Guia do curso

Nenhum termo encontrado
{{ item.tipo == 'pos' ? posLabel : mbaLabel }}
{{ item.values['1'] }}
{{ item.values['2'] }}
Nenhum resultado encontrado
{{ professorLabel }}
{{ listProfessors[index - 1].values['6'] }}
{{ listProfessors[index - 1].values['3'] }}
Nenhum professor encontrado
Nenhum termo encontrado
100% online
Reconhecimento MEC
de R$ 12.033,88
"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."
Tenha as competências técnicas e de especialista em projeto, arquitetura e engenharia de soluções de software no desenvolvimento e na implantação, alinhados com a agilidade e estratégia do negócio. Pós-graduação para profissionais de tecnologia ou negócios, com bom conhecimento em tecnologia e programação. O curso capacita a montagem de estruturas profissionais de arquitetura e engenharia de software.
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
As habilidades de comunicação são fundamentais para profissionais em todas as áreas porque permitem a troca de ideias e o alcance dos objetivos organizacionais. A capacidade de identificar um público, de desenvolver apresentações e documentos escritos claros e persuasivos e de lidar com as complexas interações que ocorrem no local de trabalho é uma competência essencial nos profissionais que participam de uma organização e que lideram equipes. A disciplina permite que os participantes desenvolvam a confiança necessária para envolver a audiência durante uma apresentação executiva. Oferece ferramentas que estimulam a interação, aprendizado e retenção das informações pelos participantes, além de uma imagem dinâmica e profissional, que auxiliam na superação de seus objetivos.
Professores:
Humberto Guimarães Neto
Gerente Geral da Imagecomm Interactive
A disciplina apresenta os métodos quantitativos usados para analisar dados e tomar melhores decisões de gestão de negócios. O conteúdo é focado para a compreensão dos conceitos-chave, aprimorar a tomada de decisão em negócios e conhecer as possibilidades de aplicação dos conceitos em problemas reais de negócios.
Professores:
Esta disciplina tem o objetivo de apresentar um conjunto de conceitos de gestão de negócios digitais que contribuirão para uma atuação dos alunos em negócios de tecnologia. O escopo dos tópicos inclui conceitos de Economia, Estratégia de Negócios, Liderança, Teoria Organizacional, Vendas e Marketing, Gestão de Produtos, Empreendedorismo, Ética e Governança.
Professores:
Raphael Donaire Albino
Diretor de Operações da Plataformatec, Escritor, Mestre e Doutor pela FEA-USP. E SCRUM Master pela Scrum Alliance e Agile Certified pelo PMI.
Os projetos bem-sucedidos de digitalização de negócios mantem a perspectiva tecnológica e a perspectiva administrativa alinhadas e apoiando-se mutuamente para o sucesso de iniciativas de transformação digital. Esta disciplina discute como a implantação da tecnologia de informação muda as interações e processos dentro das organizações, entre as organizações, dentro das indústrias e na sociedade.
Professores:
Com origem no ambiente da TI, essas metodologias enfatizam projetos mais simples, com ciclos de projeto mais curtos, colaboração mais eficiente entre os membros da equipe, participação e engajamento maior dos membros da equipe e tomada de decisões mais rápidas. Essa tendência é amplamente conhecida como gerenciamento de projeto ágil e inclui algumas metodologias relacionadas, como Scrum, Cristal, Kanban, Programação Extrema, Processo Unificado e muitas outras. Nesta disciplina o aluno conhecerá as várias metodologias e compreender como elas são fundamentais para a transformação digital dos negócios.
Professores:
Alexandre Ferraz
Senior Agile Coach Scaled Agile e Mestre em Engenharia pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas e graduado em Ciência da Computação.
Vários conceitos e técnicas de gestão e tecnologia permitiram o surgimento e disseminação prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis para o desenvolvimento contínuo e a liderança no fluxo de valor de TI. Nesta disciplina o aluno conhecerá como as organizações que adotam os princípios e práticas Lean podem melhorar significativamente a produtividade no desenvolvimento de softwares, o tempo de disponibilização de atualizações e novas funcionalidades, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, gerando um diferencial competitivo ao negócio.
Professores:
André Borges
Especialista em Cibersegurança, gestão de vulnerabilidades e gestão de identidade.
