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Confira as condições de pagamentoDas startups às grandes multinacionais, todos estão atrás da Inovação:
O mundo está cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), por isso, a inovação e a capacidade de se adaptar têm sido tão buscada pelas empresas. Se por um lado, as grandes multinacionais precisam de estratégias que as tornem mais dinâmicas às mudanças. Por outro, cada vez mais surgem novos empresas, alguns unicórnios avaliadas em bilhões de dólares, precisando de um plano de negócio para sobreviverem aos primeiros anos. Logo, profissionais com o mindset e as ferramentas necessárias para conduzir as inovações e transformações nessas empresas, estão tão requisitados nesse momento.
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Empreendedorismo e resultados
1. Liderança empreendedora
Atuar como líderes empreendedores, com a transformação de sua forma de pensar e agir, a partir da compreensão do impacto das mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas com os novos desafios no ambiente de trabalho. • Ampliar a compreensão sobre os principais traços culturais organizacionais que favorecem o estabelecimento de um ambiente inovador e como as características das empresas chamadas exponenciais se correlacionam com o empreendedorismo.
Professores:
Malena Moscardini Assunção Martelli
Sócia Fundadora da Genuine Group.
Fabiola Sarubbi
Doutora em Administração Geral pela Universidade de São Paulo - USP/FEA.
2. Modelagem e Plano de Negócios: criando e desenvolvendo novos negócios vencedores
Objetivos de aprendizagem: Após o curso, o participante será capaz de: • Ampliar sua visão sobre as oportunidades de mercado, considerando as tendências globais de um mundo em constante transformação • Estruturar e avaliar os elementos-chave para criar uma proposta de um negócio que tenha e gere valor • Desenvolver a capacidade de convencer as pessoas sobre o valor de suas ideias de negócio
Professores:
Renato Machado Costa
Consultor nas áreas de Empreendedorismo, modelos de negócios e inovçaão. Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP
Gustavo Di Risio Araujo
Conselheiro consultivo em tecnologia, empreendedor e mentor com atuação em startups de tecnologia e de educação empreendedora
3. Gestão financeira e estratégias para impulsionar carreiras e negócios
• Tomar decisões de maneira adequada a partir de informações quantitativas. • Desenvolver os instrumentos básicos e as ferramentas necessárias de finanças, contabilidade e estatística • Compreender as ideias centrais das métricas que impactam os negócios e saber como utilizá-las para tomar decisões fundamentadas.
Professores:
Leandro José Morilhas
Leandro José Morilhas atua no mercado da educação há 20 anos.
4. Customer centricity: Estratégias de marketing para inovar com foco no cliente
Objetivos de aprendizagem: Após o curso, o participante será capaz de: • Monitorar e controlar de forma eficaz o relacionamento e as demandas dos clientes. • Desenvolver uma visão integrada de negócios aliada a ferramentas e técnicas do estado da arte do marketing estratégico, para extrair todo o potencial do negócio, seja ele uma iniciativa própria ou dentro de uma grande organização.
Professores:
Felipe Zacharias
Manager na Rio Verde Investimentos e Sócio Fundador da FZ3. Além disso, professor e mestre em Gestão de Negócio pela FIA.
Isis Koelle
Mestre em Administração pela FIA e graduada em Ciências Econômicas pela Unicamp
Andrea Greca Krueger
Jornalista, professora e pesquisadora.
5. Soft-skills: técnicas de apresentação, comunicação e negociação
Após o curso, o participante será capaz de: • Fazer apresentações de forma mais natural, utilizando-se da linguagem verbal e não verbal. • Comunicar-se melhor por escrito fazendo bom uso da pontuação e selecionando as palavras mais precisas e objetivas, incluindo e-mails mais sucintos e diretos para diferentes receptores • Satisfazer seus clientes internos e externos por meio de técnicas poderosas de atendimento • Realizar negociações mais bem sucedidas e acelerar seu crescimento profissional • Montar apresentações em PowerPoint (PPT) eficientes para reuniões e workshops no dia a dia corrido do mundo dos negócios
Professores:
Ilíada de Castro
Sócia-fundadora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial. É mestre e doutora pela Escola de Comunicações e Artes-USP.
