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A atuação dos gestores e líderes interfere drasticamente na produtividade e nos resultados de uma empresa. Nesta pós-graduação, você desenvolverá os atributos para se destacar no mundo corporativo, aplicando os fundamentos do empreendedorismo e da consultoria organizacional. Conhecerá as melhores práticas para o crescimento de negócios, criação de planos de marketing e de desenvolvimento profissional individual e de equipes. Ao fim do curso, também estará apto a analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento, bem como a saúde econômica e financeira de uma empresa
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Ecossistema da Empresa
1. Modelos de negócios e Planejamento Estratégico: definindo e organizando ações orientadas para resultados
O objetivo desta disciplina é compreender a aplicabilidade dos conceitos de cada escola da Administração nas corporações contemporâneas assim como entender as tendências na área; deverá identificar a existência da estratégia vigente em uma empresa e entender o processo estratégico de forma a promover a integração dos objetivos departamentais com os objetivos estratégicos e obter um melhor posicionamento para a empresa; e entender as questões fundamentais da execução, controle e encerramento de projetos e a relação do contexto organizacional.
Professores:
Marcos Roberto Morita
Consultor em empresas, palestrante e empreendedor. Mestre e especialista em Recursos Humanos e Desenvolvimento Empresarial.
2. Economia, Mercado, Empresas e Cenários
• Economia e Cenários são estudados os conceitos e os usos de Economia das Empresas e da Macroeconomia no contexto da economia nacional e internacional e nas organizações em geral. • Pretende-se aqui também, conduzir o aluno ao entendimento das técnicas de cenários econômicos e suas perspectivas na gestão estratégica das corporações.
Professores:
Em Breve
3. ESG - Environmental, Social & Governance
Entender os conceitos e definições sobre ética e moral; analisar a relação entre o comportamento ético individual e o comportamento profissional; interpretar dilemas éticos no dia a dia empresarial; entender a relação entre sustentabilidade e performances ambiental, social e econômica; interpretar a relação entre sustentabilidade e estratégia; entender o papel dos stakeholders.
Professores:
Em Breve
4. Economia circular e compartilhada
Para resolver grandes problemas como mudanças climáticas, resíduos e poluição, precisamos de uma grande ideia.É hora de repensar como projetamos, fabricamos e usamos as coisas de que precisamos, desde a comida que comemos até as roupas que vestimos.Juntos, podemos criar um futuro melhor para os negócios, a sociedade e o mundo natural.
Professores:
Em Breve
5. Big Data e Análise de Dados: o que o gestor deve saber
Reconhecer métodos estatísticos para análise de dados e elaboração de modelos; aplicar o emprego da estatística em situações econômicas e comerciais; entender a relação entre estatística e planejamento e processo de tomada de decisão de executivos em empresas; entender os princípios de big data aplicados a negócios.
Professores:
Em Breve
6. Dimensão jurídica da empresa - planejamento e gestão
Entender conceitos e técnicas que auxiliem a análise jurídica trabalhista; entender limites impostos por lei em relação a temas da Legislação Trabalhista.
Professores:
Luis Fernando Bassi
Advogado, sócio responsável pelas áreas do contencioso e consultivo cível e trabalhista do escritório Preto Advogados.
2. Ferramentas para gestão de pessoas
1. Carreira do gestor: Liderança e Engajamento e o Plano de desenvolvimento Profissional Individual
Compreender as características pessoais da liderança eficaz; identificar e comparar técnicas de engajamento de profissionais e equipes.Conhecer o papel e importância da liderança no contexto organizacional; compreender os principais conceitos sobre liderança, engajamento e suas aplicações.Compreender o papel do gestor como aquele que entrega resultados através da coordenação e facilitação das atividades de outros profissionais; entender a necessidade de líderes e gestores desenvolverem habilidades comportamentais para lidar com indivíduos e equipes; entender o papel da formação de vínculos funcionais com equipes; entender como estabelecer objetivos eficazes no contexto dos feedbacks e desenvolvimento de agendas de autodesenvolvimento para a equipe; e construir um plano individual de desenvolvimento.
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
2. Comunicação empresarial e negociação
Compreender a utilidade das técnicas e práticas de negociação como diferencial competitivo no ambiente econômico atual e como instrumento para obtenção de resultados corporativos e apender conceitos, técnicas e práticas de negociação. Entender e analisar a produção de textos administrativos com as qualidades exigidas para este tipo de linguagem; entender e aplicar técnicas de apresentação corporativa.
Professores:
José Ricardo Noronha
Vendedor, palestrante, professor de MBA, escritor, consultor e advogado
3. Mapeamento do comportamento humano e da cultura organizacional
Entender conceitos, ferramentas e técnicas relativos à gestão da mudança; entender as resistências e o reconhecimento da importância da mudança e da inovação no cenário empresarial; entender os cuidados no processo de implementação e os efeitos dos aspectos culturais da vida organizacional sobre a mudança.
Professores:
Armando Lourenzo Moreira Júnior
Doutor em Administração com ênfase em governança na empresa familiar pela FEA/USP.
4. Formas de Remuneração do Trabalho: Fixa e Variável
Compreender conceitos e modelos de remuneração e os motivos de utilização destes modelos; compreender políticas de remuneração em função das características das empresas e dos objetivos estratégicos.
Professores:
Em Breve
3. Ferramentas para gestão financeira
1. Avaliação Econômico-financeira de Investimentos: a matemática financeira na tomada de decisão
Compreender as principais operações de matemática financeira como ferramenta de estudos das Finanças Empresariais; interpretar os resultados e saber aplicar as técnicas de avaliação de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos.
