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Destaque-se junto a uma das áreas de maior protagonismo do mercado, abraçando a carreira de líder digital com visão estratégica dos negócios e competências para garantir a competitividade e sustentação dos negócios do mundo digital. Torne-se especialista em gerir riscos tecnológicos e liderar a inovação tecnológica e a transformação digital, contribuindo para a longevidade de empresas e projetos.
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Transformação Digital e Agilidade em Negócios
1. Gestão de Projetos, Agilidade e Avaliação de Performance em Negócios Digitaisétric
Com origem no ambiente da TI, as metodologias ágeis enfatizam projetos mais simples, com ciclos de projeto mais curtos, colaboração mais eficiente entre os membros da equipe, participação e engajamento maior dos membros da equipe e tomada de decisões mais rápidas. Essa tendência é amplamente conhecida como gerenciamento de projeto ágil e inclui algumas metodologias relacionadas, como Scrum, Cristal, Kanban, Programação Extrema, Processo Unificado e muitas outras. Ainda no contexto de gestão ágil, os alunos conhecerão como as métricas podem ajudar a analisar a saúde do seu processo de construção, fornecendo dados históricos reais a partir dos quais será possível projetar cenários para as entregas, tendo uma perspectiva realística sobre o desenvolvimento e o atendimento de demandas. Nesta disciplina o aluno conhecerá as várias metodologias e compreender como elas são fundamentais para a transformação digital dos negócios.
Professores:
Alexandre Ferraz
Senior Agile Coach Scaled Agile e Mestre em Engenharia pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas e graduado em Ciência da Computação.
Raphael Donaire Albino
Diretor de Operações da Plataformatec, Escritor, Mestre e Doutor pela FEA-USP. E SCRUM Master pela Scrum Alliance e Agile Certified pelo PMI.
2. Gestão de Negócios e Estratégia para Transformação Digital
A disciplina propõe-se a apresentar e estimular no aluno a discussão sobre o processo de inovação tecnológica nas empresas e sua importância para a sobrevivência do negócio. O conceito de Inovação Aberta ganha destaque no contexto da transformação digital, uma vez que permite as organizações obter uma maior agilidade e efetividade em incentivar, adotar e potencializar inovações que tragam retorno ao negócio. São apresentados abordagens, conceitos e técnicas relacionadas com a administração da inovação tecnológica e qual é o futuro da inovação nas empresas digitais. Dentre as inovações tecnológicas que viabilizam o surgimento de negócios exponenciais destacam-se as plataformas digitais e a estratégia dos modelos de negócios de plataformas. Estes negócios possuem como característica reunir de um lado grupos de usuários e de outros grupos de negócios que ofertam produtos e serviços. As plataformas fornecem infraestrutura e regras que facilitam de diversas formas as transações entre os dois grupos. Quando bem-sucedidas, essas plataformas catalisam um ciclo virtuoso: mais demanda de um grupo de usuários estimula mais oferta do outro grupo. O aluno conhecerá os conceitos, estratégias e desafios relacionados a modelos de negócios de plataformas digitais.
Professores:
Italo Flammia
Consultor em Inovação e Digital, foi Diretor de Inovação e Digital da Porto Seguro, responsável pela criação da Oxigênio Aceleradora de Startups.
3. Infraestrutura e Operações Ágeis de TI para Transformação Digital
A disciplina conceitua as estratégias de gestão operacional da TI na organização e os impactos da Transformação Digital para esse processo. Discute a adoção destas estratégias e apresenta modelos de referência para o seu desenvolvimento e avaliação. O foco é a gestão da operação de TI na empresa envolvendo a organização da função, a gestão dos seus recursos humanos e o relacionamento interno com outras funções da empresa. Também é foco a gestão dos recursos de infraestrutura e dos serviços, desenvolvidos ou contratados, com particular atenção para a terceirização de TI e a gestão de “Resources” as a Services (PaaS, IaaS, Saas), em especial a infraestrutura de Cloud Computing e a gestão de operações integradas ao desenvolvimento (DevOps). O objetivo é promover a aquisição de habilidades de gestão operacional da TI em contextos organizacionais de empresas exponenciais.
