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Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Torne-se um especialista em nível de pós-graduação na gestão e processos de recursos humanos. Uma formação científica e ao mesmo tempo aplicada à gestão estratégica de pessoas.
Aulas com professores conceituados como Joel Souza Dutra, Carlos Honorato Teixeira, docentes da USP, gestores e líderes.

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GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
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Gestão e liderança
Business Partner na Gestão de RH
A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a linguagem dos negócios; demonstrar os benefícios de um RH estratégico; criar processos e práticas que alimentem a parceria. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O alinhamento das iniciativas de RH com a estratégia da Empresa Objetivos da Consultoria I.nterna de RH Competências do Consultor Interno de RH A Carreira do Consultor Interno de RH Como ser um Consultor de RH eficaz: o ciclo PDCA

Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Conduz projetos de transformação organizacional, desenvolvimento de liderança e formação de times em organizações como Ashland e Akzo Nobel.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
People Analytics e Inteligência Artificial em RH
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar relações, classificações e agrupamentos que permitem a construção de insights para solução de problemas de gestão pessoas. Assim, a disciplina apresenta e discute os principais componentes, papel dos agentes envolvidos, desafios, método e prática do People Analytics nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : O que é o People Analytics?; Agentes envolvidos no People Analytics e responsabilidades; People Analytics nas organizações: níveis de maturidade e benefícios esperados; Insights e casos de sucesso nas organizações; Desafios para o People Analytics ; Segurança e proteção dos dados; Procedimento metodológico do People Analytics e aula prática; Principais softwares para People Analytics.

Co-fundador da I2AI BRASIL. Autor nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia. Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Doutor em Administração pela FEA-USP e consultor técnico da pesquisa: "As Melhores Empresas para Você Trabalhar - Você S.A-FIA".
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Doutor em Administração pela FEA/USP, trabalhou na Google, Telefônica e Embratel.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Employee Value Proposition
Essa disciplina é composta por dois temas: Estratégias de Recompensas e Employee Value Proposition e Riscos Jurídicos da Gestão Salarial. A abordagem do tema Estratégias de Recompensas e Employee Value Proposition abrange a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Com especial atenção ao conteúdo de remuneração por competências e outras formas alternativas ao método funcional como, por exemplo, a remuneração por habilidades. Discute-se outras formas de Recompensa, de natureza não financeira. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Remuneração por competências; Competências técnicas e capacidades; Remuneração por habilidades; Avaliação por competências; Movimentações e tomadas de decisões relacionadas à evolução salarial; Gestão Salarial e do composto remuneratórios; Recompensas não financeiras; Direcionadores para retenção e engajamento. Descrever como construir e implantar um Programa de Gestão de Desempenho.A abordagem do tema Riscos Jurídicos da Gestão Salarial abrange os aspectos jurídicos que suportam a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Regulamentações pertinentes; e Estrutura jurídica; Princípios protetores baseados na hipossuficência do trabalhador; e Princípios constitucionais; Formas de fixação da remuneração; e Irredutibilidade salarial; Isonomia salarial e simultaneidade no exercício da função; Remuneração variável: gratificação, prêmios e bônus, participação nos lucros ou resultados, participação acionária; Aportes em cartões de incentivo, ajuda de custo e diárias de viagem, veículo, habitação, celular e laptop, alimentação; Benefícios, e Cursos de capacitação e qualificação profissionais, e concessão de treinamentos e cursos

CIO na Fundação Bradesco por mais de 17 anos, há mais de 18 anos lidera e gerencia projetos de inovação, operação de TIC, BPM, PPM.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Professor, pesquisador e consultor em Gestão Estratégica. Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Integração, Socialização e Gestão de Talentos
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão de Talentos e Socialização Os temas Gestão de Talentos e Socialização abrange os conteúdos pertinentes a gestão de talentos e socialização Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Talent Acquisition e Employer Branding e Seleção por Competências o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Socialização e contrato psicológico; Transferência e expatriação; Recolocação de profissionais. Demografia e o mercado de trabalho