Professores:
Em Breve
2. Interpretação de Demonstrações Financeiras: análise da saúde econômica e financeira da empresa
Nessa disciplina, o aluno deverá compreender e entender a utilidade da Contabilidade como instrumento de gestão e ser capaz de identificar a situação econômico-financeira e patrimonial de uma organização; deverá também aprender a relação da Contabilidade de Custos com os conteúdos dos demais temas da disciplina Gestão Contábil e Financeira e aprender o uso de métodos e ferramentas da Contabilidade de Custos para fins gerenciais.
Professores:
Simone Alves da Costa
Consultora na área de Controladoria, Planejamento Financeiro e Gestão de Custos. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP.
3. Gestão de custos e análise de preços: eficiência e competitividade
Compreender conceitos, ferramentas e técnicas de controle e análise de custos em indústrias, empresas comerciais, prestadoras de serviços e demais instituições; compreender métodos de custeio; entender as diferenças entre custos e despesas; compreender as decisões sobre preço, planejamento e controle financeiro e gestão da eficiência operacional.
Professores:
Simone Alves da Costa
Consultora na área de Controladoria, Planejamento Financeiro e Gestão de Custos. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP.
Em Breve
4. Caixa e Capital de Giro: planejando as entradas e saídas de recursos financeiros
Compreender conceitos e práticas que auxiliema interpretar e a utilizar as ferramentas de gestão do fluxo de caixa e gestão do capital de giro da empresa; entender como interferir na gestão docaixa e prever a necessidade decapital de giro a ser investido.
Professores:
Marcelo Praxedes
Professor mestre em Administração pela FEA-USP e Master in Management pela Universidade do Porto.
4. Ferramentas para gestão da produção e logística
1. Business Process Management
Professores:
Veridiana Rotondaro
PhD em Administração pela FEA-USP, doutora e mestre em Engenharia de Produção. Atuação nas áreas de Administração, Qualidade e Finanças.
2. Logística e Supply chain management: vantagens competitivas
Entender as principais decisões e técnicas associados à gestão da cadeia de suprimentos; entender e aplicar técnicas necessárias à resolução de problemas de projeto de rede logística e gestão de cadeias de suprimentos.
Professores:
Giovana Vieira dos Santos
Diretora de Negócios na Korplex, mestre em Administração e autora do livro “Ferramentas para obter sucesso no Comércio Eletrônico B2B”.
Em Breve
3. Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis
Compreender os fundamentos da Gestão por Projetos; entender a aplicação prática de conceitos e técnicas de criação e implantação de projetos; entender e analisar os esforços e recursos envolvidos na implementação de Projetos corporativos.
Professores:
Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
4. Tecnologia Disruptiva e Transformação Digital Aplicadas aos Negócios
Compreender os fundamentos da Tecnologia da Informação (TI), as principais soluções de Business Intelligence(BI) e os elementos-chave das tecnologias disruptivas como Inteligência Artificial e Internet das Coisas na Transformação Digital; entender as melhores práticas que contribuem para a entrega de valor ao cliente.
Professores:
Em Breve
5. Ferramentas para gestão de marketing
1. Experiências e necessidades dos clientes: bases para Segmentação e Posicionamento de Mercado
Compreender os conceitos centrais de marketing estratégico; interpretar os novos contextos de marketing; entender as orientações das empresas em relação ao mercado e o papel da administração de marketing.
Professores:
Em Breve
2. Composto de Marketing
Compreender estratégias e decisões na definição de políticas de preços, canais, produtos e comunicação; entender o processo de planejamento de marketing.Entender a gestão de portfólio de produtos; interpretar objetivos da precificação; classificar e explicar canais de distribuição em marketing; interpretar decisões de comunicações e estratégias; entender o processo de planejamento de marketing.
Professores:
Em Breve
3. Gestão de Vendas e Marketing: organização e otimização
Compreender o cenário atual de negócios sob a ótica de marketing e vendas; entender a economia da experiência e seu impacto na estratégia de marketing.Analisar a interação entre produto, serviço e atuação da força de vendas; compreender o fator “experiências memoráveis”; determinar padrões para customizar discursos e abordagens de vendas; determinar fatores que sejam valorizados pelos consumidores.
Professores:
Elber Mazaro
Mentor, consultor, palestrante e professor
4. Marketing Digital: promovendo seu produto no ambiente online
Compreender papel das novas mídias digitais como meio de comunicação; entender ações de marketing digital relacionadas às oportunidades de negócios das organizações; compreender ações para promover marcas em meio digital e nas mídias sociais.
Professores:
Roberto Alonso
Diretor na RADIC Marketing, Professor, Consultor na FIA, e Membro do Conselho e Colunista do Observatório do Terceiro Setor.
6. Oficina para aplicação integrada das ferramentas de Gestão
1. Empreendedorismo, Startup e Business Plan: Criatividade, Inovação, Oportunidade e Competitividade
1.Compreender conceitos e técnicas de empreendedorismo; entender e aplicar ferramentas de análise e decisão voltadas para a criação de empresas; entender e construir um Plano de Negócios 2.Conhecer modelos sobre gestão de inovação nas corporações; entender o processo de criação considerando os desafios de negócios contemporâneos.
Professores:
Cesar Akira Yokomizo
Consultor e Palestrante Premium em Criatividade, Inovação e Estratégia. Doutor em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela FEA-USP.
Em Breve
2. Trabalho de Conclusão de Curso
Produção de um projeto de aperfeiçoamento gerencial, consubstanciado em diagnóstico de situações reais ou potenciais e em compartilhamento de experiências entre os participantes. da equipe de trabalho.
Professores:
Almir Ferreira de Sousa
Vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil.
Em Breve
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Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."