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Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Torne-se um especialista em nível de pós-graduação na gestão e processos de recursos humanos. Uma formação científica e ao mesmo tempo aplicada à gestão estratégica de pessoas.
Aulas com professores conceituados como Alexandre del Rey, Carlos Honorato Teixeira, docentes da USP, gestores e líderes.
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Aprenda com quem é referência do mercado e torne-se um deles.
Formato:
100% Online
Duração do curso
15 meses
Próxima turma:
Turma Agosto de 2022
Formato:
100% Online
Duração do curso
15 meses
Próxima turma:
Turma Maio de 2022
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
[] TESTE WHITHIN
[] TESTE EQUALTO
[] TESTE CONTAINING
eixo.nome: Desenvolvimento de equipes, pessoas e coaching
[] TESTE WHITHIN
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TESTE WHITHIN
TESTE EQUALTO
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eixo.nome: Excelência em recursos humanos
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eixo.nome: Gestão da mudança, cultura e comportamento
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TESTE WHITHIN
TESTE EQUALTO
TESTE CONTAINING
Desenvolvimento de equipes, pessoas e coaching
Excelência em recursos humanos
Gestão da mudança, cultura e comportamento
Gestão e liderança
EIXO
Desenvolvimento de equipes, pessoas e coaching
EIXO
Excelência em recursos humanos
EIXO
Gestão da mudança, cultura e comportamento
EIXO
Gestão e liderança
Coaching, Mentoring e Sucessão
A abordagem do tema Coaching e Mentoring e Processos Sucessórios contempla a evolução histórica e principais pressupostos e a contribuição das práticas na ascensão e sucessão nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O impacto da evolução e mudança dos modelos de gestão de negócios na forma de gerir o desenvolvimento das pessoas; Práticas de Executive Coaching; Práticas de Mentoring; Práticas de Career Counseling.
Coaching, Mentoring e Sucessão
Coaching, Mentoring e Sucessão
A abordagem do tema Coaching e Mentoring e Processos Sucessórios contempla a evolução histórica e principais pressupostos e a contribuição das práticas na ascensão e sucessão nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O impacto da evolução e mudança dos modelos de gestão de negócios na forma de gerir o desenvolvimento das pessoas; Práticas de... Ver mais
Aprendizagem e Educação Corporativa
Essa disciplina é composta por dois temas: Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento. O tema Educação Corporativa promoverá uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vem ocorrendo no contexto empresarial que transformam educação em fator de competitividade, favorecendo assim o surgimento das Universidades Corporativas (UC’s) ou Sistemas de Educação Corporativa (SEC’s). Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Refletir de forma crítica sobre o contexto empresarial e os fatores que transformam educação em algo que - vinculado à competitividade - favorece a criação das Universidades Corporativas (UC’s) ou Sistemas de Educação Corporativa (SEC’s). • Discutir e articular os principais conceitos de: Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento Organizacional, Gestão por Competências e Cultura Organizacional e analisar as implicações da adoção destas linhas teóricas para a prática organizacional. • Discutir sobre os conceitos, princípios e práticas de Educação Corporativa. • Proporcionar condições para compreender, analisar e decidir sobre a concepção e modelagem de projetos, a dinâmica e a estrutura de um Sistema de Educação Corporativa (SEC). A abordagem do tema Gestão do Conhecimento abrangerá aspectos teóricos e práticos das seguintes áreas de conhecimento: Economia Baseada em Conhecimento, Modelos de Gestão de Pessoas, Epistemologia e Conhecimento Organizacional, Estratégia e Competências Organizacionais, estrutura, contexto, políticas e práticas de Gestão de Conhecimento. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Promover uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vem ocorrendo nas organizações e na sociedade colocando o Conhecimento como fator crítico para definir as vantagens competitivas de empresas e nações. • Compreender e analisar as principais interpretações sobre os conceitos de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, abordando a sociologia do conhecimento e as visões recentes
Aprendizagem e Educação Corporativa
Aprendizagem e Educação Corporativa
Essa disciplina é composta por dois temas: Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento. O tema Educação Corporativa promoverá uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vem ocorrendo no contexto empresarial que transformam educação em fator de competitividade, favorecendo assim o surgimento das Universidades Corporativas (UC’s) ou Sistemas de Educação Corporativa (SEC’s). Ao... Ver mais

Coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração, e professora da graduação e mestrado profissional da Faculdade FIA.
Gestão de Carreira e Desenvolvimento
A abordagem do tema Gestão da Carreira e Sucessão abrange a evolução das teorias de carreira e carreiras no Brasil, as novas carreiras, as carreiras inteligentes, a transição profissional, o fenômeno opt out, a gestão de carreira nas 150 melhores empresas para se trabalhar, reflexões sobre gestão de carreira, contrato psicológico, gerações e novas carreiras, o conceito de processo sucessório, estruturação do processo successório, e gestão e retenção de talentos. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Teorias tradicionais e não tradicionais sobre carreiras; • Carreira proteana e carreira sem fronteira; • Carreiras inteligentes; • Transições entre funções e transições dentro de uma mesma função; • Fenômeno Opt Out; • Modelo ABC; • Conceito de contrato psicológico; • Gerações e as novas carreiras; • Os desafios da gestão de carreiras; • Gestão de Carreira – indivíduo e empresa; • Processo sucessório – mapa e desenvolvimento; • Correntes teóricas da gestão de talentos.
Gestão de Carreira e Desenvolvimento
Gestão de Carreira e Desenvolvimento
A abordagem do tema Gestão da Carreira e Sucessão abrange a evolução das teorias de carreira e carreiras no Brasil, as novas carreiras, as carreiras inteligentes, a transição profissional, o fenômeno opt out, a gestão de carreira nas 150 melhores empresas para se trabalhar, reflexões sobre gestão de carreira, contrato psicológico, gerações e novas carreiras, o conceito de processo... Ver mais

Professora com sólida experiência em Gestão no segmento bancário. Doutora em Administração pela FEA-USP.
Gestão de Desempenho e Assessment
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback . O tema de Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback abrange como a gestão de desempenho se situa no Modelo de Gestão de Pessoas, os seus objetivos, finalidades e integração com demais processos; os focos de avaliação e outras classificações/ tipologias. Também trata da implantação do programa, tais como a comunicação do programa, a preparação dos participantes, os erros de avaliação e como evitá-los; o feedback construtivo: positivo e corretivo e suas dimensões. Ao término do tema Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback, o aluno deverá ser capaz de: • Explicar como a gestão de desempenho se situa no modelo de gestão de pessoas. • Explicar a relação entre gestão e avaliação de desempenho, bem como a importância dos condicionantes do desempenho. • Apresentar e discutir conceitos e objetivos relativos à Gestão do Desempenho das pessoas nas organizações. • Discorrer sobre os principais focos/metodologias utilizados para avaliação do desempenho. • Analisar aplicabilidade dos instrumentos no contexto prático, levando em conta princípios, políticas e estilo de gestão da organização. • Discorrer sobre quais são os principais erros de avaliação e como evitá-los. • Discorrer sobre a importância e as técnicas de feedback construtivo, bem como sobre as dificuldades de gestores e demais profissionais neste processo. • Descrever como construir e implantar um Programa de Gestão de Desempenho
Gestão de Desempenho e Assessment
Gestão de Desempenho e Assessment
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback . O tema de Gestão de Desempenho e Assessment e Feedback abrange como a gestão de desempenho se situa no Modelo de Gestão de Pessoas, os seus objetivos, finalidades e integração com demais processos; os focos de avaliação e outras classificações/ tipologias. Também trata da implantação do programa,... Ver mais

Consultor em gestão estratégica de pessoas. Mestre em Administração pela FEA-USP.
Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
Essa disciplina é composta por dois temas: Relações de Trabalho e Negociação Coletiva e Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho. O tema Relações de Trabalho e Negociação Coletiva abrange a origem e evolução histórica do trabalho no contexto nacional, bem como a relação capital e trabalho. Também trata das formas de participação dos trabalhadores na empresa, do sistema sindical brasileiro, da negociação coletiva, sua conceituação, e seus níveis de negociação. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de: Mostrar as diferenças e interfaces entre RH e RT e verificar como cada área lida com os conflitos nas relações de trabalho. Discutir as relações de trabalho e o papel dos sindicatos no Brasil como condicionante externo à gestão de pessoas nas organizações. O tema Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho aborda a estrutura do judiciário e da justiça do trabalho, bem como dos órgãos extrajudiciais e administrativos trabalhistas. Fontes do direito do trabalho, os limites do poder diretivo do empregador e os direitos fundamentais do trabalhador. Também trata sobre o contrato de emprego, a parassubordinação e a subordinação estrutural. Contempla o contrato de trabalho e a responsabilidade civil.Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Estrutura do Judiciário e da Justiça do Trabalho. Órgãos extrajudiciais e administrativos trabalhistas (Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho e sindicatos). Importância da estrutura para a organização empresarial. Processos judiciais, procedimentos investigatórios e preparatórios, autos de infração e termos de ajustamento de conduta; Fontes do Direito do Trabalho – valorização dos princípios; súmulas vinculantes e súmulas não vinculantes (persuasivas). Transição do Direito e “insegurança” para as empresas diante do leque de interpretações judiciais acerca das normas; Os limites do poder diretivo do empregador e os direitos fundamentais do trabalhador. Colisão de direitos (intimidade, privacidade, liberdade, igualdade, integridade física, saúde etc. do trabalhador) com o direito de propriedade do empregador; Contrato de emprego, parassubordinação e subordinação estrutural. Visão tradicional x visão contemporânea. Novos modelos produtivos (trabalho à distância, controle e gestão); Novas formas de contratação. Contrato de trabalho - estágio, aprendizagem, terceirização, temporário e cooperativismo. Características. Vantagens e desvantagens para a organização empresarial;
Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
Essa disciplina é composta por dois temas: Relações de Trabalho e Negociação Coletiva e Dimensões Jurídicas das Relações de Trabalho. O tema Relações de Trabalho e Negociação Coletiva abrange a origem e evolução histórica do trabalho no contexto nacional, bem como a relação capital e trabalho. Também trata das formas de participação dos trabalhadores na empresa, do sistema sindical... Ver mais

