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Confira as condições de pagamentoAs PMEs nunca foram tão importantes para a economia.
As pequenas e médias empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos em CLT no Brasil. Bom, isso dá para mostrar como são importantes para a economia brasileira e global, já que muito dos insumos que essas empresas utilizam, vêm de grandes multinacionais. Mas, no cenário atual, gerir pequenas e médias empresas e garantir que elas sejam inovadoras, em um mercado cada vez mais acirrado, exige profissionais preparados e bem capacitados para garantir a longevidade da empresa em que atua ou do seu próprio negócio e garantir números exponenciais.
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Mindset Empreendedor e Inovação para o Futuro
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Administração financeira e sucessória
1. Governança Corporativa e Compliance
Compreender como as empresas familiares podem se organizar na formulação e implementação de estratégias. Apresentar as práticas e mecanismos de governança corporativa que suportam a gestão profissionalizada e a Gestão de Compliance.
Professores:
Armando Lourenzo Moreira Júnior
Doutor em Administração com ênfase em governança na empresa familiar pela FEA/USP.
2. Gestão Financeira da Empresa
Entender o papel do executivo financeiro no suporte ao planejamento financeiro para o investimento em capital de giro.
Professores:
Marcelo Praxedes
Professor mestre em Administração pela FEA-USP e Master in Management pela Universidade do Porto.
3. Marketing Digital e Vendas
Compreender papel das novas mídias digitais como meio de comunicação. Entender ações táticas e estratégicas competitivas relacionadas às oportunidades de negócios das organizações. Compreender ações para promover marcas em meio digital e nas mídias sociais.
Professores:
Roberto Alonso
Diretor na RADIC Marketing, Professor, Consultor na FIA, e Membro do Conselho e Colunista do Observatório do Terceiro Setor.
4. Precificação e Branding
Compreender o sistema de informação de marketing e seus componentes. Entender as forças ambientais e os tipos de demandas. Entender como as empresas podem prever demanda. Compreender o processo de pesquisa de marketing. Compreender os indicadores de produtividade do marketing. Apresentar os conceitos e práticas sobre produto. Identificar os benefícios do uso da marca; incentivar a discussão e reflexão sobre como transformar a marca em vantagem competitiva para a organização. Compreender os principais desafios para a construção de marcas sólidas. Descrever o modelo de construção de marcas.
Professores:
Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado
Doutora em Administração na área de Marketing pela USP.
Elber Mazaro
Mentor, consultor, palestrante e professor
5. Gestão contábil e Financeira
Conhecer a origem das grandezas patrimoniais de uma organização: ativos, passivos e patrimônio líquido. Entender a formação do lucro: receitas, custos, despesas e impostos. Compreender a importância da contabilidade na formação do histórico e na construção de uma cultura de controle gerencial. Avaliar o desempenho econômico-financeiro de uma organização, ocorrido em um determinado período, e a saúde financeira, em um determinado momento, por intermédio do relatório da administração e das principais demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração do resultado e demonstração do fluxo de caixa.
Professores:
Simone Alves da Costa
Consultora na área de Controladoria, Planejamento Financeiro e Gestão de Custos. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP.
6. Sucessão e Perenização Da Empresa Familiar
Compreender os contextos brasileiro e global das empresas familiares, conhecer técnicas de gestão de conflitos, elaborar um plano de sucessão e mecanismos de profissionalização da gestão. Compreender conceitos e técnicas que apoiem o executivo em processos de negociação; analisar os hábitos e práticas que afetam o resultado de uma negociação; aplicar técnicas de negociação em situações no ambiente empresarial.
Professores:
Armando Lourenzo Moreira Júnior
Doutor em Administração com ênfase em governança na empresa familiar pela FEA/USP.
José Ricardo Noronha
Vendedor, palestrante, professor de MBA, escritor, consultor e advogado
7. Planejamento e Controles Gerenciais
Propiciar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos necessários para o entendimento do processo de Planejamento e Controle Financeiro, com foco na elaboração de orçamento, visando a otimização do resultado da empresa.
Professores:
Dariane Fraga
Professora, pesquisadora e consultora, tendo mestrado e doutorado em Administração pela FEA-USP.