A disciplina propõe aos participantes ter uma visão dos conceitos e práticas utilizadas na gestão de projetos tradicional (preditivo), Ágil (adaptativo) e híbridos, no atual ambiente de negócios, com objetivo de discutir as melhores práticas para desenvolver projetos de softwares dentro do prazo, dentro do orçamento e dentro do escopo, na entrega do produto desejado pelo cliente e com real geração de valor. A elaboração de competências específicas voltadas para o entendimento de qual modelo adotar, também constituem ponto focal da disciplina.
Professores:
Adriano Neves
Executivo Sênior (Nível C) em Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos. Atuou como revisor do PMBOK 6a Edição (PMI 2017).
Esta disciplina trata da formação de equipes de tecnologia (tech squads), ancoradas nos pilares de agilidade, autogestão e foco no cliente. Seu conteúdo foi pensado para que os alunos possam compreender a relação entre contexto de negócios, processos de desenvolvimento de soluções de tecnologia, geração e gestão de conhecimento, cultura e estrutura organizacional com o objetivo de que os participantes assumam o protagonismo na formação e gestão de tech squads.
Professores:
Gilberto Guimarães
Professor e Escritor, com ampla experiência em negócios, tendo sido CEO da Paramount. Doutor pela USP, e colunista do Valor Econômico.
A disciplina apresentada uma visão estratégica da liderança e da gestão de pessoas no contexto dos negócios digitais e da sociedade hiperconectada. O sucesso para equipes de alto desempenho na empresa exponencial e nos negócios digitais é resultado de uma liderança e gestão de pessoas alinhadas com a estratégia organizacional e com os diferentes perfis e expectativas pessoais dos profissionais. A disciplina desenvolve também competências soft-skills fundamentais para o mercado de trabalho da nova década.
Professores:
Gilberto Guimarães
Professor e Escritor, com ampla experiência em negócios, tendo sido CEO da Paramount. Doutor pela USP, e colunista do Valor Econômico.
Esta disciplina tem o objetivo de apresentar um conjunto de conceitos de gestão de negócios digitais que contribuirão para uma atuação dos alunos em negócios de tecnologia. O escopo dos tópicos inclui conceitos de Economia, Estratégia de Negócios, Liderança, Teoria Organizacional, Vendas e Marketing, Gestão de Produtos, Empreendedorismo, Ética e Governança.
Professores:
Raphael Donaire Albino
Diretor de Operações da Plataformatec, Escritor, Mestre e Doutor pela FEA-USP. E SCRUM Master pela Scrum Alliance e Agile Certified pelo PMI.
Ferramentas no-code ou low-code vem ganhando notoriedade por exigir menor esforço de programação e permitir, ao mesmo tempo, flexibilidade, adaptabilidade e escalabilidade dos sistemas em função das operações empresariais. Muitas dessas ferramentas são orientadas a processos, ou seja, permitem que o workflow de processos de negócio sejam digitais e automatizados de maneira rápida e customizável. Nessa disciplina vamos rever conceitos de gestão por processos e aprender técnicas para modelagem de negócios usando notação BPMN e DMN com objetivo não apenas de representar os processos graficamente, mas de tornar a modelagem uma ferramenta para identificação de oportunidades para transformação e automação de processos. Ferramentas para controle e automação de processos (BPMS) permitem orquestração das atividades executadas por pessoas, bem como de atividades executadas por serviços e microserviços. A competência técnica e a filosofia da gestão por processos aprendidas nessa disciplina permitirão conhecer benefícios dessas ferramentas e obter melhor aproveitamento delas para customização, automação e integração de processos de negócios.
Professores:
Érica Siqueira
Doutora em administração e consultora na área de Sistemas de Informação
O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos uma base conceitual e princípios-chave em estruturas de dados, algoritmos e introduzir o pensamento algorítmico. Esta disciplina foi planejada para complementar a experiência que os alunos já podem ter com fundamentos formais, mas práticos em ciência da computação. Os alunos estarão mais bem equipados para entrevistas de emprego e serão engenheiros de software mais capacitados. Ainda no escopo desta disciplina, discute-se os padrões de projeto de softwares, práticas que orientam a construção de uma solução reutilizável para um problema recorrente. Em linguagens de programação orientadas a objetos, eles incluem padrões de criação para gerar novos objetos, padrões estruturais para organizar e restringir o acesso entre objetos e padrões de comportamento para gerenciar comunicações entre objetos. A disciplina apresentará padrões de projeto de software, quando aplicá-los, adaptação para contextos específicos, como combinar padrões de projeto, como tomar decisões envolvendo padrões de projeto no processo de desenvolvimento de software.