Diretor técnico do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
Business Partner na Gestão de RH
A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a linguagem dos negócios; demonstrar os benefícios de um RH estratégico; criar processos e práticas que alimentem a parceria. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O alinhamento das iniciativas de RH com a estratégia da Empresa Objetivos da Consultoria I.nterna de RH Competências do Consultor Interno de RH A Carreira do Consultor Interno de RH Como ser um Consultor de RH eficaz: o ciclo PDCA
Business Partner na Gestão de RH
Business Partner na Gestão de RH
A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a... Ver mais

Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae
People Analytics e Inteligência Artificial em RH
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar relações, classificações e agrupamentos que permitem a construção de insights para solução de problemas de gestão pessoas. Assim, a disciplina apresenta e discute os principais componentes, papel dos agentes envolvidos, desafios, método e prática do People Analytics nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : O que é o People Analytics?; Agentes envolvidos no People Analytics e responsabilidades; People Analytics nas organizações: níveis de maturidade e benefícios esperados; Insights e casos de sucesso nas organizações; Desafios para o People Analytics ; Segurança e proteção dos dados; Procedimento metodológico do People Analytics e aula prática; Principais softwares para People Analytics.
People Analytics e Inteligência Artificial em RH
People Analytics e Inteligência Artificial em RH
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar... Ver mais

Co-fundador da I2AI BRASIL. Autor nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia. Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP.

Doutor em Administração pela FEA-USP e consultor técnico da pesquisa: "As Melhores Empresas para Você Trabalhar - Você S.A-FIA".

Doutor em Administração pela FEA/USP, trabalhou na Google, Telefônica e Embratel.
Integração, Socialização e Gestão de Talentos
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão de Talentos e Socialização Os temas Gestão de Talentos e Socialização abrange os conteúdos pertinentes a gestão de talentos e socialização Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Talent Acquisition e Employer Branding e Seleção por Competências o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Socialização e contrato psicológico; Transferência e expatriação; Recolocação de profissionais. Demografia e o mercado de trabalho
Integração, Socialização e Gestão de Talentos
Integração, Socialização e Gestão de Talentos
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão de Talentos e Socialização Os temas Gestão de Talentos e Socialização abrange os conteúdos pertinentes a gestão de talentos e socialização Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Talent Acquisition e Employer Branding e Seleção por Competências o... Ver mais

Conselheira de Administração na Luminae Energia; Conselheira no Grupo Cia de Talentos; Conselheira Fiscal no Instituto Ser+; Professora na FIA e na CESAR School
Gestão Estratégica da Remuneração
Essa disciplina é composta por dois temas: Remuneração Fixa e Remuneração Variável. A abordagem do tema Remuneração Fixa abrange os componentes e as técnicas do sistema nacional e internacional de remuneração. Ao término do tema Remuneração Fixa o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Sistema e estrutura salarial – funcional, habilidades e competências. Recompensa pelo trabalho e componentes da remuneração. Sistema de recompensas e resultados esperados. Estratégias de remuneração. Remuneração de executivos expatriados. O tema Remuneração Variável integra-se com os demais temas constantes desta disciplina com uma abordagem estratégica dos sistemas de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como com as estratégias organizacionais. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Papel que a remuneração variável possui no contexto e estratégia organizacional; Potencialidades e restrições no uso da remuneração variável; Principais práticas e tendências de mercado; Diferentes tipos de remuneração variável, suas características, vantagens e desvantagens (bônus por metas; participação nos lucros ou resultados; comissionamento; incentivos de longo prazo; programas de incentivos).
Gestão Estratégica da Remuneração
Gestão Estratégica da Remuneração
Essa disciplina é composta por dois temas: Remuneração Fixa e Remuneração Variável. A abordagem do tema Remuneração Fixa abrange os componentes e as técnicas do sistema nacional e internacional de remuneração. Ao término do tema Remuneração Fixa o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Sistema e estrutura salarial – funcional, habilidades e competências. Recompensa pelo trabalho e... Ver mais