Professores:
Marcello Zillo
Líder de Segurança na AWS para a América Latina, Autor e Professor de Cloud- Adoption e Cloud-Security nos cursos MBA e Pós-graduação da FIA
Marcelo Koji
Executivo de tecnologia e negócios digitais
2. O Cliente Digital
1. Experiência do Cliente e Modelos de Negócios Digitais
A disciplina tem como foco a capacitação para a criação e planejamento de produtos e serviços digitais com foco na experiência e no comportamento do cliente. O conteúdo apresenta conceitos para que se desenvolva no aluno competências necessárias para compreender o ciclo de vida de produtos e serviços digitais, as etapas para a criação, prototipagem e o desenvolvimento com foco no usuário e a comunicação com o cliente. Entre estes conceitos estão a elaboração e estudo dos modelos de negócios (MN). A disciplina trás o estudo dos conceitos, arquiteturas e métodos de modelagem de negócios, e sua aplicação para análise do MN atual; desenho de novos MNs; e para inovação de MNs, particularmente no contexto da economia digital.
Professores:
Alvaro Gregorio
Consultor de Inovação em Governo e atualmente é responsável pela Coordenadoria Corporativa de Inovação – NIT, do Metrô SP
Renato Machado Costa
Consultor nas áreas de Empreendedorismo, modelos de negócios e inovçaão. Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP
2. Gestão do Relacionamento e Sucesso do Cliente
A disciplina discute as características e mudanças no perfil e no comportamento do consumidor da Sociedade 5.0. Quais são as novas estratégias que as empresas estão adotando para alcançar e conquistar esse novo consumidor? O objetivo é mergulhar no debate do consumidor do presente e do futuro, compreender o que ele valoriza, o que ele busca e principalmente, que tipo de produto ou serviço ele está disposto a adquirir ou contratar. A compreensão desse novo consumidor é base para a definição das estratégias que serão adotadas para o relacionamento com o consumidor. Nos modelos de negócios digitais a compra significa o início do relacionamento entre cliente e empresa. A construção de marcas fortes e o sucesso dos negócios da empresa depende diretamente de como esse relacionamento é gerido. Em razão disso, a disciplina discute os conceitos e práticas que possibilitam a empresa acompanhar o sucesso do cliente, ou Customer Success. Entender e aprofundar o relacionamento com clientes, entender e gerenciar objetivos de negócio, estabelecer o relacionamento entre soluções de tecnologia e negócios, executar análises de mercado e de dados para gerar oportunidades de negócio, criar e manter soluções de tecnologia e modelos de negócio com receita recorrente, são atribuições chaves no papel de gestão do sucesso do cliente.
Professores:
Carlos Alves
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia de Software e engenheiro elétrico pela Poli-USP, e Gerente de Produto na TSIA
Rafael Caetano
Diretor de Marketing e Canais da Icatu. Foi Executivo de Marketing, CRM, Canais Digitais e Vendas Online da Porto Seguro.
3. Trabalho de Conclusão de Curso
No modelo “Relato Técnico” o aluno descreverá como o conteúdo apresentado pelo curso e as competências desenvolvidas pelo aluno foram aplicadas em seu ambiente profissional e quais os resultados obtidos para o negócio. No modelo “Plano de Negócio” o aluno deverá desenvolver e apresentar, no formato de um Pitch, o lançamento de um produto ou serviço digital. No modelo “Resolução de um Case” o aluno receberá um caso prático, escolhido pela coordenação do curso, e deverá desenvolver sua solução com os conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso. i. O TCC será composto de 3 etapas: Preparação, ii. Desenvolvimento e Orientação, e iii. Apresentação e Entrega Final.
Professores:
3. Gestão Empresarial e Estratégica de Negócios
1. Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Operações em Negócios
Inovação, globalização e digitalização dos negócios estão transformando todos os setores. Esta disciplina se concentra na criação de novos negócios, na exploração de novos mercados e no alcance da eficácia organizacional por meio da inovação, do empreendedorismo e da adoção de recursos e estratégias digitais. Estudar os temas que fazem parte dessa disciplina possibilitará ao aluno refletir e analisar situações que envolvem a gestão da inovação nas empresas, o empreendedorismo no mundo dos negócios digitais e a gestão de operações em negócios.
Professores:
2. Analytics, Tomada de Decisão e Negociação em Negócios
A disciplina apresenta os métodos quantitativos usados para analisar dados e tomar melhores decisões de gestão de negócios. O conteúdo é focado para a compreensão de conceitos-chave, aprimoramento da tomada de decisão e conhecer as possibilidades de aplicação dos conceitos em problemas reais de negócios. A disciplina apresenta também conceitos para que o aluno desenvolva habilidades de negociação em situações adversas, com objetivo de fechar bons negócios, maximizar o valor dos acordos alcançados e resolver as divergências antes que se transformem em conflitos maiores e custosos à organização.
Professores:
Nicolau Reinhard
Doutor em Administração pela FEA/USP e pesquisador em Gestão de Tecnologia de Informação.