Professores:
Renan Campos de Oliveira
Engenheiro de Software, com atuação em empresas como Itaú Unibanco, Mercado Livre e Amazon Web Services - AWS
A engenharia de software e o projeto de sistemas requerem uma compreensão dos limites do problema e do domínio do produto, a fim de se projetar e desenvolver a solução adequada. Nesta disciplina serão apresentadas formas de se entender o problema o qual o software precisa solucionar, os vários fatores que restringem o limite e alcance da solução e as abordagens para decidir entre alternativas existentes, possíveis e viáveis.
Professores:
Esta disciplina aborda conceitos de garantia e controle da qualidade no desenvolvimento de softwares. São apresentadas ferramentas e técnicas para o controle da garantia de qualidade, e discutido quando essas ferramentas devem ser usadas, como avaliar seus resultados e quais garantias podem oferecer ao processo do desenvolvimento, incluindo técnicas de revisão de código, testes de software e análise estática.
Professores:
Jeniffer Deus
Diretora de operações da Sofist
Nesta disciplina discute-se como a experiência do usuário (UX) impacta no desenvolvimento do software e como ela pode influenciar no sucesso da solução construída. Questões como “quanto é intuitivo o uso do aplicativo?”, “qual a facilidade para encontrar informações e recursos?”, “quão agradável é para o usuário interagir com o aplicativo?” são perguntas que também devem estar no radar do Engenheiro de Software. A experiência que os usuários têm ao utilizar a aplicação possui impacto direto na satisfação e, portanto, no sucesso da solução.
Professores:
Paula Macedo
Líder em UX e gerente de design sênior do Nubank
Esta disciplina apresenta os conceitos e ferramentas de Inteligência Artificial Generativa e suas aplicações práticas no desenvolvimento de software. Os participantes serão apresentados a aplicações de métodos de IA que podem impactar em diversos componentes do ciclo de vida de desenvolvimento de software. Espera-se que os alunos adquiram conhecimentos que os capacitem a utilizar ferramentas de IA generativa, como ChatGPT e GitHub Copilot, para tarefas como criação de programas, depuração, testes e documentação. Ao final, os alunos terão o conhecimento necessário para usar de forma eficiente a IA generativa, otimizar procedimentos de desenvolvimento e estimular a inovação em metodologias de desenvolvimento de software.
Professores:
Os sistemas de computação atualmente nascem, em sua quase que totalidade, hospedados na nuvem, nascendo assim como sistemas distribuídos. Para construir e implantar adequadamente esses sistemas, os desenvolvedores devem saber não apenas sobre as ferramentas de desenvolvimento, como ferramentas de gerenciamento de contêineres, mas também sobre a estrutura da nuvem - em particular como ela utiliza máquinas virtuais, contêineres e redes e seus mecanismos de segurança durante o desenvolvimento e durante a operação do sistema.
Professores:
Sílvio Nunes Júnior
Líder de Arquitetura na AWS, com mais de 20 anos de experiência em soluções de nuvem e transformação
Vários conceitos e técnicas de gestão e tecnologia permitiram o surgimento e disseminação prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis para o desenvolvimento contínuo e a liderança no fluxo de valor de TI. Nesta disciplina o aluno conhecerá como as organizações que adotam os princípios e práticas Lean podem melhorar significativamente a produtividade no desenvolvimento de softwares, o tempo de disponibilização de atualizações e novas funcionalidades, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, gerando um diferencial competitivo ao negócio.
Professores:
André Borges
Especialista em Cibersegurança, gestão de vulnerabilidades e gestão de identidade.
A disciplina apresenta os conceitos de projeto de interface do programação de aplicações (API) e propõe a reflexão sobre o projeto de estruturas e bibliotecas para resolver problemas comuns. As APIs servem como forma de viabilizar a interações entre máquinas e também para orientar o uso correto de componentes de software, definir responsabilidades de componentes e ainda como protocolos de comunicação entre sistemas.
Professores:
Rafael Lachi
Consultor especialista em segurança
Weber Ress
Security Lead em Cloud Security na IBM. Executivo de Vendas nas Áreas de Cloud e Cybersecurity, trabalhando com 38463124939 Internacional.