Felipe Zacharias
Manager na Rio Verde Investimentos e Sócio Fundador da FZ3. Além disso, professor e mestre em Gestão de Negócio pela FIA.
2. Gestão e liderança
1. Comportamento humano, cultura e mudança em tempos turbulentos
Objetivos de aprendizagem: Após o curso, o participante será capaz de: • compreender e analisar os vários aspectos do comportamento humano relacionados à dinâmica organizacional. • Desenvolver uma percepção ampla sobre os fundamentos culturais, simbólicos e políticos da vida organizacional de modo a tornar mais evidentes as relações e os efeitos que tais aspectos têm sobre a gestão de processos de inovação e mudança. • Dominar os fundamentos do comportamento individual e grupal, permitindo conhecer os fatores comportamentais de interação entre indivíduos e organização e os seus mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento.
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
Luiz Stevanato
Proprietário da S2A Consultoria e Pesquisa Ltda.
2. O impacto dos cenários macroeconômicos na gestão estratégica
Objetivos de aprendizagem: Após o curso, o participante será capaz de: • Entender a estrutura da construção de cenários futuros, macro e microeconômicos; • Dominar os conceitos fundamentais da economia e suas aplicações a questões práticas, especialmente em temas ligados aos negócios empresariais • Compreender a conjuntura econômica do país, do ambiente global e sua interpretação para tomada de decisões estratégicas • Compreender e analisar a importância das condicionantes do ambiente para a estratégia das organizações • Avaliar o ambiente econômico para oportunidades de empreendedorismo e inovação em negócios. • Desenvolver o pensamento estratégico de avaliação de cenários, posicionamento e segmentação de mercado, estrutura organizacional e venda de valor; • Aplicar e implementar estratégias de negócios inovadores em busca da competitividade.
Professores:
Carlos Honorato Teixeira
Carlos Honorato Teixeira é professor da Fundação Instituto de Administração, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA com extensão em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (EUA), Lyon (França) e Lingnan (China).
3. Ética e governança em empresas na nova economia
• Dominar os fundamentos para dirigir e controlar uma organização ou equipes. • Delimitar o escopo da Ética aplicada aos negócios e compreender os conceitos fundamentais que permitam verificar o impacto dos fenômenos morais sobre sua vida profissional e sobre as empresas nas quais trabalham. • Compreender temas importantes para que a organização possa atuar em conformidade com o conjunto de regras que estabelece para si próprias (Governança) e de acordo com a legislação.
Professores:
Marco Antonio da Costa Sabino
Conselheiro da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL).
Robert Srour
Duas vezes presidente de companhias de economia mista e duas vezes Secretário Adjunto de Estado. Presidiu Conselhos de Administração e foi membro do Conselho Estadual de Educação.
4. Gestão de Projetos de Inovação e Desenvolvimento de Produtos de alto impacto
Utilizar a gestão de projetos como um instrumento de mudanças, compreendendo tanto a abordagem tradicional quanto a ágil, bem como o gerenciamento de projetos híbrido. • Compreender a geração, o fornecimento e a captação de valor em produtos de alto impacto.
Professores:
Rodrigo de Marco Pinheiro Sêga
Consultor de gerenciamento de projetos e sustentabilidade. Especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela FAU/USP.
Marcelo Guimarães
Co-Fundador e ex CEO da Startup Sábia Experience. Empreendedor, Inovador e co-autor de várias Patentes de Produtos Tecnológicos.
5. Startups, Ecossistemas de inovação e Open Innovation
Desenvolver a capacidade de ser protagonistas da mudança em um mundo em transformação • Compreender as relações entre a inovação aberta e a gestão de ecossistemas de inovação • Aprimorar sua capacidade de se reconectar e trabalhar em colaboração
Professores:
Leonardo Garnica
Manager na Embraer em Inovação, Master em Engenharia Industrial e extensão em Inovação por Oxford.