Doutor e Mestre em Administração pela USP e ex conselheiro da ABRH
Employee Value Proposition
Essa disciplina é composta por dois temas: Estratégias de Recompensas e Employee Value Proposition e Riscos Jurídicos da Gestão Salarial. A abordagem do tema Estratégias de Recompensas e Employee Value Proposition abrange a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Com especial atenção ao conteúdo de remuneração por competências e outras formas alternativas ao método funcional como, por exemplo, a remuneração por habilidades. Discute-se outras formas de Recompensa, de natureza não financeira. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Remuneração por competências; Competências técnicas e capacidades; Remuneração por habilidades; Avaliação por competências; Movimentações e tomadas de decisões relacionadas à evolução salarial; Gestão Salarial e do composto remuneratórios; Recompensas não financeiras; Direcionadores para retenção e engajamento. Descrever como construir e implantar um Programa de Gestão de Desempenho.A abordagem do tema Riscos Jurídicos da Gestão Salarial abrange os aspectos jurídicos que suportam a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Regulamentações pertinentes; e Estrutura jurídica; Princípios protetores baseados na hipossuficência do trabalhador; e Princípios constitucionais; Formas de fixação da remuneração; e Irredutibilidade salarial; Isonomia salarial e simultaneidade no exercício da função; Remuneração variável: gratificação, prêmios e bônus, participação nos lucros ou resultados, participação acionária; Aportes em cartões de incentivo, ajuda de custo e diárias de viagem, veículo, habitação, celular e laptop, alimentação; Benefícios, e Cursos de capacitação e qualificação profissionais, e concessão de treinamentos e cursos
Employee Value Proposition
Employee Value Proposition
Essa disciplina é composta por dois temas: Estratégias de Recompensas e Employee Value Proposition e Riscos Jurídicos da Gestão Salarial. A abordagem do tema Estratégias de Recompensas e Employee Value Proposition abrange a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Com especial atenção ao conteúdo de remuneração... Ver mais

CIO na Fundação Bradesco por mais de 17 anos, há mais de 18 anos lidera e gerencia projetos de inovação, operação de TIC, BPM, PPM.
Gestão por Competências
Essa disciplina é composta por dois temas: Sistema Integrado com Base em Competências e Experiências Práticas da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Sistema Integrado em Competências abrange os conceitos de competência, de complexidade e espaço ocupacional sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de competências; dos processos de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas por meio de um sistema integrado. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Conceitos de Gestão por Competências. • Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. • A Gestão de Competências nos Subsistemas de Recursos Humanos.
Gestão por Competências
Gestão por Competências
Essa disciplina é composta por dois temas: Sistema Integrado com Base em Competências e Experiências Práticas da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Sistema Integrado em Competências abrange os conceitos de competência, de complexidade e espaço ocupacional sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de... Ver mais

Professor, pesquisador e consultor em Gestão Estratégica. Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP.
Talent Acquisition e Diversidade
Essa disciplina é composta por três temas: Talent Acquisition e Employer Branding, Seleção por Competências e Diversidade. Os temas Talent Acquisition e Employer Branding, Seleção por Competências e Diversidade abrange os conteúdos pertinentes a captação e seleção de talentos em um contexto globalizado e competitivo. Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Talent Acquisition e Diversidade e Seleção por Competências o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Contextos e tendências de captação e seleção de pessoas; • Posicionamento estratégico e Planejamento de necessidades; • Desenvolvimento de fontes e o Processo de captação; • Recrutamento interno vs externo • Assessment Centers. • Processo de seleção: seleção por competência; • Tendências de ferramentas e metodologias para captação e seleção
Talent Acquisition e Diversidade
Talent Acquisition e Diversidade
Essa disciplina é composta por três temas: Talent Acquisition e Employer Branding, Seleção por Competências e Diversidade. Os temas Talent Acquisition e Employer Branding, Seleção por Competências e Diversidade abrange os conteúdos pertinentes a captação e seleção de talentos em um contexto globalizado e competitivo. Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional... Ver mais

Atua como executivo de RH em empresas como Gradiente, Ernst & Young e Grupo CCR.MBA. Mestre em Administração pela FEA-USP.
Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Nesta disciplina os alunos serão estimulados a participar de experiências vivenciais que lhes permitam desenvolver potencialidades e ampliar os conhecimentos abordados pelo curso. Os temas são os mais variados e contemporâneos sobre Gestão de Pessoas.
Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Nesta disciplina os alunos serão estimulados a participar de experiências vivenciais que lhes permitam desenvolver potencialidades e ampliar os conhecimentos abordados pelo curso. Os temas são os mais variados e contemporâneos sobre Gestão de Pessoas. Ver mais

