financeiros fundamentais que relacionem o planejamento financeiro empresarial e pessoal.
Professores:

Leandro José Morilhas
Leandro José Morilhas atua no mercado da educação há 20 anos.
4. Gestão Estratégica de Projetos
A disciplina abordará os seguintes assuntos: Introdução à Gestão de Projetos, Processos do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK – PMI ®, O Papel e as Habilidades do Gerente de Projetos, Iniciação de Projetos, Planejamento de Projetos: Escopo, Prazo, Custo e Riscos, Planejamento de Projetos: Processos Complementares, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento de Projetos, Desafios da Gestão de Projetos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer os principais conceitos e nomenclatura típica relacionada à Gestão de Projeto • Definir e controlar os objetivos do projeto; • Identificar os fatores críticos de sucesso do projeto; • Conhecer o papel e as habilidades requeridas por um Gerente de Projetos • Identificar e gerenciar os stakeholders do projeto; • Definir e controlar os requisitos do produto e o escopo do projeto; • Definir e controlar o cronograma e orçamento do projeto; • Definir e controlar os riscos do projeto; • Definir papéis e responsabilidades no projeto; • Conhecer a estrutura de um plano de comunicações do projeto; • Identificar necessidades de aquisições e contratações; • Entender a dinâmica de coordenação das interações entre os envolvidos no projeto; • Formalizar a aceitação dos artefatos resultantes de cada fase do ciclo de vida do projeto; • Elaborar relatórios de avaliação e de acompanhamento da situação do projeto; • Conhecer o processo de gerenciamento de mudanças no projeto; • Conduzir o encerramento formal de projetos ou fases de um projeto.
Professores:

Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
5. Gestão Estratégica de Marketing
O tema Marketing Estratégico perpassa pelos conceitos básicos sobre marketing, ampliando seu escopo para a compreensão e análise de trabalhos de marketing desenvolvidos no âmbito empresarial moderno e a compreensão do processo de comportamento do consumidor. Trata também do desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de contextualização sobre o assunto na realidade das organizações e instituições. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Conceitos básicos de Marketing • Segmentação de Mercado, Seleção de Mercado-Alvo, Diferenciação e Posicionamento • Composto de Marketing: Produto; Preço; Praça e Promoção • Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
Professores:

Enrico Trevisan
Professor, doutorando e Administração de Empresas e Pós-graduação em Gestão de Marketing e Branded Content (ESPM)
2. Gestão de mudanças, cultura e engajamento
1. Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Nesta disciplina os alunos serão estimulados a participar de experiências vivenciais que lhes permitam desenvolver potencialidades e ampliar os conhecimentos abordados pelo curso. Os temas são os mais variados e contemporâneos sobre Gestão de Pessoas.
Professores:

Tobias Coutinho Parente
Atuou como pesquisador visitante da Northeastern University. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.

Talita Rosolen
Administradora, pesquisadora e professora.
2. Gestão da Cultura Organizacional
A disciplina é composta por dois temas: Gestão da Cultura organizacional e Gestão intercultural: Fusões e aquisições. A abordagem do tema Cultura Organizacional abrange a formulação da estratégia, a relação entre liderança e cultura e o papel da Área de RH na gestão cultural da organização. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : • Cultura Organizacional: definição de cultura Organizacional; formação e evolução da cultura; níveis da cultura; elementos da cultura; a relação entre estratégia - Cultura – Mudança; cultura organizacional e cultura nacional; liderança e sua relação com a cultura organizacional; o papel do RH na gestão da cultura Organizacional. O objetivo da aula de Gestão Intercultural: fusões e aquisições é apresentar a complexidade da gestão da transformação de combinações empresariais, que contemplam aquisições, fusões, desinvestimentos, alianças estratégicas e joint-ventures entre outras. Para isso, são apresentados os seguintes conteúdos: • Estratégias que levam às combinações empresariais • Modalidades de combinações empresariais (aquisições, fusões etc) • Correlação entre diferenças culturais e efetividade das combinações • Complexidade da transição entre o início da operação e o modelo futuro desejado • Gestão de componentes críticos como ocupação das posições críticas e retenção de profissionais • Casos práticos de combinações empresariais e implicações para os líderes e profissionais de recursos humanos
Professores:
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Gilberto Tadeu Shinyashiki
Professor atuante em Gestão de Recursos Humanos, tendo sido Diretor de Recursos Humanos da USP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.