A disciplina tem como objetivo ensinar a projetar, compreender e avaliar sistemas de software em nível arquitetônico de abstração. Tais competências envolvem a compreensão da função técnica, organizacional e comercial da arquitetura de software na engenharia de software, os motivos arquitetônicos influenciam a escolha de projetos arquitetônicos e será capaz de identificar e definir os principais motivadores para sistemas de software realistas.
Professores:
Adriano Carezzato
Bacharel em Engenharia Civil/Ambiental pela USP, mestrado em Gestão da Competitividade em Tecnologia da Informação pela FGV.
A Engenharia de Inteligência Artificial é o processo de combinar princípios de engenharia de sistemas, engenharia de software, ciência da computação e design centrado no ser humano para criar sistemas inteligentes que podem completar determinadas tarefas ou atingir determinados objetivos. A engenharia de IA trabalha com grandes volumes de dados para criar máquinas inteligentes e algoritmos sofisticados que ajudam empresas em todos os setores, incluindo bancos, transportes, saúde e entretenimento. A IA é a tecnologia disruptiva por trás de assistentes virtuais, serviços de streaming, direção automatizada e diagnósticos críticos em centros médicos e a engenharia de IA é responsável por construir modelos de IA usando algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning) e redes neurais profundas (Deep Neural Networks) para obter insights para os negócios.
Professores:
Adriano Carezzato
Bacharel em Engenharia Civil/Ambiental pela USP, mestrado em Gestão da Competitividade em Tecnologia da Informação pela FGV.
Conhecer a arquitetura de geração, armazenamento e distribuição dos dados, garantindo que a organização adote políticas e processos alinhados com as legislações de proteção de dados e da garantia de privacidade do titular dos dados. Atuar como responsável pela comunicação com os titulares de dados e com a autoridade governamental de proteção de dados, além de orientar funcionários e empresas terceirizadas a respeito das práticas exigidas para a proteção de dados pessoais.
Professores:
Samara Schuch
Advogada e consultora nas áreas de Direito e Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
A disciplina discute a importância da proteção de dados pessoais e da privacidade em uma nova era da sociedade. Legislações demandam agora o uso ético e seguro de dados. Para isso é necessário compreender os benefícios e impactos que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, a GDPR (General Data Protection Regulation) na Europa e demais regulações e legislações causam para os negócios e as empresas no cenário brasileiro e mundial. Avaliar os fundamentos, princípios gerais e conceitos legais da legislação, construindo bases conceituais para a implementação de um plano de adequação jurídica da empresa à legislação.
Professores:
Caio Lima
Professor, escritor e sócio do Escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. Mestre em Direito Processual Civil PUC-SP.
Esta disciplina introduz temas ligados à Segurança Cibernética e Segurança da Informação relevantes para as organizações e os negócios digitais. A disciplina cobrirá de maneira ampla tópicos de segurança cibernética, apresentando situações e questões relacionadas ao dia a dia das pessoas e das organizações, como por exemplo: privacidade, segurança e crimes digitais, princípios de segurança, engenharia social, tecnologias e procedimentos para proteção, casos de diversos setores na área de segurança digital. Apresentará ainda uma discussão sobre guerra cibernética e estruturas críticas no contexto de segurança cibernética.
Professores:
Alexandre Lima
Diretor de Cibersegurança, Privacidade e Infra. de TI na Yandeh. Mestre em Administração pela FGV-SP em Segurança da Informação Comportamental.
Nesta disciplina são discutidos temas ligados à Auditoria de Softwares. São tratados na disciplina o conceito e os objetivos da auditoria de sistemas de informação, as técnicas de auditoria em sistemas de informação, as ferramentas e softwares que podem ser utilizados no processo de auditoria e a estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações.
Professores:
Gustavo Galegale
Está há mais de 25 anos na área de TI, é co-founder e CTO da Hytag trabalhando com hiper personalização no marketing digital.
No modelo “Relato Técnico” o aluno descreverá como o conteúdo apresentado pelo curso e as competências desenvolvidas pelo aluno foram aplicadas em seu ambiente profissional e quais os resultados obtidos para o negócio. No modelo “Plano de Negócio” o aluno deverá desenvolver e apresentar, no formato de um Pitch, o lançamento de um produto ou serviço digital. No modelo “Resolução de um Case” o aluno receberá um caso prático, escolhido pela coordenação do curso, e deverá desenvolver sua solução com os conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso.
Professores:
de R$ 12.033,88
"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."