Atuou como pesquisador visitante da Northeastern University. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
Desafios da Comunicação nas Organizações
Os atuais e os possíveis paradigmas da comunicação nas organizações a partir do olhar de mudanças que estão acontecendo na sociedade, na empresa e com o indivíduo; a desejável humanização nas organizações; da escuta ativa à comunicação dialógica; a comunicação interpessoal e de liderança avançada; a comunicação de notícias e decisão difícil; onde o sentido do trabalho encontra o engajamento e a inspiração; cultura e mediação de conflitos. Disciplina pretende contribuir para que os alunos desenvolvam “soft skills” para trafegar nas organizações, construir relações de confiança com seus times e com demais áreas da empresa e engajar mais facilmente pessoas em seus projetos. Ao final, pretende-se que o participante: Seja capaz de identificar os atuais paradigmas da Comunicação nas organizações e a partir deles possam planejar, implementar e acompanhar diferentes estratégias que, ao mesmo tempo, beneficiem a organização e os indivíduos. Identifique os vários níveis em que se processa a comunicação e sejam capazes de trafegar por diferentes zonas de influência; Seja capaz de dialogar com seus times e com demais áreas da empresa, buscando mais engajamento e comprometimento Reconheça a importância da escuta ativa, da comunicação dialógica e da comunicação compassiva e se proponha a praticá-las; Esteja apto/apta a compreender e diagnosticar o clima e a cultura organizacional e a sua relação com a comunicação que acontece no âmbito interno da organização.
Desafios da Comunicação nas Organizações
Desafios da Comunicação nas Organizações
Os atuais e os possíveis paradigmas da comunicação nas organizações a partir do olhar de mudanças que estão acontecendo na sociedade, na empresa e com o indivíduo; a desejável humanização nas organizações; da escuta ativa à comunicação dialógica; a comunicação interpessoal e de liderança avançada; a comunicação de notícias e decisão difícil; onde o sentido do trabalho encontra o... Ver mais

Head Global de Comunicação Corporativa e Marca Instituciona na Votorantim Cimentos.

Facilitadora de Comunicação Não Violenta.

Consultor de Desenvolvimento Humano e Organizacional em mais de 14 países. MBA em Liderança pela FranklinCovey Business School.
Gestão da Cultura Organizacional
A disciplina é composta por dois temas: Gestão da Cultura organizacional e Gestão intercultural: Fusões e aquisições. A abordagem do tema Cultura Organizacional abrange a formulação da estratégia, a relação entre liderança e cultura e o papel da Área de RH na gestão cultural da organização. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : • Cultura Organizacional: definição de cultura Organizacional; formação e evolução da cultura; níveis da cultura; elementos da cultura; a relação entre estratégia - Cultura – Mudança; cultura organizacional e cultura nacional; liderança e sua relação com a cultura organizacional; o papel do RH na gestão da cultura Organizacional. O objetivo da aula de Gestão Intercultural: fusões e aquisições é apresentar a complexidade da gestão da transformação de combinações empresariais, que contemplam aquisições, fusões, desinvestimentos, alianças estratégicas e joint-ventures entre outras. Para isso, são apresentados os seguintes conteúdos: • Estratégias que levam às combinações empresariais • Modalidades de combinações empresariais (aquisições, fusões etc) • Correlação entre diferenças culturais e efetividade das combinações • Complexidade da transição entre o início da operação e o modelo futuro desejado • Gestão de componentes críticos como ocupação das posições críticas e retenção de profissionais • Casos práticos de combinações empresariais e implicações para os líderes e profissionais de recursos humanos
Gestão da Cultura Organizacional
Gestão da Cultura Organizacional
A disciplina é composta por dois temas: Gestão da Cultura organizacional e Gestão intercultural: Fusões e aquisições. A abordagem do tema Cultura Organizacional abrange a formulação da estratégia, a relação entre liderança e cultura e o papel da Área de RH na gestão cultural da organização. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : • Cultura Organizacional:... Ver mais
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Professor atuante em Gestão de Recursos Humanos, tendo sido Diretor de Recursos Humanos da USP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
Gestão de Mudanças nas Organizações
A abordagem do tema Gestão Estratégica da Mudança abrange as perspectivas relacionadas aos aspectos do indivíduo, da equipe, da organização e da liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : · A perspectiva do indivíduo: os aspectos da aprendizagem; os aspectos do comportamento; os aspectos cognitivos; a psicodinâmica individual; · A perspectiva da equipe; · A perspectiva da organização: impulsionadores da mudança; natureza da mudança; estágios do processo de mudança; · A perspectiva da liderança: o papel no processo de mudança; os estilos de liderança e impactos na mudança; os desafios da liderança
Gestão de Mudanças nas Organizações
Gestão de Mudanças nas Organizações
A abordagem do tema Gestão Estratégica da Mudança abrange as perspectivas relacionadas aos aspectos do indivíduo, da equipe, da organização e da liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : · A perspectiva do indivíduo: os aspectos da aprendizagem; os aspectos do comportamento; os aspectos cognitivos; a psicodinâmica individual; · A perspectiva da equipe;... Ver mais

Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
Gestão de Pessoas, Clima e Engajamento das Organizações
Introduzir a reflexão sobre Gestão Estratégica de RH (GERH), diferenciando os papéis dos agentes envolvidos na sua implementação, com destaque para o profissional de RH e o gestor de linha. Explicitar e exercitar esses papéis a partir dos conceitos e da prática da Gestão de Clima Organizacional e do Engajamento. Ao término da disciplina os alunos deverão: · Dominar e saber aplicar os conceitos de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Pessoas · Compreender a importância dos papéis dos profissionais e dos gestores de linha para a Gestão Estratégica de Pessoas · Conhecer as competências necessárias para os profissionais de RH e os gestores de linha na GERH · Dominar, saber diferenciar e aplicar os conceitos de Clima Organizacional, Comprometimento e Engajamento · Entender e saber analisar as etapas do processo de Gestão do Clima Organizacional nas Empresas e avaliar a qualidade de serviços prestados por terceiros · Entender e saber diagnosticar os níveis de maturidade da Gestão de Clima Organizacional nas Empresas · Reconhecer o seu papel no processo de gestão do Clima Organizacional
Gestão de Pessoas, Clima e Engajamento das...
Gestão de Pessoas, Clima e Engajamento das Organizações
Introduzir a reflexão sobre Gestão Estratégica de RH (GERH), diferenciando os papéis dos agentes envolvidos na sua implementação, com destaque para o profissional de RH e o gestor de linha. Explicitar e exercitar esses papéis a partir dos conceitos e da prática da Gestão de Clima Organizacional e do Engajamento. Ao término da disciplina os alunos deverão: · Dominar e saber aplicar os... Ver mais

Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.

Coordenador do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA-UOL
Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
A disciplina visa estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento advindas das oportunidades de negócio, dos processos de inovação e das práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Para que o aluno incorpore as competências estabelecidas para esta disciplina, serão abordados os temas Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking. Além disso, serão realizados Workshops de debate de práticas vivenciadas pelos próprios alunos em suas empresas e áreas de atuação. Espera-se com isso demonstrar como o comportamento empreendedor, os processos de inovação e as novas formas de desenvolvimento de projetos e produtos exigem práticas de RH também inovadoras no âmbito das organizações. O conteúdo específico de cada um destes temas é detalhado a seguir: Empreendedorismo: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as principais características e papéis do empreendedor, além de ser capaz de identificar oportunidades e avaliar planos de negócios na atualidade. Serão abordados os seguintes tópicos: (i) Conceitos iniciais sobre o empreendedorismo, (ii) Habilidades, competências, e características dos empreendedores – fatores psicológicos e sociológicos, (iii) Gestão empreendedora e (iv) plano de negócios. Inovação: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre os diferentes tipos e estratégias de inovação e os processos de planejamento e gestão. Ao fim da disciplina espera-se que o aluno adquira a capacidade de: (i)conhecer conceitos fundamentais do processo de planejamento e gestão da inovação; (ii) interpretar e aplicar os principais conceitos e ferramentas de inovação nas organizações; (iii) discutir e avaliar de forma critica as aplicações dos principais conceitos relacionados ao planejamento e gestão da inovação. Design Thinking: Tem como objetivo desenvolver no discente a capacidade do uso da ferramenta para solucionar desafios críticos no ambiente
Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
A disciplina visa estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento advindas das oportunidades de negócio, dos processos de inovação e das práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Para que o aluno incorpore as competências estabelecidas para esta disciplina, serão abordados os temas Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking. Além disso, serão... Ver mais

Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.

Escritor, palestrante e coach, especialista em liderança e sustentabilidade
Modelos de Gestão e Estratégica
O tema Evolução do Pensamento em Gestão abrange uma síntese evolutiva do surgimento das diferentes escolas de administração, abordando a análise organizacional (racionalidade, objetivos, desempenho, poder, controle e processo decisório, mudança organizacional e novas estruturas organizacionais) e suas implicações. Trata também sobre os constructos e modelos de gestão que se encontram nas fronteiras de estudo da gestão das organizações. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compatibilizar sua atuação como gestor de pessoas com o contexto do modelo de gestão praticado pela empresa, que permeiam as seguintes alternativas: O modelo de administração científica, o modelo de relações humanas, O modelo de administração burocrática; O modelo sistêmico de administração; O modelo contingencial da administração; O modelo de administração por objetivos; O modelo de administração estratégica; O modelo de administração japonesa; O modelo de administração virtual; O modelo de administração do conhecimento; O modelo de administração de redes de valor agregado. A emergência de novos paradigmas.O tema Gestão Estratégica do Negócio abrange a compreensão de como as organizações conquistam e sustentam vantagens competitivas. Para tanto, são estudados os fundamentos, o processo e as ferramentas de administração estratégica e sua aplicação nos níveis corporativo, da unidade de negócio e operacional. Ao término do tema os alunos serão capazes de: Discutir os propósitos organizacionais (missão, visão, valores e objetivos). Analisar o ambiente geral (político, econômico, sociocultural, tecnológico, natural e legal) e setorial (forças que dirigem a concorrência), nos quais a organização se insere e compreender como eles podem influenciar seu desempenho. Análisar o ambiente interno da organização, seus recursos, capacidades e competências e compreender como eles contribuem para a busca e a sustentação da vantagem competitiva. Discutir alternativas estratégicas nos níveis corporativo (diversificação, integração vertical, aquisições, internacionalização, cooperação e desinvestimento), competitivo (estratégias competitivas genéricas, disciplinas de valor e modelo delta) e operacional (estratégias das áreas funcionais). Compreender os processos de implementação estratégica e de controle estratégico para dimensionar a capacidade da organização para executar suas estratégias e mensurar seus resultados.
Modelos de Gestão e Estratégica
Modelos de Gestão e Estratégica
O tema Evolução do Pensamento em Gestão abrange uma síntese evolutiva do surgimento das diferentes escolas de administração, abordando a análise organizacional (racionalidade, objetivos, desempenho, poder, controle e processo decisório, mudança organizacional e novas estruturas organizacionais) e suas implicações. Trata também sobre os constructos e modelos de gestão que se encontram... Ver mais

