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O mercado de trabalho na área de Recursos Humanos é hoje muito bem qualificado. Mais de 70% dos profissionais dessa área, que atuam nas Melhores Empresas para Trabalhar, têm nível superior e 24% já concluíram pelo menos um curso de pós-graduação. Mas não basta só o título, o crescimento para cargos estratégicos depende fortemente de três componentes e competências principais:
(1) conhecer a linguagem dos negócios, de forma a dialogar com familiaridade com os gestores de diferentes áreas da empresa;
(2) desenvolver soft skills de consultoria interna, como saber se relacionar, ouvir, ser ouvido e tornar-se um parceiro confiável e,
(3) conhecer profundamente teorias e práticas de gestão de pessoas.
Este é o perfil, requisitado atualmente pelas empresas mais estruturadas em gestão de RH.
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Com a trilha você poderá expandir suas perspectivas teóricas da gestão estratégica da tecnologia, com uma abordagem prática em um ambiente de negócios complexo e dinâmico.Liderança, Cultura e Alta Performance
Futuring
Mindset Empreendedor e Inovação para o Futuro
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. A gestão no cenário econômico e empresarial
1. Tendências Econômicas da Atualidade
O macro ambiente globalizado, competitivo e sujeito a rápidas mudanças proporcionam às organizações a necessidade constante de atualização e inovação em processos, produtos e serviços. Esse cenário consolida a formação do profissional da área de Gestão de Pessoas sob uma perspectiva multifacetada, em que deve ser capaz de compreender os impactos das influências advindas do ambiente na realidade empresarial. A disciplina Tendências Econômicas da Atualidade é composto pelos temas: Tendências da Economia, Perspectivas da Economia Brasileira, e Mercado Financeiro Nacional. Abrange uma introdução sobre (i) macroeconomia e suas variáveis fundamentais; e, (ii) os principais mercados financeiros, com foco nos conceitos relacionados a política economômica brasileira e suas relações com os mercados financeiros domésticos e internacionais. Tem como objetivo proporcinar condições para a realização de uma análise contextualizada e integrada no processo decisório relacionado à economia e mercado financeiro brasileiro. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • As variáveis macroeconômicas: produto interno bruto, emprego, inflação, taxas de juros e câmbios; • As políticas econômicas fundamentais: política fiscal e monetária; • O modelo Keynesiano: demanda agregada, renda, consumo, inestimentos, gastos do Governo, balança comercial; • Mercados Financeiros: monetários, crédito e capitais.
Professores:
Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Consultor e Pesquisador sobre finanças de mercado, franquias, teoria da complexidade e empreendedorismo.
2. Modelos de Gestão e Estratégia
O tema Evolução do Pensamento em Gestão abrange uma síntese evolutiva do surgimento das diferentes escolas de administração, abordando a análise organizacional (racionalidade, objetivos, desempenho, poder, controle e processo decisório, mudança organizacional e novas estruturas organizacionais) e suas implicações. Trata também sobre os constructos e modelos de gestão que se encontram nas fronteiras de estudo da gestão das organizações. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compatibilizar sua atuação como gestor de pessoas com o contexto do modelo de gestão praticado pela empresa, que permeiam as seguintes alternativas: O modelo de administração científica, o modelo de relações humanas, O modelo de administração burocrática; O modelo sistêmico de administração; O modelo contingencial da administração; O modelo de administração por objetivos; O modelo de administração estratégica; O modelo de administração japonesa; O modelo de administração virtual; O modelo de administração do conhecimento; O modelo de administração de redes de valor agregado. A emergência de novos paradigmas. O tema Gestão Estratégica do Negócio abrange a compreensão de como as organizações conquistam e sustentam vantagens competitivas. Para tanto, são estudados os fundamentos, o processo e as ferramentas de administração estratégica e sua aplicação nos níveis corporativo, da unidade de negócio e operacional. Ao término do tema os alunos serão capazes de: • Discutir os propósitos organizacionais (missão, visão, valores e objetivos). • Analisar o ambiente geral (político, econômico, sociocultural, tecnológico, natural e legal) e setorial (forças que dirigem a concorrência), nos quais a organização se insere e compreender como eles podem influenciar seu desempenho. • Análisar o ambiente interno da organização, seus recursos, capacidades e competências e compreender como eles contribuem para a busca e a sustentação da vantagem competitiva.
Professores:
Carlos Honorato Teixeira
Carlos Honorato Teixeira é professor da Fundação Instituto de Administração, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA com extensão em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (EUA), Lyon (França) e Lingnan (China).