Conselheira de Administração na Luminae Energia; Conselheira no Grupo Cia de Talentos; Conselheira Fiscal no Instituto Ser+; Professora na FIA e na CESAR School
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Fundadora e presidente do conselho do Grupo Cia. de Talentos, professora e pesquisadora de gestão de pessoas
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
Essa disciplina é composta por dois temas: Relações de Trabalho e Negociação Coletiva e Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho. O tema Relações de Trabalho e Negociação Coletiva abrange a origem e evolução histórica do trabalho no contexto nacional, bem como a relação capital e trabalho. Também trata das formas de participação dos trabalhadores na empresa, do sistema sindical brasileiro, da negociação coletiva, sua conceituação, e seus níveis de negociação. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de: Mostrar as diferenças e interfaces entre RH e RT e verificar como cada área lida com os conflitos nas relações de trabalho. Discutir as relações de trabalho e o papel dos sindicatos no Brasil como condicionante externo à gestão de pessoas nas organizações. O tema Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho aborda a estrutura do judiciário e da justiça do trabalho, bem como dos órgãos extrajudiciais e administrativos trabalhistas. Fontes do direito do trabalho, os limites do poder diretivo do empregador e os direitos fundamentais do trabalhador. Também trata sobre o contrato de emprego, a parassubordinação e a subordinação estrutural. Contempla o contrato de trabalho e a responsabilidade civil.Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Estrutura do Judiciário e da Justiça do Trabalho. Órgãos extrajudiciais e administrativos trabalhistas (Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho e sindicatos). Importância da estrutura para a organização empresarial. Processos judiciais, procedimentos investigatórios e preparatórios, autos de infração e termos de ajustamento de conduta; Fontes do Direito do Trabalho – valorização dos princípios; súmulas vinculantes e súmulas não vinculantes (persuasivas). Transição do Direito e “insegurança” para as empresas diante do leque de interpretações judiciais acerca das normas; Os limites do poder diretivo do empregador e os direitos fundamentais do trabalhador. Colisão de direitos (intimidade, privacidade, liberdade, igualdade, integridade física, saúde etc. do trabalhador) com o direito de propriedade do empregador; Contrato de emprego, parassubordinação e subordinação estrutural. Visão tradicional x visão contemporânea. Novos modelos produtivos (trabalho à distância, controle e gestão); Novas formas de contratação. Contrato de trabalho - estágio, aprendizagem, terceirização, temporário e cooperativismo. Características. Vantagens e desvantagens para a organização empresarial;

Diretor técnico do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Professora da FIA-USP, Palestrante, Consultora, Sócia trabalhista na Huck, Otranto e Camargo Advogados.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Gestão Estratégica da Remuneração
Essa disciplina é composta por dois temas: Remuneração Fixa e Remuneração Variável. A abordagem do tema Remuneração Fixa abrange os componentes e as técnicas do sistema nacional e internacional de remuneração. Ao término do tema Remuneração Fixa o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Sistema e estrutura salarial – funcional, habilidades e competências. Recompensa pelo trabalho e componentes da remuneração. Sistema de recompensas e resultados esperados. Estratégias de remuneração. Remuneração de executivos expatriados. O tema Remuneração Variável integra-se com os demais temas constantes desta disciplina com uma abordagem estratégica dos sistemas de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como com as estratégias organizacionais. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Papel que a remuneração variável possui no contexto e estratégia organizacional; Potencialidades e restrições no uso da remuneração variável; Principais práticas e tendências de mercado; Diferentes tipos de remuneração variável, suas características, vantagens e desvantagens (bônus por metas; participação nos lucros ou resultados; comissionamento; incentivos de longo prazo; programas de incentivos).

Doutor e Mestre em Administração pela USP e ex conselheiro da ABRH
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Gestão de Pessoas, Clima e Engajamento das Organizações
Introduzir a reflexão sobre Gestão Estratégica de RH (GERH), diferenciando os papéis dos agentes envolvidos na sua implementação, com destaque para o profissional de RH e o gestor de linha. Explicitar e exercitar esses papéis a partir dos conceitos e da prática da Gestão de Clima Organizacional e do Engajamento. Ao término da disciplina os alunos deverão: Dominar e saber aplicar os conceitos de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Pessoas Compreender a importância dos papéis dos profissionais e dos gestores de linha para a Gestão Estratégica de Pessoas Conhecer as competências necessárias para os profissionais de RH e os gestores de linha na GERH Dominar, saber diferenciar e aplicar os conceitos de Clima Organizacional, Comprometimento e Engajamento Entender e saber analisar as etapas do processo de Gestão do Clima Organizacional nas Empresas e avaliar a qualidade de serviços prestados por terceiros Entender e saber diagnosticar os níveis de maturidade da Gestão de Clima Organizacional nas Empresas Reconhecer o seu papel no processo de gestão do Clima Organizacional

Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.
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Coordenador do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA-UOL
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Gestão da Cultura Organizacional
A disciplina é composta por dois temas: Gestão da Cultura organizacional e Gestão intercultural: Fusões e aquisições. A abordagem do tema Cultura Organizacional abrange a formulação da estratégia, a relação entre liderança e cultura e o papel da Área de RH na gestão cultural da organização. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : Cultura Organizacional: definição de cultura Organizacional; formação e evolução da cultura; níveis da cultura; elementos da cultura; a relação entre estratégia - Cultura – Mudança; cultura organizacional e cultura nacional; liderança e sua relação com a cultura organizacional; o papel do RH na gestão da cultura Organizacional.O objetivo da aula de Gestão Intercultural: fusões e aquisições é apresentar a complexidade da gestão da transformação de combinações empresariais, que contemplam aquisições, fusões, desinvestimentos, alianças estratégicas e joint-ventures entre outras. Para isso, são apresentados os seguintes conteúdos: Estratégias que levam às combinações empresariais Modalidades de combinações empresariais (aquisições, fusões etc) Correlação entre diferenças culturais e efetividade das combinações Complexidade da transição entre o início da operação e o modelo futuro desejado Gestão de componentes críticos como ocupação das posições críticas e retenção de profissionais Casos práticos de combinações empresariais e implicações para os líderes e profissionais de recursos humanos
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Professor atuante em Gestão de Recursos Humanos, tendo sido Diretor de Recursos Humanos da USP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
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Diretor de RH na J&J Medical Devices América Latina.
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Gestão por Competências
Essa disciplina é composta por dois temas: Sistema Integrado com Base em Competências e Experiências Práticas da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Sistema Integrado em Competências abrange os conceitos de competência, de complexidade e espaço ocupacional sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de competências; dos processos de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas por meio de um sistema integrado. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. A Gestão de Competências nos Subsistemas de Recursos Humanos.

Professor, pesquisador e consultor em Gestão Estratégica. Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP.
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Professor e Diretor de Recursos Humanos
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Aprendizagem e Educação Corporativa
Essa disciplina é composta por dois temas: Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento. O tema Educação Corporativa promoverá uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vem ocorrendo no contexto empresarial que transformam educação em fator de competitividade, favorecendo assim o surgimento das Universidades Corporativas (UC’s) ou Sistemas de Educação Corporativa (SEC’s). Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Refletir de forma crítica sobre o contexto empresarial e os fatores que transformam educação em algo que - vinculado à competitividade - favorece a criação das Universidades Corporativas (UC’s) ou Sistemas de Educação Corporativa (SEC’s). Discutir e articular os principais conceitos de: Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento Organizacional, Gestão por Competências e Cultura Organizacional e analisar as implicações da adoção destas linhas teóricas para a prática organizacional. Discutir sobre os conceitos, princípios e práticas de Educação Corporativa. Proporcionar condições para compreender, analisar e decidir sobre a concepção e modelagem de projetos, a dinâmica e a estrutura de um Sistema de Educação Corporativa (SEC).A abordagem do tema Gestão do Conhecimento abrangerá aspectos teóricos e práticos das seguintes áreas de conhecimento: Economia Baseada em Conhecimento, Modelos de Gestão de Pessoas, Epistemologia e Conhecimento Organizacional, Estratégia e Competências Organizacionais, estrutura, contexto, políticas e práticas de Gestão de Conhecimento. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Promover uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vem ocorrendo nas organizações e na sociedade colocando o Conhecimento como fator crítico para definir as vantagens competitivas de empresas e nações. Compreender e analisar as principais interpretações sobre os conceitos de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, abordando a sociologia do conhecimento e as visões recentes desenvolvidas no campo da teoria organizacional

Coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração, e professora da graduação e mestrado profissional da Faculdade FIA.
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Desafios da Comunicação nas Organizações
Os atuais e os possíveis paradigmas da comunicação nas organizações a partir do olhar de mudanças que estão acontecendo na sociedade, na empresa e com o indivíduo; a desejável humanização nas organizações; da escuta ativa à comunicação dialógica; a comunicação interpessoal e de liderança avançada; a comunicação de notícias e decisão difícil; onde o sentido do trabalho encontra o engajamento e a inspiração; cultura e mediação de conflitos. Disciplina pretende contribuir para que os alunos desenvolvam “soft skills” para trafegar nas organizações, construir relações de confiança com seus times e com demais áreas da empresa e engajar mais facilmente pessoas em seus projetos. Ao final, pretende-se que o participante: Seja capaz de identificar os atuais paradigmas da Comunicação nas organizações e a partir deles possam planejar, implementar e acompanhar diferentes estratégias que, ao mesmo tempo, beneficiem a organização e os indivíduos. Identifique os vários níveis em que se processa a comunicação e sejam capazes de trafegar por diferentes zonas de influência; Seja capaz de dialogar com seus times e com demais áreas da empresa, buscando mais engajamento e comprometimento Reconheça a importância da escuta ativa, da comunicação dialógica e da comunicação compassiva e se proponha a praticá-las; Esteja apto/apta a compreender e diagnosticar o clima e a cultura organizacional e a sua relação com a comunicação que acontece no âmbito interno da organização.

Head Global de Comunicação Corporativa e Marca Instituciona na Votorantim Cimentos.
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Facilitadora de Comunicação Não Violenta.
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Consultor de Desenvolvimento Humano e Organizacional em mais de 14 países. MBA em Liderança pela FranklinCovey Business School.
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Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Nesta disciplina, os alunos serão estimulados a refletir sobre o propósito das organizações na sociedade contemporânea. Será apresentado o conceito de governança corporativa, de modo a entender como as relações entre acionistas, executivos e demais stakeholders norteiam a estratégia das organizações. Para entender como uma organização constrói uma conduta coerente com as expectativas da sociedade, serão discutidos dilemas éticos e apresentados instrumentos de compliance. Por fim, serão trabalhados aspectos de sustentabilidade, que têm sido uma das principais demandas da sociedade contemporânea. Assim, será apresentada a evolução dos conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, procurando entender como os aspectos ambientais, sociais e econômicos têm afetado as práticas das organizações.

Atuou como pesquisador visitante da Northeastern University. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
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Administradora, pesquisadora e professora.
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Talent Acquisition e Diversidade
Essa disciplina é composta por três temas: Talent Acquisition e Employer Branding, Seleção por Competências e Diversidade. Os temas Talent Acquisition e Employer Branding, Seleção por Competências e Diversidade abrange os conteúdos pertinentes a captação e seleção de talentos em um contexto globalizado e competitivo. Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Talent Acquisition e Diversidade e Seleção por Competências o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Contextos e tendências de captação e seleção de pessoas; Posicionamento estratégico e Planejamento de necessidades; Desenvolvimento de fontes e o Processo de captação; Recrutamento interno vs externo Assessment Centers. Processo de seleção: seleção por competência; Tendências de ferramentas e metodologias para captação e seleção.

Atua como executivo de RH em empresas como Gradiente, Ernst & Young e Grupo CCR.MBA. Mestre em Administração pela FEA-USP.
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Doutor e mestre em Diversidade nas Organizações pela FEA/USP
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Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
A disciplina visa estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento advindas das oportunidades de negócio, dos processos de inovação e das práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Para que o aluno incorpore as competências estabelecidas para esta disciplina, serão abordados os temas Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking. Além disso, serão realizados Workshops de debate de práticas vivenciadas pelos próprios alunos em suas empresas e áreas de atuação. Espera-se com isso demonstrar como o comportamento empreendedor, os processos de inovação e as novas formas de desenvolvimento de projetos e produtos exigem práticas de RH também inovadoras no âmbito das organizações. O conteúdo específico de cada um destes temas é detalhado a seguir: Empreendedorismo: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as principais características e papéis do empreendedor, além de ser capaz de identificar oportunidades e avaliar planos de negócios na atualidade. Serão abordados os seguintes tópicos: (i) Conceitos iniciais sobre o empreendedorismo, (ii) Habilidades, competências, e características dos empreendedores – fatores psicológicos e sociológicos, (iii) Gestão empreendedora e (iv) plano de negócios.Inovação: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre os diferentes tipos e estratégias de inovação e os processos de planejamento e gestão. Ao fim da disciplina espera-se que o aluno adquira a capacidade de: (i)conhecer conceitos fundamentais do processo de planejamento e gestão da inovação; (ii) interpretar e aplicar os principais conceitos e ferramentas de inovação nas organizações; (iii) discutir e avaliar de forma critica as aplicações dos principais conceitos relacionados ao planejamento e gestão da inovação. Design Thinking: Tem como objetivo desenvolver no discente a capacidade do uso da ferramenta para solucionar desafios críticos no ambiente corporativo, seus tópicos principais são: (i) Fundamentos do design thinking, (ii) Mudança de mindset (modelo mental), (iii) princípios (pilares: empatia, colaboração e experimentação) e métodos de design thinking e (iv) processos de design thinking.

Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
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Escritor, palestrante e coach, especialista em liderança e sustentabilidade
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Gestão de Mudanças nas Organizações
A abordagem do tema Gestão Estratégica da Mudança abrange as perspectivas relacionadas aos aspectos do indivíduo, da equipe, da organização e da liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : A perspectiva do indivíduo: os aspectos da aprendizagem; os aspectos do comportamento; os aspectos cognitivos; a psicodinâmica individual; A perspectiva da equipe; A perspectiva da organização: impulsionadores da mudança; natureza da mudança; estágios do processo de mudança; A perspectiva da liderança: o papel no processo de mudança; os estilos de liderança e impactos na mudança; os desafios da liderança.

Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
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Tendências Econômicas da Atualidade
O macro ambiente globalizado, competitivo e sujeito a rápidas mudanças proporcionam às organizações a necessidade constante de atualização e inovação em processos, produtos e serviços. Esse cenário consolida a formação do profissional da área de Gestão de Pessoas sob uma perspectiva multifacetada, em que deve ser capaz de compreender os impactos das influências advindas do ambiente na realidade empresarial. A disciplina Tendências Econômicas da Atualidade é composto pelos temas: Tendências da Economia, Perspectivas da Economia Brasileira, e Mercado Financeiro Nacional. Abrange uma introdução sobre (i) macroeconomia e suas variáveis fundamentais; e, (ii) os principais mercados financeiros, com foco nos conceitos relacionados a política economômica brasileira e suas relações com os mercados financeiros domésticos e internacionais.Tem como objetivo proporcinar condições para a realização de uma análise contextualizada e integrada no processo decisório relacionado à economia e mercado financeiro brasileiro. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: As variáveis macroeconômicas: produto interno bruto, emprego, inflação, taxas de juros e câmbios; As políticas econômicas fundamentais: política fiscal e monetária; O modelo Keynesiano: demanda agregada, renda, consumo, inestimentos, gastos do Governo, balança comercial; Mercados Financeiros: monetários, crédito e capitais.

Consultor e Pesquisador sobre finanças de mercado, franquias, teoria da complexidade e empreendedorismo.
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Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Gestão Estratégica de Recursos Humanos abrange a base conceitual sob a qual o curso está estruturado e funciona como espinha dorsal das demais disciplinas que dão continuidade ao programa. Parte- se do pressuposto contingencial, entendendo-se que os modelos de gestão de pessoas são definidos por fatores internos e externos às organizações que os adotam. Ao término do tema o aluno será capaz de discorrer sobre: O que é Gestão de Pessoas e quais são seus elementos componentes Quais as diferentes correntes de análise da Gestão Estratégica de Pessoas Como se configura a gestão de pessoas na empresa contemporânea; No que ela difere dos modelos anteriores; O que provoca a diferença, quais são os fatores condicionantes; Quais as decisões de construção de um modelo de gestão de pessoas; A importância dos papéis dos agentes na gestão de pessoas.

Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.
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Modelos de Gestão e Estratégica
O tema Evolução do Pensamento em Gestão abrange uma síntese evolutiva do surgimento das diferentes escolas de administração, abordando a análise organizacional (racionalidade, objetivos, desempenho, poder, controle e processo decisório, mudança organizacional e novas estruturas organizacionais) e suas implicações. Trata também sobre os constructos e modelos de gestão que se encontram nas fronteiras de estudo da gestão das organizações. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compatibilizar sua atuação como gestor de pessoas com o contexto do modelo de gestão praticado pela empresa, que permeiam as seguintes alternativas: O modelo de administração científica, o modelo de relações humanas, O modelo de administração burocrática; O modelo sistêmico de administração; O modelo contingencial da administração; O modelo de administração por objetivos; O modelo de administração estratégica; O modelo de administração japonesa; O modelo de administração virtual; O modelo de administração do conhecimento; O modelo de administração de redes de valor agregado. A emergência de novos paradigmas.O tema Gestão Estratégica do Negócio abrange a compreensão de como as organizações conquistam e sustentam vantagens competitivas. Para tanto, são estudados os fundamentos, o processo e as ferramentas de administração estratégica e sua aplicação nos níveis corporativo, da unidade de negócio e operacional. Ao término do tema os alunos serão capazes de: Discutir os propósitos organizacionais (missão, visão, valores e objetivos). Analisar o ambiente geral (político, econômico, sociocultural, tecnológico, natural e legal) e setorial (forças que dirigem a concorrência), nos quais a organização se insere e compreender como eles podem influenciar seu desempenho. Análisar o ambiente interno da organização, seus recursos, capacidades e competências e compreender como eles contribuem para a busca e a sustentação da vantagem competitiva. Discutir alternativas estratégicas nos níveis corporativo (diversificação, integração vertical, aquisições, internacionalização, cooperação e desinvestimento), competitivo (estratégias competitivas genéricas, disciplinas de valor e modelo delta) e operacional (estratégias das áreas funcionais). Compreender os processos de implementação estratégica e de controle estratégico para dimensionar a capacidade da organização para executar suas estratégias e mensurar seus resultados.

Comentarista econômico da Globonews. Economista e Estrategista de Cenários Futuros.
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Gestão Estratégica de Projetos
Gestão de Projetos: A disciplina abordará os seguintes assuntos: Introdução à Gestão de Projetos, Processos do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK – PMI ®, O Papel e as Habilidades do Gerente de Projetos, Iniciação de Projetos, Planejamento de Projetos: Escopo, Prazo, Custo e Riscos, Planejamento de Projetos: Processos Complementares, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento de Projetos, Desafios da Gestão de Projetos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Conhecer os principais conceitos e nomenclatura típica relacionada à Gestão de Projeto Definir e controlar os objetivos do projeto; Identificar os fatores críticos de sucesso do projeto; Conhecer o papel e as habilidades requeridas por um Gerente de Projetos Identificar e gerenciar os stakeholders do projeto; Definir e controlar os requisitos do produto e o escopo do projeto; Definir e controlar o cronograma e orçamento do projeto; Definir e controlar os riscos do projeto; Definir papéis e responsabilidades no projeto; Conhecer a estrutura de um plano de comunicações do projeto; Identificar necessidades de aquisições e contratações; Entender a dinâmica de coordenação das interações entre os envolvidos no projeto; Formalizar a aceitação dos artefatos resultantes de cada fase do ciclo de vida do projeto; Elaborar relatórios de avaliação e de acompanhamento da situação do projeto; Conhecer o processo de gerenciamento de mudanças no projeto; Conduzir o encerramento formal de projetos ou fases de um projeto

Professora, consultora, mentora de gerentes. Mestre em Administração pela FEA/USP e Engenheira de Produção pela POLI-USP.
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Leandro José Morilhas atua no mercado da educação há 20 anos.
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Gestão de Desempenho e Assessment
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback . O tema de Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback abrange como a gestão de desempenho se situa no Modelo de Gestão de Pessoas, os seus objetivos, finalidades e integração com demais processos; os focos de avaliação e outras classificações/ tipologias. Também trata da implantação do programa, tais como a comunicação do programa, a preparação dos participantes, os erros de avaliação e como evitá-los; o feedback construtivo: positivo e corretivo e suas dimensões. Ao término do tema Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback, o aluno deverá ser capaz de: Explicar como a gestão de desempenho se situa no modelo de gestão de pessoas. Explicar a relação entre gestão e avaliação de desempenho, bem como a importância dos condicionantes do desempenho. Apresentar e discutir conceitos e objetivos relativos à Gestão do Desempenho das pessoas nas organizações. Discorrer sobre os principais focos/metodologias utilizados para avaliação do desempenho. Analisar aplicabilidade dos instrumentos no contexto prático, levando em conta princípios, políticas e estilo de gestão da organização. Discorrer sobre quais são os principais erros de avaliação e como evitá-los. Discorrer sobre a importância e as técnicas de feedback construtivo, bem como sobre as dificuldades de gestores e demais profissionais neste processo. Descrever como construir e implantar um Programa de Gestão de Desempenho.