3. Economia e Estratégia em Negócios
A disciplina apresenta a evolução dos conceitos de gestão de organizações e dos modelos de planejamento e de gestão estratégica. O objetivo é aprofundar o domínio sobre a análise do ambiente competitivo para a composição de estratégias robustas para a organização. Em paralelo são discutidas as diversas alternativas de estrutura para a organização, comparando as vantagens e desvantagens de cada configuração e seus possíveis impactos no desempenho. A disciplina apresenta ainda o instrumental de análise econômica para avaliar os impactos de alterações de política econômica na tomada de decisões nas empresas. Também mostra as principais noções de microeconomia envolvendo os fatores determinantes da oferta e da demanda de bens e serviços e as estruturas de mercado. O objetivo é permitir uma avaliação mais aprimorada da formação de preços e funcionamento dos vários setores da atividade econômica.
Professores:
Carlos Honorato Teixeira
Carlos Honorato Teixeira é professor da Fundação Instituto de Administração, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA com extensão em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (EUA), Lyon (França) e Lingnan (China).
4. Finanças Corporativas e Contabilidade Gerencial
A disciplina apresenta o conhecimento fundamental sobre o fluxo de valor na organização e sobre o embasamento das decisões estratégicas, táticas e operacionais de investimento e de financiamento. A questão central é a saúde financeira da organização e que é analisada sob diferentes dimensões, incluindo risco, retorno e valor. Os tópicos abordados são fundamentais para que o executivo reúna condições de planejar e controlar suas ações, de modo a manter a instituição eficiente e competitiva. O aluno deverá também compreender a utilidade da Contabilidade como instrumento de gestão e ser capaz de identificar a situação econômico-financeira e patrimonial de uma organização; deverá também aprender a relação da Contabilidade de Custos com os conteúdos dos demais temas da disciplina Gestão Contábil e Financeira e aprender o uso de métodos e ferramentas da Contabilidade de Custos para fins gerenciais.
Professores:
Nicolau Reinhard
Doutor em Administração pela FEA/USP e pesquisador em Gestão de Tecnologia de Informação.
5. Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
A disciplina apresentada uma visão estratégica da liderança e do papel do líder no engajamento das equipes em um cenário de economia digital e hiperconectividade. Evidencia-se cada vez mais que a liderança e o engajamento das pessoas na empresa exponencial e nos negócios digitais precisam estar articuladas com a estratégia organizacional e com os diferentes modelos de gestão. É essencial a compreensão dos estilos de atuação e das personalidades individuais para uma efetiva gestão das competências e características individuais alinhados a um ambiente de constantes mudanças. Apresenta também a gestão estratégica de pessoas na empresa moderna articulada com a estratégia organizacional e com os diferentes modelos de gestão. É essencial a compreensão da lógica da valorização das pessoas consolidada por meio de uma efetiva gestão da remuneração, na construção da carreira e no desenvolvimento profissional. O argumento é que no ambiente competitivo em que vivemos a questão da carreira e desenvolvimento se tornou um dos principais aspectos na atração e retenção de pessoas, além de constituir questão chave na competitividade profissional do aluno.
Professores:
Gilberto Guimarães
Professor e Escritor, com ampla experiência em negócios, tendo sido CEO da Paramount. Doutor pela USP, e colunista do Valor Econômico.
6. Compliance, Gestão de Riscos e Sustentabilidade em NegóciosAplicação de técnicas de estimação de perdas máximas esperadas para a gestão de carteiras de investimento e carteiras de crédito de instituições financeiras.
A disciplina apresenta os conceitos e práticas essenciais aos quais líderes e executivos devem garantir aderência quando responsáveis por programas de gestão de riscos da organização. São apresentados também conceitos de ética corporativa, prevenção a fraudes e práticas de conformidade empresarial. A disciplina encerra-se com a discussão de conceitos de sustentabilidade em negócios, estimulando nos participantes a discussão sobre o papel das lideranças no desenvolvimento de estratégias em sustentabilidade para empresas com objetivo de a empresa ser ator chave na transformação e construção da realidade socioambiental de forma sustentável e responsável ao desenvolver seus negócios.
Professores:
Edson Ricardo Barbero
Professor e Consultor. Doutor em Administração pela FEA/USP. Desenvolveu projetos para Samsung, Microsoft, Intel, LG, Dell, Google, entre outras.
Vanessa Pinsky
Doutora em Administração pela FEA/USP e pesquisadora na University of California San Diego, atua como coordenadora adjunta do Programa PROGESA-FIA.