3. Gestão Estratégica de Finanças
O tema Finanças Estratégicas visa melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio dos acionistas por meio sistemas de avaliação de desempenho financeiro que incentivem ações de longo prazo e atenda às necessidades de curto prazo. Para isso será explorada a dinâmica que envolve a avaliação da empresa por parte do mercado financeiro e o papel dos executivos em melhorar esta avaliação. O conteúdo envolve fatores que influenciam na avaliação das empresas, papel dos acionistas no monitoramento dos executivos, análise de demonstrativos financeiros e cálculos financeiros fundamentais Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • A leitura, interpretação e uso de informações contábil- financeiras, de modo a reunir elementos para a tomada de decisão e controle administrativo; • A interpretação e a tomada de decisão tendo em vista alcançar a criação de valor para os acionistas e para a sociedade; • A análise de cálculos financeiros fundamentais que relacionem o planejamento financeiro empresarial e pessoal.
Professores:
Leandro José Morilhas
Leandro José Morilhas atua no mercado da educação há 20 anos.
4. Gestão Estratégica de Projetos
A disciplina abordará os seguintes assuntos: Introdução à Gestão de Projetos, Processos do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK – PMI ®, O Papel e as Habilidades do Gerente de Projetos, Iniciação de Projetos, Planejamento de Projetos: Escopo, Prazo, Custo e Riscos, Planejamento de Projetos: Processos Complementares, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento de Projetos, Desafios da Gestão de Projetos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer os principais conceitos e nomenclatura típica relacionada à Gestão de Projeto • Definir e controlar os objetivos do projeto; • Identificar os fatores críticos de sucesso do projeto; • Conhecer o papel e as habilidades requeridas por um Gerente de Projetos • Identificar e gerenciar os stakeholders do projeto; • Definir e controlar os requisitos do produto e o escopo do projeto; • Definir e controlar o cronograma e orçamento do projeto; • Definir e controlar os riscos do projeto; • Definir papéis e responsabilidades no projeto; • Conhecer a estrutura de um plano de comunicações do projeto; • Identificar necessidades de aquisições e contratações; • Entender a dinâmica de coordenação das interações entre os envolvidos no projeto; • Formalizar a aceitação dos artefatos resultantes de cada fase do ciclo de vida do projeto; • Elaborar relatórios de avaliação e de acompanhamento da situação do projeto; • Conhecer o processo de gerenciamento de mudanças no projeto; • Conduzir o encerramento formal de projetos ou fases de um projeto.
Professores:
Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
5. Gestão Estratégica de Marketing
O tema Marketing Estratégico perpassa pelos conceitos básicos sobre marketing, ampliando seu escopo para a compreensão e análise de trabalhos de marketing desenvolvidos no âmbito empresarial moderno e a compreensão do processo de comportamento do consumidor. Trata também do desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de contextualização sobre o assunto na realidade das organizações e instituições. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Conceitos básicos de Marketing • Segmentação de Mercado, Seleção de Mercado-Alvo, Diferenciação e Posicionamento • Composto de Marketing: Produto; Preço; Praça e Promoção • Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
Professores:
Enrico Trevisan
Professor, doutorando e Administração de Empresas e Pós-graduação em Gestão de Marketing e Branded Content (ESPM)
2. Gestão de mudanças, cultura e engajamento
1. Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Nesta disciplina os alunos serão estimulados a participar de experiências vivenciais que lhes permitam desenvolver potencialidades e ampliar os conhecimentos abordados pelo curso. Os temas são os mais variados e contemporâneos sobre Gestão de Pessoas.
Professores:
Tobias Coutinho Parente
Atuou como pesquisador visitante da Northeastern University. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
Talita Rosolen
Administradora, pesquisadora e professora.