Comentarista econômico da Globonews. Economista e Estrategista de Cenários Futuros.
Tendências Econômicas da Atualidade
O macro ambiente globalizado, competitivo e sujeito a rápidas mudanças proporcionam às organizações a necessidade constante de atualização e inovação em processos, produtos e serviços. Esse cenário consolida a formação do profissional da área de Gestão de Pessoas sob uma perspectiva multifacetada, em que deve ser capaz de compreender os impactos das influências advindas do ambiente na realidade empresarial. A disciplina Tendências Econômicas da Atualidade é composto pelos temas: Tendências da Economia, Perspectivas da Economia Brasileira, e Mercado Financeiro Nacional. Abrange uma introdução sobre (i) macroeconomia e suas variáveis fundamentais; e, (ii) os principais mercados financeiros, com foco nos conceitos relacionados a política economômica brasileira e suas relações com os mercados financeiros domésticos e internacionais. Tem como objetivo proporcinar condições para a realização de uma análise contextualizada e integrada no processo decisório relacionado à economia e mercado financeiro brasileiro. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • As variáveis macroeconômicas: produto interno bruto, emprego, inflação, taxas de juros e câmbios; • As políticas econômicas fundamentais: política fiscal e monetária; • O modelo Keynesiano: demanda agregada, renda, consumo, inestimentos, gastos do Governo, balança comercial; • Mercados Financeiros: monetários, crédito e capitais.
Tendências Econômicas da Atualidade
Tendências Econômicas da Atualidade
O macro ambiente globalizado, competitivo e sujeito a rápidas mudanças proporcionam às organizações a necessidade constante de atualização e inovação em processos, produtos e serviços. Esse cenário consolida a formação do profissional da área de Gestão de Pessoas sob uma perspectiva multifacetada, em que deve ser capaz de compreender os impactos das influências advindas do ambiente na... Ver mais

Consultor e Pesquisador sobre finanças de mercado, franquias, teoria da complexidade e empreendedorismo.
Gestão Estratégica de Finanças
O tema Finanças Estratégicas visa melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio dos acionistas por meio sistemas de avaliação de desempenho financeiro que incentivem ações de longo prazo e atenda às necessidades de curto prazo. Para isso será explorada a dinâmica que envolve a avaliação da empresa por parte do mercado financeiro e o papel dos executivos em melhorar esta avaliação. O conteúdo envolve fatores que influenciam na avaliação das empresas, papel dos acionistas no monitoramento dos executivos, análise de demonstrativos financeiros e cálculos financeiros fundamentais Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • A leitura, interpretação e uso de informações contábil- financeiras, de modo a reunir elementos para a tomada de decisão e controle administrativo; • A interpretação e a tomada de decisão tendo em vista alcançar a criação de valor para os acionistas e para a sociedade; • A análise de cálculos financeiros fundamentais que relacionem o planejamento financeiro empresarial e pessoal.
Gestão Estratégica de Finanças
Gestão Estratégica de Finanças
O tema Finanças Estratégicas visa melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio dos acionistas por meio sistemas de avaliação de desempenho financeiro que incentivem ações de longo prazo e atenda às necessidades de curto prazo. Para isso será explorada a dinâmica que envolve a avaliação da empresa por parte do mercado financeiro e o papel dos... Ver mais