7. Gestão de Marketing, Comunicação e Vendas
A disciplina permitirá que o aluno estude os conceitos fundamentais de Marketing com atenção aos sistemas de informações como instrumentos do processo de gestão de Marketing; entenda as dimensões de Marketing estratégico e operacional, analisando o mix de Marketing e compreendendo um processo de pesquisa de Marketing e um sistema de informações de Marketing de modo a ser capaz de identificar características do cliente e mercado relevantes para a tomada de decisão de negócios.
Professores:
Roberto Alonso
Diretor na RADIC Marketing, Professor, Consultor na FIA, e Membro do Conselho e Colunista do Observatório do Terceiro Setor.
Humberto Guimarães Neto
Gerente Geral da Imagecomm Interactive
4. Tecnologias Exponenciais e Disruptivas
1. Inteligência Artificial, Big Data e uso de dados na geração de valor
Há um crescimento exponencial na adoção de tecnologias de big data em todas as esferas da vida. As organizações estão coletando, armazenando e analisando grandes quantidades de dados. Essa coleção crescente de dados é chamados de "big data", devido ao seu grande volume, à velocidade com que são coletados e transmitidos, à variedade de formas adotadas e à veracidade de sua origem e conteúdo. Para capitalizar as oportunidades apresentadas pelo big data, as empresas estão implantando tecnologias, pessoas e processos para, não apenas coletar e armazenar, mas fundamentalmente analisar os dados e obter informações e resultados que possam ser utilizados pelos tomadores de decisão e pelos processos organizacionais para gerar valor. Nesta disciplina serão discutidas as tecnologias e práticas adotadas pelas organizações com objetivo de garantir-lhes um diferencial estratégico ao gerar, obter e utilizar grandes volumes de dados.
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
Adriano Carezzato
Bacharel em Engenharia Civil/Ambiental pela USP, mestrado em Gestão da Competitividade em Tecnologia da Informação pela FGV.
2. Tecnologias Disruptivas e Temas Emergentes
Tecnologias emergentes estão causando grandes transformações nos negócios e nas empresas, como em seus modelos de negócio, a organização do trabalho e equipes, além de afetarem setores como educação, saúde, cultura, lazer e finanças. O momento atual caminha para uma humanidade cada vez mais conectada, com novas profissões surgindo e antigas desaparecendo. Discutem-se, então, os impactos de tais tecnologias na economia, na sociedade, nas profissões do futuro e no próprio meio-ambiente em que vivemos. Dentre as tecnologias disruptivas a disciplina destaca o Blockchain. Serão apresentados conceitos que permitam ao aluno compreender e discutir com propriedade a arquitetura e as técnicas para o desenvolvimento de soluções em plataformas de tecnologia Blockchain. Propõe-se ainda a discussão sobre as organizações baseadas na lógica do Blockchain, modelos de governança autônoma, uso de criptomoedas, smart contracts, aplicativos descentralizados (DAPPs), modelos de negócios e oportunidades de inovação no mercado P2P.
Professores:
Arthur Miranda de Souza
Professor e Consultor de Tecnologias Blockchain, Engenheiro da Computação com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP.
Ricardo Brognoli
Ex-presidente da HPE
Hilda Raquel Guiaro
Hilda Raquel é Arquiteta de Transformação Digital, atuando para que líderes e equipes façam a a transiçao dos modelos mecânicos e pré estabelecidos da Era Industrial e utilizando novas tecnologias e as plataformas digitais.
3. Cibersegurança e Proteção Digital de Negócios
Esta disciplina introduz temas ligados à Segurança Cibernética e Segurança da Informação relevantes para as organizações e os negócios digitais. A disciplina cobrirá de maneira ampla tópicos de segurança cibernética, apresentando situações e questões relacionadas ao dia a dia das pessoas e das organizações, como por exemplo: privacidade, segurança e crimes digitais, princípios de segurança, engenharia social, tecnologias e procedimentos para proteção, casos de diversos setores na área de segurança digital. Apresentará ainda uma discussão sobre guerra cibernética e estruturas críticas no contexto de segurança cibernética.
Professores:
Alexandre Lima
Diretor de Cibersegurança, Privacidade e Infra. de TI na Yandeh. Mestre em Administração pela FGV-SP em Segurança da Informação Comportamental.
Caio Lima
Professor, escritor e sócio do Escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. Mestre em Direito Processual Civil PUC-SP.
Milena Forio
Superintendente Jurídica da B3 (Bolsa Brasil Balcão), advogada pela USP, com MBA em Direito e Negócios pela FGV.
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Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."