2. Gestão da Cultura Organizacional
A disciplina é composta por dois temas: Gestão da Cultura organizacional e Gestão intercultural: Fusões e aquisições. A abordagem do tema Cultura Organizacional abrange a formulação da estratégia, a relação entre liderança e cultura e o papel da Área de RH na gestão cultural da organização. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : • Cultura Organizacional: definição de cultura Organizacional; formação e evolução da cultura; níveis da cultura; elementos da cultura; a relação entre estratégia - Cultura – Mudança; cultura organizacional e cultura nacional; liderança e sua relação com a cultura organizacional; o papel do RH na gestão da cultura Organizacional. O objetivo da aula de Gestão Intercultural: fusões e aquisições é apresentar a complexidade da gestão da transformação de combinações empresariais, que contemplam aquisições, fusões, desinvestimentos, alianças estratégicas e joint-ventures entre outras. Para isso, são apresentados os seguintes conteúdos: • Estratégias que levam às combinações empresariais • Modalidades de combinações empresariais (aquisições, fusões etc) • Correlação entre diferenças culturais e efetividade das combinações • Complexidade da transição entre o início da operação e o modelo futuro desejado • Gestão de componentes críticos como ocupação das posições críticas e retenção de profissionais • Casos práticos de combinações empresariais e implicações para os líderes e profissionais de recursos humanos
Professores:
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Professor atuante em Gestão de Recursos Humanos, tendo sido Diretor de Recursos Humanos da USP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
Guilherme Rhinow
Vice-Presidente de Recursos Humanos na Johnson & Johnson para América Latina e Global Services Total Rewards
3. Gestão de Mudanças nas Organizações
A abordagem do tema Gestão Estratégica da Mudança abrange as perspectivas relacionadas aos aspectos do indivíduo, da equipe, da organização e da liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : · A perspectiva do indivíduo: os aspectos da aprendizagem; os aspectos do comportamento; os aspectos cognitivos; a psicodinâmica individual; · A perspectiva da equipe; · A perspectiva da organização: impulsionadores da mudança; natureza da mudança; estágios do processo de mudança; · A perspectiva da liderança: o papel no processo de mudança; os estilos de liderança e impactos na mudança; os desafios da liderança
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
4. Gestão de Pessoas, Clima e Engajamento das Organizações
Introduzir a reflexão sobre Gestão Estratégica de RH (GERH), diferenciando os papéis dos agentes envolvidos na sua implementação, com destaque para o profissional de RH e o gestor de linha. Explicitar e exercitar esses papéis a partir dos conceitos e da prática da Gestão de Clima Organizacional e do Engajamento. Ao término da disciplina os alunos deverão: · Dominar e saber aplicar os conceitos de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Pessoas · Compreender a importância dos papéis dos profissionais e dos gestores de linha para a Gestão Estratégica de Pessoas · Conhecer as competências necessárias para os profissionais de RH e os gestores de linha na GERH · Dominar, saber diferenciar e aplicar os conceitos de Clima Organizacional, Comprometimento e Engajamento · Entender e saber analisar as etapas do processo de Gestão do Clima Organizacional nas Empresas e avaliar a qualidade de serviços prestados por terceiros · Entender e saber diagnosticar os níveis de maturidade da Gestão de Clima Organizacional nas Empresas · Reconhecer o seu papel no processo de gestão do Clima Organizacional
Professores:
André Luiz Fischer
Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.
Filipe Fonoff
Coordenador do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA-UOL
5. Liderança, Motivação e Gestão de Equipes
Essa disciplina é composta por três temas: Liderança, Motivação e Gestão de Equipes. A abordagem do tema Motivação abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com a liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • O que é motivação e sua caracterização; • Relações entre motivação e liderança; • Motivação e o significado do trabalho; • Teorias motivacionais: de necessidade Maslow; da dissonância cognitiva; teoria X e Y de McGregor, teoria dos dois fatores de Herzberg; teoria das necessidades de Alderfer; teoria da equidade de Adams; teoria de reforço de Skinner. A abordagem do tema Liderança abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com o ambiente organizacional, os desafios e o papel do líder, confiança, poder e influência, táticas de influência, estilos de liderança, competências essenciais à liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • O que é liderança, • Atributos de um líder; • Fontes de poder; • Estilos de Liderança; • Construção da confiança. A abordagem do tema Gestão de Equipes contempla as principais teorias sobre o assunto, seu modelo e aplicações, os papéis e responsabilidades. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Diferenças entre grupo e equipe; • Tipos de equipe (Funcionais, Células / Processo, Força Tarefa, Projetos, Virtuais) • Tipos de intervenções
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
6. Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