Leandro José Morilhas atua no mercado da educação há 20 anos.
Gestão Estratégica de Projetos
A disciplina abordará os seguintes assuntos: Introdução à Gestão de Projetos, Processos do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK – PMI ®, O Papel e as Habilidades do Gerente de Projetos, Iniciação de Projetos, Planejamento de Projetos: Escopo, Prazo, Custo e Riscos, Planejamento de Projetos: Processos Complementares, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento de Projetos, Desafios da Gestão de Projetos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer os principais conceitos e nomenclatura típica relacionada à Gestão de Projeto • Definir e controlar os objetivos do projeto; • Identificar os fatores críticos de sucesso do projeto; • Conhecer o papel e as habilidades requeridas por um Gerente de Projetos • Identificar e gerenciar os stakeholders do projeto; • Definir e controlar os requisitos do produto e o escopo do projeto; • Definir e controlar o cronograma e orçamento do projeto; • Definir e controlar os riscos do projeto; • Definir papéis e responsabilidades no projeto; • Conhecer a estrutura de um plano de comunicações do projeto; • Identificar necessidades de aquisições e contratações; • Entender a dinâmica de coordenação das interações entre os envolvidos no projeto; • Formalizar a aceitação dos artefatos resultantes de cada fase do ciclo de vida do projeto; • Elaborar relatórios de avaliação e de acompanhamento da situação do projeto; • Conhecer o processo de gerenciamento de mudanças no projeto; • Conduzir o encerramento formal de projetos ou fases de um projeto.
Gestão Estratégica de Projetos
Gestão Estratégica de Projetos
A disciplina abordará os seguintes assuntos: Introdução à Gestão de Projetos, Processos do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK – PMI ®, O Papel e as Habilidades do Gerente de Projetos, Iniciação de Projetos, Planejamento de Projetos: Escopo, Prazo, Custo e Riscos, Planejamento de Projetos: Processos Complementares, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento de... Ver mais

Professora, consultora, mentora de gerentes. Mestre em Administração pela FEA/USP e Engenheira de Produção pela POLI-USP.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Gestão Estratégica de Recursos Humanos abrange a base conceitual sob a qual o curso está estruturado e funciona como espinha dorsal das demais disciplinas que dão continuidade ao programa. Parte- se do pressuposto contingencial, entendendo-se que os modelos de gestão de pessoas são definidos por fatores internos e externos às organizações que os adotam. Ao término do tema o aluno será capaz de discorrer sobre: • O que é Gestão de Pessoas e quais são seus elementos componentes • Quais as diferentes correntes de análise da Gestão Estratégica de Pessoas • Como se configura a gestão de pessoas na empresa contemporânea; • No que ela difere dos modelos anteriores; • O que provoca a diferença, quais são os fatores condicionantes; • Quais as decisões de construção de um modelo de gestão de pessoas; • A importância dos papéis dos agentes na gestão de pessoas.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Essa disciplina é composta por dois temas: Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O tema Gestão Estratégica de Recursos Humanos abrange a base conceitual sob a qual o curso está estruturado e funciona como espinha dorsal das demais disciplinas que dão continuidade ao programa. Parte- se do pressuposto contingencial, entendendo-se que os modelos de gestão de pessoas são definidos por... Ver mais

Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.
Gestão Estratégica de Marketing
Gestão Estratégica de Marketing
Gestão Estratégica de Marketing

Professor, doutorando e Administração de Empresas e Pós-graduação em Gestão de Marketing e Branded Content (ESPM)
Trabalho Prático Final
Em breve.
Trabalho Prático Final
Trabalho Prático Final
Em breve. Ver mais

Coordenador pedagógico, Professor Sebrae e FIA, tendo passagem por grandes empresas. Doutor em Administração pela FEA-USP.
Certificação bônus para matrículas
José Finocchio Junior
Certificação adicional em Gerenciamento Ágil de Projetos
Amplie seus conhecimentos com um grande especialista em um dos temas que são grandes tendências no mercado profissional: metodologias ágeis para gestão de projetos. No curso, que terá duração de duas horas, José Finocchio Junior vai abordar assuntos como PM, Lean, Scrum e Kanban. José é professor, consultor, autor de livros e criador da metodologia PM Canvas, disponibilizada gratuitamente e com grande adesão nacional. Conquistou o Professional Award do PMI americano com o PM Dome, um business game de gerenciamento de projetos. É um dos grandes nomes na área, com reconhecimento internacional.

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, cash=À vista por, parcels_first=Até , parcels_last=x de, currency=R$, format_currency=pt-BR, discount_first=(desconto de, discount_final=)., payment=opções de pagamento, cta=Falar com um consultor, classes=Turma para matrícula, first_class=1° Turma 2021 (vagas limitadas), full_classes_newer=[], button=IR PARA MATRÍCULA, description=}Turma Agosto de 2022
*A plataforma das aulas será liberada em até 72 horas com a confirmação do pagamento.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."

Ana Mazzilli,
Ex-Aluna FIA"Além de ampliar meu repertório na área, o curso que fiz em Marketing na FIA me permitiu ter insights sobre outras realidades e indústrias a partir do intercâmbio de conhecimento e experiências entre os alunos. Construi relações que carrego até hoje."

Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."

Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."

Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."

Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."

Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."

Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."