Guilherme Rhinow
Vice-Presidente de Recursos Humanos na Johnson & Johnson para América Latina e Global Services Total Rewards
3. Gestão de Mudanças nas Organizações
A abordagem do tema Gestão Estratégica da Mudança abrange as perspectivas relacionadas aos aspectos do indivíduo, da equipe, da organização e da liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : · A perspectiva do indivíduo: os aspectos da aprendizagem; os aspectos do comportamento; os aspectos cognitivos; a psicodinâmica individual; · A perspectiva da equipe; · A perspectiva da organização: impulsionadores da mudança; natureza da mudança; estágios do processo de mudança; · A perspectiva da liderança: o papel no processo de mudança; os estilos de liderança e impactos na mudança; os desafios da liderança
Professores:

Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
4. Gestão de Pessoas, Clima e Engajamento das Organizações
Introduzir a reflexão sobre Gestão Estratégica de RH (GERH), diferenciando os papéis dos agentes envolvidos na sua implementação, com destaque para o profissional de RH e o gestor de linha. Explicitar e exercitar esses papéis a partir dos conceitos e da prática da Gestão de Clima Organizacional e do Engajamento. Ao término da disciplina os alunos deverão: · Dominar e saber aplicar os conceitos de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Pessoas · Compreender a importância dos papéis dos profissionais e dos gestores de linha para a Gestão Estratégica de Pessoas · Conhecer as competências necessárias para os profissionais de RH e os gestores de linha na GERH · Dominar, saber diferenciar e aplicar os conceitos de Clima Organizacional, Comprometimento e Engajamento · Entender e saber analisar as etapas do processo de Gestão do Clima Organizacional nas Empresas e avaliar a qualidade de serviços prestados por terceiros · Entender e saber diagnosticar os níveis de maturidade da Gestão de Clima Organizacional nas Empresas · Reconhecer o seu papel no processo de gestão do Clima Organizacional
Professores:

André Luiz Fischer
Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.

Filipe Fonoff
Coordenador do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA-UOL
5. Liderança, Motivação e Gestão de Equipes
Essa disciplina é composta por três temas: Liderança, Motivação e Gestão de Equipes. A abordagem do tema Motivação abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com a liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • O que é motivação e sua caracterização; • Relações entre motivação e liderança; • Motivação e o significado do trabalho; • Teorias motivacionais: de necessidade Maslow; da dissonância cognitiva; teoria X e Y de McGregor, teoria dos dois fatores de Herzberg; teoria das necessidades de Alderfer; teoria da equidade de Adams; teoria de reforço de Skinner. A abordagem do tema Liderança abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com o ambiente organizacional, os desafios e o papel do líder, confiança, poder e influência, táticas de influência, estilos de liderança, competências essenciais à liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • O que é liderança, • Atributos de um líder; • Fontes de poder; • Estilos de Liderança; • Construção da confiança. A abordagem do tema Gestão de Equipes contempla as principais teorias sobre o assunto, seu modelo e aplicações, os papéis e responsabilidades. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Diferenças entre grupo e equipe; • Tipos de equipe (Funcionais, Células / Processo, Força Tarefa, Projetos, Virtuais) • Tipos de intervenções
Professores:

Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
6. Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
A disciplina visa estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento advindas das oportunidades de negócio, dos processos de inovação e das práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Para que o aluno incorpore as competências estabelecidas para esta disciplina, serão abordados os temas Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking. Além disso, serão realizados Workshops de debate de práticas vivenciadas pelos próprios alunos em suas empresas e áreas de atuação. Espera-se com isso demonstrar como o comportamento empreendedor, os processos de inovação e as novas formas de desenvolvimento de projetos e produtos exigem práticas de RH também inovadoras no âmbito das organizações. O conteúdo específico de cada um destes temas é detalhado a seguir: Empreendedorismo: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as principais características e papéis do empreendedor, além de ser capaz de identificar oportunidades e avaliar planos de negócios na atualidade. Serão abordados os seguintes tópicos: (i) Conceitos iniciais sobre o empreendedorismo, (ii) Habilidades, competências, e características dos empreendedores – fatores psicológicos e sociológicos, (iii) Gestão empreendedora e (iv) plano de negócios. Inovação: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre os diferentes tipos e estratégias de inovação e os processos de planejamento e gestão. Ao fim da disciplina espera-se que o aluno adquira a capacidade de: (i)conhecer conceitos fundamentais do processo de planejamento e gestão da inovação; (ii) interpretar e aplicar os principais conceitos e ferramentas de inovação nas organizações; (iii) discutir e avaliar de forma critica as aplicações dos principais conceitos relacionados ao planejamento e gestão da inovação. Design Thinking: Tem como objetivo desenvolver no discente a capacidade do uso da ferramenta para solucionar desafios críticos no ambiente
Professores:

Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
3. Softskills para a gestão de pessoas
1. A liderança no contexto legal e tecnológico
A abordagem do tema Aspectos Legais na Gestão de Pessoas abrange os aspectos jurídicos que suportam a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Regulamentações pertinentes; e Estrutura jurídica; Princípios protetores baseados na hipossuficência do trabalhador; e Princípios constitucionais; Formas de fixação da remuneração; e Irredutibilidade salarial; Isonomia salarial e simultaneidade no exercício da função; Remuneração variável: gratificação, prêmios e bônus, participação nos lucros ou resultados, participação acionária; Aportes em cartões de incentivo, ajuda de custo e diárias de viagem, veículo, habitação, celular e laptop, alimentação; Benefícios, e Cursos de capacitação e qualificação profissionais, e concessão de treinamentos e cursos A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a linguagem dos negócios; demonstrar os benefícios de um RH estratégico; criar processos e práticas que alimentem a parceria. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O alinhamento das iniciativas de RH com a estratégia da Empresa Objetivos da Consultoria Interna de RH Competências do Consultor Interno de RH A Carreira do Consultor Interno de RH Como ser um Consultor de RH eficaz: o ciclo PDCA
Professores:

Maria Lúcia Gadotti
Sócia de Stüssi Neves Advogados desde 1996 e coordenadora do Comitê de Recursos Humanos na Câmara Suíça
2. O papel do líder no processo de seleção
Essa disciplina é composta por dois temas: Processos de Captação e Critério de Seleção e Entrevista com Base em Competência. Os temas Processos de Captação e Critério de Seleção e Seleção com Base em Competência, abrange os conteúdos pertinentes a captação e seleção de talentos em um contexto globalizado e competitivo. Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Processos de Captação e Critério de Seleção e Entrevista com Base em Competência. Ao final, o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Contextos e tendências de captação e seleção de pessoas; Posicionamento estratégico e Planejamento de necessidades; Desenvolvimento de fontes e o Processo de captação; Recrutamento interno vs externo Assessment Centers. Processo de seleção: seleção por competência; Tendências de ferramentas e metodologias para captação e seleção
Professores:

Dante Mantovani
Atua como executivo de RH em empresas como Gradiente, Ernst & Young e Grupo CCR.MBA. Mestre em Administração pela FEA-USP.
3. Gestão de conflitos e negociação em ambientes complexos
Essa disciplina é composta pelo tema Negociação em Ambientes Complexos O tema abrange os conceitos e objetivos de Negociação para o desenvolvimento de líderes. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Perceber a relevância dos cacifes das partes: recursos, poder, informações e tempo; Distinguir e manejar as estratégias, as táticas e as contramedidas; Identificar as fases componentes do processo de negociação e os fatores objetivos e subjetivos envolvidos; Reconhecer os comportamentos e os estilos dos negociadores
Professores:

Maria Eugênia Cauduro Cruz
Professora de negociação e marketing internacional
4. Protagonismo na Gestão da Carreira
A abordagem do tema Protagonismo na Gestão de Carreira, abrange a evolução das teorias de carreiras no Brasil, as novas carreiras, as carreiras inteligentes, a transição profissional, o fenômeno opt out, a gestão de carreira nas 150 melhores empresas para se trabalhar, reflexões sobre gestão de carreira, contrato psicológico, gerações e novas carreiras. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Teorias tradicionais e não tradicionais sobre carreiras; Carreira proteana e carreira sem fronteira; Carreiras inteligentes; Transições entre funções e transições dentro de uma mesma função; Fenômeno Opt Out; Modelo ABC; Conceito de contrato psicológico; Gerações e as novas carreiras; Os desafios da gestão de carreiras; Gestão de Carreira – indivíduo e empresa;
Professores:

Elza Fátima Rosa Veloso
Elza Fátima Rosa Veloso é coordenadora e professora da Fundação Instituto de Administração, com título de Doutora em Administração pela FEA/USP.
4. Softskills para desenvolvimento do líder
1. A construção da liderança
Essa disciplina é composta por três temas: Motivação, Liderança e Gestão de Equipes. A abordagem do tema Motivação abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com a liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O que é motivação e sua caracterização; Relações entre motivação e liderança; Motivação e o significado do trabalho; Teorias motivacionais: de necessidade Maslow; da dissonância cognitiva; teoria X e Y de McGregor, teoria dos dois fatores de Herzberg; teoria das necessidades de Alderfer; teoria da equidade de Adams; teoria de reforço de Skinner. A abordagem do tema Liderança abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com o ambiente organizacional, os desafios e o papel do líder, confiança, poder e influência, táticas de influência, estilos de liderança, competências essenciais à liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O que é liderança, Atributos de um líder; Fontes de poder; Estilos de Liderança; Construção da confiança. A abordagem do tema Gestão de Equipes contempla as principais teorias sobre o assunto, seu modelo e aplicações, os papéis e responsabilidades. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Diferenças entre grupo e equipe; Tipos de equipe (Funcionais, Células / Processo, Força Tarefa, Projetos, Virtuais) Tipos de intervenções Equipes de alto desempenho Modelos de funcionamento de equipes de trabalho Dimensões de equipes produtivas
Professores:

Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
2. Desafios da Liderança na Empresa Contemporânea
Essa disciplina é composta por dois temas: Competência da Liderança Inovadora, Liderança Situacional e Instrumentos para Gestão de Equipes Os temas abrangem os conceitos de competência, de Liderança Inovadora e Situacional e Gestão de Equipes sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de competências. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. Gestão de Competências na Liderança. Instrumentos para Gestão de Equipes
Professores:

Edvard Ghirelli
Conselheiro, Coaching Executivo, Consultor e Professor
3. Parcerias Estratégicas
Essa disciplina é composta por dois temas: Desenvolvimento de Parcerias Internas e Externas e Gestão de Redes de Relacionamento Os temas abrangem os conceitos de desenvolvimento de parcerias estratégicas e estratégias de manutenção de redes, pessoais e profissionais, tendo em vista seus drives de motivação e a sua construção da influência. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Aplicar conceitos de PE na realidade interna da organização, independentemente da área em que atue. Reposicionar suas relações com relação às áreas parceiras. Soft skils essenciais do PE Credibilidade e Confiança x Mudança Paradigma Estratégias para a Atuação como Parceiro do Negócio Identificar e entender os objetivos, pressões, forças, fraquezas e estilo de trabalho na linha de reporte superior; Comunicar-se no estilo da linha de reporte superior (defensores & decisores); Atuar nas cerimônias e rituais de participação e patrocínio; Desenvolver credibilidade e boas relações de trabalho.
Professores:

Helena Talita Dante Cordeiro
Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae
4. Impactos da Tecnologia na Atuação do Líder
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar relações, classificações e agrupamentos que permitem a construção de insights para solução de problemas de gestão pessoas. Assim, a disciplina apresenta e discute sobre a , inteligência artificial na gestão de pessoas método, os principais componentes de um RH mais tecnológico, papel dos agentes envolvidos, desafios e prática do People Analytics nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : O que é o People Analytics?; Inteligência artificial na gestão de pessoas; Agentes envolvidos no People Analytics e responsabilidades; People Analytics nas organizações: níveis de maturidade e benefícios esperados; Insights e casos de sucesso nas organizações; Desafios para o People Analytics e Inteligência artificial em recursos humanos ; Procedimento metodológico do People Analytics;
Professores:

André Luiz Fischer
Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.
5. Influência e Comunicação I
Esta disciplina oferece a condição dos participantes aprimorarem sua forma de expressão oral e escrita e no relacionamento interpessoal.
Professores:

Ilíada de Castro
Sócia-fundadora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial. É mestre e doutora pela Escola de Comunicações e Artes-USP.
de R$ 11.541,10
R$ 5.065,39
Faça agora sua matrícula e aproveite condições especiais

Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."

Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."

Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."

Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."

Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."

Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."

Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."