A disciplina visa estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento advindas das oportunidades de negócio, dos processos de inovação e das práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Para que o aluno incorpore as competências estabelecidas para esta disciplina, serão abordados os temas Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking. Além disso, serão realizados Workshops de debate de práticas vivenciadas pelos próprios alunos em suas empresas e áreas de atuação. Espera-se com isso demonstrar como o comportamento empreendedor, os processos de inovação e as novas formas de desenvolvimento de projetos e produtos exigem práticas de RH também inovadoras no âmbito das organizações. O conteúdo específico de cada um destes temas é detalhado a seguir: Empreendedorismo: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as principais características e papéis do empreendedor, além de ser capaz de identificar oportunidades e avaliar planos de negócios na atualidade. Serão abordados os seguintes tópicos: (i) Conceitos iniciais sobre o empreendedorismo, (ii) Habilidades, competências, e características dos empreendedores – fatores psicológicos e sociológicos, (iii) Gestão empreendedora e (iv) plano de negócios. Inovação: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre os diferentes tipos e estratégias de inovação e os processos de planejamento e gestão. Ao fim da disciplina espera-se que o aluno adquira a capacidade de: (i)conhecer conceitos fundamentais do processo de planejamento e gestão da inovação; (ii) interpretar e aplicar os principais conceitos e ferramentas de inovação nas organizações; (iii) discutir e avaliar de forma critica as aplicações dos principais conceitos relacionados ao planejamento e gestão da inovação. Design Thinking: Tem como objetivo desenvolver no discente a capacidade do uso da ferramenta para solucionar desafios críticos no ambiente
Professores:
Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
3. Gestão estratégica de pessoas e relações de trabalho
1. Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Gestão Estratégica de Recursos Humanos abrange a base conceitual sob a qual o curso está estruturado e funciona como espinha dorsal das demais disciplinas que dão continuidade ao programa. Parte- se do pressuposto contingencial, entendendo-se que os modelos de gestão de pessoas são definidos por fatores internos e externos às organizações que os adotam. Ao término do tema o aluno será capaz de discorrer sobre: O que é Gestão de Pessoas e quais são seus elementos componentes Quais as diferentes correntes de análise da Gestão Estratégica de Pessoas Como se configura a gestão de pessoas na empresa contemporânea; No que ela difere dos modelos anteriores; O que provoca a diferença, quais são os fatores condicionantes; Quais as decisões de construção de um modelo de gestão de pessoas; A importância dos papéis dos agentes na gestão de pessoas.
Professores:
André Luiz Fischer
Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.
2. Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
Essa disciplina é composta por dois temas: Relações de Trabalho e Negociação Coletiva e Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho. O tema Relações de Trabalho e Negociação Coletiva abrange a origem e evolução histórica do trabalho no contexto nacional, bem como a relação capital e trabalho. Também trata das formas de participação dos trabalhadores na empresa, do sistema sindical brasileiro, da negociação coletiva, sua conceituação, e seus níveis de negociação. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de: Mostrar as diferenças e interfaces entre RH e RT e verificar como cada área lida com os conflitos nas relações de trabalho. Discutir as relações de trabalho e o papel dos sindicatos no Brasil como condicionante externo à gestão de pessoas nas organizações. O tema Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho aborda a estrutura do judiciário e da justiça do trabalho, bem como dos órgãos extrajudiciais e administrativos trabalhistas. Fontes do direito do trabalho, os limites do poder diretivo do empregador e os direitos fundamentais do trabalhador. Também trata sobre o contrato de emprego, a parassubordinação e a subordinação estrutural. Contempla o contrato de trabalho e a responsabilidade civil.Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Estrutura do Judiciário e da Justiça do Trabalho. Órgãos extrajudiciais e administrativos trabalhistas (Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho e sindicatos). Importância da estrutura para a organização empresarial. Processos judiciais, procedimentos investigatórios e preparatórios, autos de infração e termos de ajustamento de conduta; Fontes do Direito do Trabalho – valorização dos princípios; súmulas vinculantes e súmulas não vinculantes (persuasivas). Transição do Direito e “insegurança” para as empresas diante do leque de interpretações judiciais acerca das normas; Os limites do poder diretivo do empregador e os direitos fundamentais do trabalhador. Colisão de direitos (intimidade, privacidade, liberdade, igualdade, integridade física, saúde etc. do trabalhador) com o direito de propriedade do empregador; Contrato de emprego, parassubordinação e subordinação estrutural. Visão tradicional x visão contemporânea. Novos modelos produtivos (trabalho à distância, controle e gestão); Novas formas de contratação. Contrato de trabalho - estágio, aprendizagem, terceirização, temporário e cooperativismo. Características. Vantagens e desvantagens para a organização empresarial;
Professores:
Fausto Augusto Junior
Diretor técnico do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
Fabiano Zavanella
Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
3. Gestão por Competências
Essa disciplina é composta por dois temas: Sistema Integrado com Base em Competências e Experiências Práticas da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Sistema Integrado em Competências abrange os conceitos de competência, de complexidade e espaço ocupacional sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de competências; dos processos de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas por meio de um sistema integrado. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. A Gestão de Competências nos Subsistemas de Recursos Humanos.