Bruno Rondani
Fundador e CEO da 100 Open Startups
3. Inovação e Tecnologia
1. Estratégias Digitais para inovação e competitividade
Objetivos de aprendizagem: Após o curso, o participante será capaz de: • Desenvolver uma análise crítica da inovação e compreender o quanto a inovação é necessária para as organizações. • Compreender e aplicar os conceitos, frameworks e ferramentas na gestão da cibersegurança • Aplicar frameworks e ferramentas para gestão do risco da TI e dos negócios digitais.
Professores:
Bjorn Werner
Experiência executiva foi construída em diversos setores: produtos químicos (Rhodia), têxtil (Rhodia), agronegócio (Rhodia), telecomunicações (Nextel) e serviços de TI (IG).
Nivaldo Tadeu Marcusso
CIO na Fundação Bradesco por mais de 17 anos, há mais de 18 anos lidera e gerencia projetos de inovação, operação de TIC, BPM, PPM.
2. Sustentabilidade: a nova fronteira da inovação
Objetivos de aprendizagem: Após o curso, o participante será capaz de: • Compreender e analisar os principais aspectos da crise planetária, em especial as mudanças climáticas e a gestão de resíduos sólidos urbanos, e suas implicações para o desenvolvimento sustentável. • Dominar os fundamentos da gestão e estratégias corporativas orientadas para a sustentabilidade, com enfoque na inovação e especial ênfase ao conceito de economia circular. • Refletir sobre os riscos e oportunidades de negócios baseados em estratégias de inovação sustentável, baseadas nos princípios da economia circular e de baixo carbono. • Desenvolver a capacidade dos participantes na utilização dos conceitos e ferramentas apresentados para sua aplicação prática em organizações.
Professores:
Vanessa Pinsky
Doutora em Administração pela FEA/USP e pesquisadora na University of California San Diego, atua como coordenadora adjunta do Programa PROGESA-FIA.
Flavio Ribeiro
Gerente da CETESB- Cia. Ambiental do Estado de São Paulo.
3. Gestão estratégica da inovação: Competitividade e geração sustentável de valor
Objetivos de aprendizagem: Após o curso, o participante será capaz de: • Compreender a inovação como mudança de paradigma em prol de uma geração sustentável de valor • Desenvolver sua capacidade como agente da inovação • Avaliar o impacto e medir a efetividade de processos de inovação
Professores:
Cesar Akira Yokomizo
Consultor e Palestrante Premium em Criatividade, Inovação e Estratégia. Doutor em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela FEA-USP.
Luís Fernando Guedes
Doutor em Administração pela FEA/USP, trabalhou na Google, Telefônica e Embratel.
4. Pensamento Sistêmico e Criatividade na Inovação
• Gerenciar as mudanças de forma eficaz • Compreender como funciona o processo criativo e potencializar a criatividade individual para uso em processos de inovação • Compreender a complexidade e incluí-la na lógica das decisões • Incorporar as ferramentas do Pensamento Sistêmico a suas formas de pensar
Professores:
Marcos Telles
Consultor - Professor - Especialista em Gestão da Complexidade e Pensamento Sistêmico.
Isak Kruglianskas
Doutor e mestre em Administração pela FEA/USP. Isak é professor visitante na Bentley School e Youngstown State University, nos Estados Unidos.
5. Transformação digital: inovações disruptivas, inteligência artificial e estratégias tecnológicas
Objetivos de aprendizagem: Após o curso, o participante será capaz de: • Identificar os principais impactos das novas tecnologias nas estratégias corporativas e no desempenho organizacional • Conhecer as principais tecnologias disruptivas e suas aplicações nos negócios. • Aplicar suas ideias em um protótipo de aplicativo.
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
6. Trabalho Prático Final
Em breve.
Professores:
Fernando Nascimento
Coordenador pedagógico, Professor Sebrae e FIA, tendo passagem por grandes empresas. Doutor em Administração pela FEA-USP.
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Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
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Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."