Consultor em gestão estratégica de pessoas. Mestre em Administração pela FEA-USP.
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Gestão de Carreira e Desenvolvimento
A abordagem do tema Gestão da Carreira e Sucessão abrange a evolução das teorias de carreira e carreiras no Brasil, as novas carreiras, as carreiras inteligentes, a transição profissional, o fenômeno opt out, a gestão de carreira nas 150 melhores empresas para se trabalhar, reflexões sobre gestão de carreira, contrato psicológico, gerações e novas carreiras, o conceito de processo sucessório, estruturação do processo successório, e gestão e retenção de talentos. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Teorias tradicionais e não tradicionais sobre carreiras; Carreira proteana e carreira sem fronteira; Carreiras inteligentes; Transições entre funções e transições dentro de uma mesma função; Fenômeno Opt Out; Modelo ABC; Conceito de contrato psicológico; Gerações e as novas carreiras; Os desafios da gestão de carreiras; Gestão de Carreira – indivíduo e empresa; Processo sucessório – mapa e desenvolvimento; Correntes teóricas da gestão de talentos.

Professora com sólida experiência em Gestão no segmento bancário. Doutora em Administração pela FEA-USP.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Gestão Estratégica de Marketing
O tema Marketing Estratégico perpassa pelos conceitos básicos sobre marketing, ampliando seu escopo para a compreensão e análise de trabalhos de marketing desenvolvidos no âmbito empresarial moderno e a compreensão do processo de comportamento do consumidor. Trata também do desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de contextualização sobre o assunto na realidade das organizações e instituições. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos básicos de Marketing Segmentação de Mercado, Seleção de Mercado-Alvo, Diferenciação e Posicionamento Composto de Marketing: Produto; Preço; Praça e Promoção Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional

Professor, doutorando e Administração de Empresas e Pós-graduação em Gestão de Marketing e Branded Content (ESPM)
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Gestão Estratégica de Finanças
O tema Finanças Estratégicas visa melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio dos acionistas por meio sistemas de avaliação de desempenho financeiro que incentivem ações de longo prazo e atenda às necessidades de curto prazo. Para isso será explorada a dinâmica que envolve a avaliação da empresa por parte do mercado financeiro e o papel dos executivos em melhorar esta avaliação. O conteúdo envolve fatores que influenciam na avaliação das empresas, papel dos acionistas no monitoramento dos executivos, análise de demonstrativos financeiros e cálculos financeiros fundamentais Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: A leitura, interpretação e uso de informações contábil- financeiras, de modo a reunir elementos para a tomada de decisão e controle administrativo; A interpretação e a tomada de decisão tendo em vista alcançar a criação de valor para os acionistas e para a sociedade; A análise de cálculos financeiros fundamentais que relacionem o planejamento financeiro empresarial e pessoal.

Leandro José Morilhas atua no mercado da educação há 20 anos.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Coaching, Mentoring e Sucessão
A abordagem do tema Coaching e Mentoring e Processos Sucessórios contempla a evolução histórica e principais pressupostos e a contribuição das práticas na ascensão e sucessão nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O impacto da evolução e mudança dos modelos de gestão de negócios na forma de gerir o desenvolvimento das pessoas; Práticas de Executive Coaching; Práticas de Mentoring; Práticas de Career Counseling.
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Depoimentos de alunos
"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online

"Além de ampliar meu repertório na área, o curso que fiz em Marketing na FIA me permitiu ter insights sobre outras realidades e indústrias a partir do intercâmbio de conhecimento e experiências entre os alunos. Construi relações que carrego até hoje."
Ana Mazzilli,
Ex-Aluna FIA

"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online

"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online

"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online

"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online

"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online

"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online