Professores:
Joel Dutra
Doutor em Administração e coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas PROGEP/FIA
4. Business Partner na Gestão de RH
A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a linguagem dos negócios; demonstrar os benefícios de um RH estratégico; criar processos e práticas que alimentem a parceria. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O alinhamento das iniciativas de RH com a estratégia da Empresa Objetivos da Consultoria I.nterna de RH Competências do Consultor Interno de RH A Carreira do Consultor Interno de RH Como ser um Consultor de RH eficaz: o ciclo PDCA
Professores:
Helena Talita Dante Cordeiro
Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae
Paula Gabriela Foroni
Conduz projetos de transformação organizacional, desenvolvimento de liderança e formação de times em organizações como Ashland e Akzo Nobel.
5. Desafios da Comunicação nas Organizações
Os atuais e os possíveis paradigmas da comunicação nas organizações a partir do olhar de mudanças que estão acontecendo na sociedade, na empresa e com o indivíduo; a desejável humanização nas organizações; da escuta ativa à comunicação dialógica; a comunicação interpessoal e de liderança avançada; a comunicação de notícias e decisão difícil; onde o sentido do trabalho encontra o engajamento e a inspiração; cultura e mediação de conflitos. Disciplina pretende contribuir para que os alunos desenvolvam “soft skills” para trafegar nas organizações, construir relações de confiança com seus times e com demais áreas da empresa e engajar mais facilmente pessoas em seus projetos. Ao final, pretende-se que o participante: Seja capaz de identificar os atuais paradigmas da Comunicação nas organizações e a partir deles possam planejar, implementar e acompanhar diferentes estratégias que, ao mesmo tempo, beneficiem a organização e os indivíduos. Identifique os vários níveis em que se processa a comunicação e sejam capazes de trafegar por diferentes zonas de influência; Seja capaz de dialogar com seus times e com demais áreas da empresa, buscando mais engajamento e comprometimento Reconheça a importância da escuta ativa, da comunicação dialógica e da comunicação compassiva e se proponha a praticá-las; Esteja apto/apta a compreender e diagnosticar o clima e a cultura organizacional e a sua relação com a comunicação que acontece no âmbito interno da organização.
Professores:
Viviane Regina Mansi
Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe
Raylla Pereira de Andraderei
Facilitadora de Comunicação Não Violenta.
6. People Analytics e Inteligência Artificial em RH
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar relações, classificações e agrupamentos que permitem a construção de insights para solução de problemas de gestão pessoas. Assim, a disciplina apresenta e discute os principais componentes, papel dos agentes envolvidos, desafios, método e prática do People Analytics nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : O que é o People Analytics?; Agentes envolvidos no People Analytics e responsabilidades; People Analytics nas organizações: níveis de maturidade e benefícios esperados; Insights e casos de sucesso nas organizações; Desafios para o People Analytics ; Segurança e proteção dos dados; Procedimento metodológico do People Analytics e aula prática; Principais softwares para People Analytics.
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
Rodrigo da Cunha Silva
Doutor em Administração pela FEA-USP e consultor técnico da pesquisa: "As Melhores Empresas para Você Trabalhar - Você S.A-FIA".
Luís Fernando Guedes
Doutor em Administração pela FEA/USP, trabalhou na Google, Telefônica e Embratel.
4. Excelência em processos de recursos humanos
1. Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
Essa disciplina é composta por dois temas: Relações de Trabalho e Negociação Coletiva e Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho. O tema Relações de Trabalho e Negociação Coletiva abrange a origem e evolução histórica do trabalho no contexto nacional, bem como a relação capital e trabalho. Também trata das formas de participação dos trabalhadores na empresa, do sistema sindical brasileiro, da negociação coletiva, sua conceituação, e seus níveis de negociação. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de: Mostrar as diferenças e interfaces entre RH e RT e verificar como cada área lida com os conflitos nas relações de trabalho. Discutir as relações de trabalho e o papel dos sindicatos no Brasil como condicionante externo à gestão de pessoas nas organizações. O tema Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho aborda a estrutura do judiciário e da justiça do trabalho, bem como dos órgãos extrajudiciais e administrativos trabalhistas. Fontes do direito do trabalho, os limites do poder diretivo do empregador e os direitos fundamentais do trabalhador. Também trata sobre o contrato de emprego, a parassubordinação e a subordinação estrutural. Contempla o contrato de trabalho e a responsabilidade civil.Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Estrutura do Judiciário e da Justiça do Trabalho. Órgãos extrajudiciais e administrativos trabalhistas (Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho e sindicatos). Importância da estrutura para a organização empresarial. Processos judiciais, procedimentos investigatórios e preparatórios, autos de infração e termos de ajustamento de conduta; Fontes do Direito do Trabalho – valorização dos princípios; súmulas vinculantes e súmulas não vinculantes (persuasivas). Transição do Direito e “insegurança” para as empresas diante do leque de interpretações judiciais acerca das normas; Os limites do poder diretivo do empregador e os direitos fundamentais do trabalhador. Colisão de direitos (intimidade, privacidade, liberdade, igualdade, integridade física, saúde etc. do trabalhador) com o direito de propriedade do empregador; Contrato de emprego, parassubordinação e subordinação estrutural. Visão tradicional x visão contemporânea. Novos modelos produtivos (trabalho à distância, controle e gestão); Novas formas de contratação. Contrato de trabalho - estágio, aprendizagem, terceirização, temporário e cooperativismo. Características. Vantagens e desvantagens para a organização empresarial;
Professores:
Fausto Augusto Junior
Diretor técnico do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
Fabiano Zavanella
Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
2. Gestão por Competências
Essa disciplina é composta por dois temas: Sistema Integrado com Base em Competências e Experiências Práticas da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Sistema Integrado em Competências abrange os conceitos de competência, de complexidade e espaço ocupacional sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de competências; dos processos de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas por meio de um sistema integrado. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. A Gestão de Competências nos Subsistemas de Recursos Humanos.
Professores:
Joel Dutra
Doutor em Administração e coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas PROGEP/FIA
3. Business Partner na Gestão de RH
A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a linguagem dos negócios; demonstrar os benefícios de um RH estratégico; criar processos e práticas que alimentem a parceria. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O alinhamento das iniciativas de RH com a estratégia da Empresa Objetivos da Consultoria I.nterna de RH Competências do Consultor Interno de RH A Carreira do Consultor Interno de RH Como ser um Consultor de RH eficaz: o ciclo PDCA
Professores:
Helena Talita Dante Cordeiro
Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae
Paula Gabriela Foroni
Conduz projetos de transformação organizacional, desenvolvimento de liderança e formação de times em organizações como Ashland e Akzo Nobel.
4. People Analytics e Inteligência Artificial em RH
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar relações, classificações e agrupamentos que permitem a construção de insights para solução de problemas de gestão pessoas. Assim, a disciplina apresenta e discute os principais componentes, papel dos agentes envolvidos, desafios, método e prática do People Analytics nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : O que é o People Analytics?; Agentes envolvidos no People Analytics e responsabilidades; People Analytics nas organizações: níveis de maturidade e benefícios esperados; Insights e casos de sucesso nas organizações; Desafios para o People Analytics ; Segurança e proteção dos dados; Procedimento metodológico do People Analytics e aula prática; Principais softwares para People Analytics.
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
Rodrigo da Cunha Silva
Doutor em Administração pela FEA-USP e consultor técnico da pesquisa: "As Melhores Empresas para Você Trabalhar - Você S.A-FIA".
Luís Fernando Guedes
Doutor em Administração pela FEA/USP, trabalhou na Google, Telefônica e Embratel.
5. Integração, Socialização e Gestão de Talentos
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão de Talentos e Socialização Os temas Gestão de Talentos e Socialização abrange os conteúdos pertinentes a gestão de talentos e socialização Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Talent Acquisition e Employer Branding e Seleção por Competências o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Socialização e contrato psicológico; Transferência e expatriação; Recolocação de profissionais. Demografia e o mercado de trabalho
Professores:
Adriana Chaves
Conselheira de Administração na Luminae Energia; Conselheira no Grupo Cia de Talentos; Conselheira Fiscal no Instituto Ser+; Professora na FIA e na CESAR School
Sofia Esteves
Fundadora e presidente do conselho do Grupo Cia. de Talentos, professora e pesquisadora de gestão de pessoas
6. Gestão Estratégica da Remuneração
Essa disciplina é composta por dois temas: Remuneração Fixa e Remuneração Variável. A abordagem do tema Remuneração Fixa abrange os componentes e as técnicas do sistema nacional e internacional de remuneração. Ao término do tema Remuneração Fixa o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Sistema e estrutura salarial – funcional, habilidades e competências. Recompensa pelo trabalho e componentes da remuneração. Sistema de recompensas e resultados esperados. Estratégias de remuneração. Remuneração de executivos expatriados. O tema Remuneração Variável integra-se com os demais temas constantes desta disciplina com uma abordagem estratégica dos sistemas de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como com as estratégias organizacionais. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Papel que a remuneração variável possui no contexto e estratégia organizacional; Potencialidades e restrições no uso da remuneração variável; Principais práticas e tendências de mercado; Diferentes tipos de remuneração variável, suas características, vantagens e desvantagens (bônus por metas; participação nos lucros ou resultados; comissionamento; incentivos de longo prazo; programas de incentivos).
Professores:
Ademar Orsi
Doutor e Mestre em Administração pela USP e ex conselheiro da ABRH
Eduardo Faro
Mestre em Gestão de Negócios com ênfase em Organização e Recursos Humanos
7. Talent Acquisition e Diversidade
Essa disciplina é composta por três temas: Talent Acquisition e Employer Branding, Seleção por Competências e Diversidade. Os temas Talent Acquisition e Employer Branding, Seleção por Competências e Diversidade abrange os conteúdos pertinentes a captação e seleção de talentos em um contexto globalizado e competitivo. Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Talent Acquisition e Diversidade e Seleção por Competências o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Contextos e tendências de captação e seleção de pessoas; • Posicionamento estratégico e Planejamento de necessidades; • Desenvolvimento de fontes e o Processo de captação; • Recrutamento interno vs externo • Assessment Centers. • Processo de seleção: seleção por competência; • Tendências de ferramentas e metodologias para captação e seleção
Professores:
Dante Mantovani
Atua como executivo de RH em empresas como Gradiente, Ernst & Young e Grupo CCR.MBA. Mestre em Administração pela FEA-USP.
Victor Richarte Martinez
Doutor e mestre em Diversidade nas Organizações pela FEA/USP
8. Employee Value Proposition
Essa disciplina é composta por dois temas: Estratégias de Recompensas e Employee Value Proposition e Riscos Jurídicos da Gestão Salarial. A abordagem do tema Estratégias de Recompensas e Employee Value Proposition abrange a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Com especial atenção ao conteúdo de remuneração por competências e outras formas alternativas ao método funcional como, por exemplo, a remuneração por habilidades. Discute-se outras formas de Recompensa, de natureza não financeira. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: · Remuneração por competências; · Competências técnicas e capacidades; · Remuneração por habilidades; · Avaliação por competências; · Movimentações e tomadas de decisões relacionadas à evolução salarial; · Gestão Salarial e do composto remuneratórios; · Recompensas não financeiras; · Direcionadores para retenção e engajamento. · Descrever como construir e implantar um Programa de Gestão de Desempenho. A abordagem do tema Riscos Jurídicos da Gestão Salarial abrange os aspectos jurídicos que suportam a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Regulamentações pertinentes; e Estrutura jurídica; • Princípios protetores baseados na hipossuficência do trabalhador; e Princípios constitucionais; • Formas de fixação da remuneração; e Irredutibilidade salarial; • Isonomia salarial e simultaneidade no exercício da função; • Remuneração variável: gratificação, prêmios e bônus, participação nos lucros ou resultados, participação acionária; • Aportes em cartões de incentivo, ajuda de custo e diárias de viagem, veículo, habitação, celular e laptop, alimentação; • Benefícios, e Cursos de capacitação e qualificação profissionais, e concessão de treinamentos e cursos
Professores:
Maria Lúcia Gadotti
Sócia de Stüssi Neves Advogados desde 1996 e coordenadora do Comitê de Recursos Humanos na Câmara Suíça
José Hipólito
Professor, pesquisador e consultor em Gestão Estratégica. Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP.
5. Desenvolvimento de pessoas e coaching
1. Coaching, Mentoring e Sucessão
A abordagem do tema Coaching e Mentoring e Processos Sucessórios contempla a evolução histórica e principais pressupostos e a contribuição das práticas na ascensão e sucessão nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O impacto da evolução e mudança dos modelos de gestão de negócios na forma de gerir o desenvolvimento das pessoas; Práticas de Executive Coaching; Práticas de Mentoring; Práticas de Career Counseling.
Professores:
Marcos Aurélio de Araújo Ferreira
Administrador com especialização em administração financeira
2. Aprendizagem e Educação Corporativa
Essa disciplina é composta por dois temas: Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento. O tema Educação Corporativa promoverá uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vem ocorrendo no contexto empresarial que transformam educação em fator de competitividade, favorecendo assim o surgimento das Universidades Corporativas (UC’s) ou Sistemas de Educação Corporativa (SEC’s). Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Refletir de forma crítica sobre o contexto empresarial e os fatores que transformam educação em algo que - vinculado à competitividade - favorece a criação das Universidades Corporativas (UC’s) ou Sistemas de Educação Corporativa (SEC’s). • Discutir e articular os principais conceitos de: Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento Organizacional, Gestão por Competências e Cultura Organizacional e analisar as implicações da adoção destas linhas teóricas para a prática organizacional. • Discutir sobre os conceitos, princípios e práticas de Educação Corporativa. • Proporcionar condições para compreender, analisar e decidir sobre a concepção e modelagem de projetos, a dinâmica e a estrutura de um Sistema de Educação Corporativa (SEC). A abordagem do tema Gestão do Conhecimento abrangerá aspectos teóricos e práticos das seguintes áreas de conhecimento: Economia Baseada em Conhecimento, Modelos de Gestão de Pessoas, Epistemologia e Conhecimento Organizacional, Estratégia e Competências Organizacionais, estrutura, contexto, políticas e práticas de Gestão de Conhecimento. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Promover uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vem ocorrendo nas organizações e na sociedade colocando o Conhecimento como fator crítico para definir as vantagens competitivas de empresas e nações. • Compreender e analisar as principais interpretações sobre os conceitos de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, abordando a sociologia do conhecimento e as visões recentes
Professores:
Marisa Pereira Eboli
Coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração, e professora da graduação e mestrado profissional da Faculdade FIA.
Mauricio Pimentel
Mestre em engenharia de produção e professor
3. Gestão de Carreira e Desenvolvimento
A abordagem do tema Gestão da Carreira e Sucessão abrange a evolução das teorias de carreira e carreiras no Brasil, as novas carreiras, as carreiras inteligentes, a transição profissional, o fenômeno opt out, a gestão de carreira nas 150 melhores empresas para se trabalhar, reflexões sobre gestão de carreira, contrato psicológico, gerações e novas carreiras, o conceito de processo sucessório, estruturação do processo successório, e gestão e retenção de talentos. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Teorias tradicionais e não tradicionais sobre carreiras; • Carreira proteana e carreira sem fronteira; • Carreiras inteligentes; • Transições entre funções e transições dentro de uma mesma função; • Fenômeno Opt Out; • Modelo ABC; • Conceito de contrato psicológico; • Gerações e as novas carreiras; • Os desafios da gestão de carreiras; • Gestão de Carreira – indivíduo e empresa; • Processo sucessório – mapa e desenvolvimento; • Correntes teóricas da gestão de talentos.
Professores:
Elza Fátima Rosa Veloso
Elza Fátima Rosa Veloso é coordenadora e professora da Fundação Instituto de Administração, com título de Doutora em Administração pela FEA/USP.
4. Gestão de Desempenho e Assessment
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback . O tema de Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback abrange como a gestão de desempenho se situa no Modelo de Gestão de Pessoas, os seus objetivos, finalidades e integração com demais processos; os focos de avaliação e outras classificações/ tipologias. Também trata da implantação do programa, tais como a comunicação do programa, a preparação dos participantes, os erros de avaliação e como evitá-los; o feedback construtivo: positivo e corretivo e suas dimensões. Ao término do tema Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback, o aluno deverá ser capaz de: • Explicar como a gestão de desempenho se situa no modelo de gestão de pessoas. • Explicar a relação entre gestão e avaliação de desempenho, bem como a importância dos condicionantes do desempenho. • Apresentar e discutir conceitos e objetivos relativos à Gestão do Desempenho das pessoas nas organizações. • Discorrer sobre os principais focos/metodologias utilizados para avaliação do desempenho. • Analisar aplicabilidade dos instrumentos no contexto prático, levando em conta princípios, políticas e estilo de gestão da organização. • Discorrer sobre quais são os principais erros de avaliação e como evitá-los. • Discorrer sobre a importância e as técnicas de feedback construtivo, bem como sobre as dificuldades de gestores e demais profissionais neste processo. • Descrever como construir e implantar um Programa de Gestão de Desempenho
Professores:
Cassiano Machado Silva
Consultor em gestão estratégica de pessoas. Mestre em Administração pela FEA-USP.
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Mauy Rovai,
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