Galo López Noriega
Sócio Diretor da Lopez Noriega Consultoria e Treinamento, atuando para clientes de grande porte como o Grupo Laureate, Cultura Inglesa, Mahle, Siemens, J&J
8. Legislação Empresarial e Trabalhista
Entender as responsabilidades associadas às organizações; compreender as responsabilidades dos administradores resultantes das decisões tomadas em âmbito corporativo.Proporcionar ao executivo conceitos e técnicas que auxiliem a análise jurídica trabalhista, considerando os limites impostos por lei em relação a temas da Legislação Trabalhista
Professores:
Luis Fernando Bassi
Advogado, sócio responsável pelas áreas do contencioso e consultivo cível e trabalhista do escritório Preto Advogados.
9. Legislação Tributária
Compreender conceitos e princípios de direito tributário que auxilie na identificação dos regimes de tributação de pessoas jurídicas; entender o processo de planejamento fiscal para gestão empresarial.
Professores:
Juliano Di Pietro
Advogado, mestre e doutor em direito tributário
2. Empreendedorismo, marketing e resultados
1. Estratégias Gerenciais
Este tema proporcionará aos alunos ferramental para a construção de um Planejamento Estratégico, desde os conceitos de estratégia e formulação estratégica, analisando os ambientes interno e externo da empresa, cenários, pilares estratégicos, planos de ação e implementação, utilizando-se de ferramentas e metodologias consagradas no campo estratégico. Será utilizada uma combinação de atividades práticas, as quais estimularão a discussão, assim como levarão os alunos a colocarem a mão na massa, implementando a estratégia na prática
Professores:
Marcos Roberto Morita
Consultor em empresas, palestrante e empreendedor. Mestre e especialista em Recursos Humanos e Desenvolvimento Empresarial.
2. Estratégias de Marketing
Compreender conhecimentos teóricos e práticos necessários para o entendimento do composto de mercado. Entender variáveis que exercem influência na definição de produtos e serviços considerando as estratégias da empresa.
Professores:
Edson Ricardo Barbero
Professor e Consultor. Doutor em Administração pela FEA/USP. Desenvolveu projetos para Samsung, Microsoft, Intel, LG, Dell, Google, entre outras.
3. Empreendedorismo e Economia Criativa
Compreender conceitos e técnicas de empreendedorismo. Entender ferramentas de análise e decisão. Entender a elaboração de um Plano de Negócios.
Professores:
Giovana Vieira dos Santos
Diretora de Negócios na Korplex, mestre em Administração e autora do livro “Ferramentas para obter sucesso no Comércio Eletrônico B2B”.
4. Gestão de custos para eficiência e competitividade
Apresentar os principais aspectos do cálculo e controle dos custos com foco na criação de instrumento para auxílio na mensuração e monitoramento da eficiência empresarial.
Professores:
Simone Alves da Costa
Consultora na área de Controladoria, Planejamento Financeiro e Gestão de Custos. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP.
5. Inovação e Eficiência Empresarial
Entender a inovação no contexto das organizações; compreender a gestão da inovação e os tipos e intensidades de inovação; identificar tipos de bloqueios da criatividade; aplicar técnicas de geração de ideias, práticas de difusão da inovação e técnicas de prospecção tecnológica e de mercado. Apresentar modelos de inovação utilizados em Startups e unicórnios. Compreender aspectos chaves de organizações com estruturas e mindset ágeis. Discutir elementos chaves para uma cultura e um ambiente propício a inovação. As diferentes abordagens de empresas altamente disruptivas e inovadoras.
Professores:
Cesar Akira Yokomizo
Consultor e Palestrante Premium em Criatividade, Inovação e Estratégia. Doutor em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela FEA-USP.
6. Startups e Pequenos Negócios
Apresentar modelos de inovação utilizados em Startups e unicórnios. Compreender aspectos chaves de organizações com estruturas e mindset ágeis. Discutir elementos chaves para uma cultura e um ambiente propício a inovação. As diferentes abordagens de empresas altamente disruptivas e inovadoras. As startups não surgem ao acaso. Há processos aplicáveis para esse fim, que contribuem para aumentar a probabilidade delas obterem sucesso no mercado. É esse processo que será apresentado nessa disciplina, contemplando atividades relacionadas à descoberta do cliente e à validação pelo cliente, utilizando, para tanto, técnicas de modelagem de negócios.
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
Natan Marques
Consultor em Startups, professor de empreendedorismo e inovação, doutor em administração
3. Gestão e liderança de negócios
1. Gestão de Recursos Humanos
Potencializar conceitos e técnicas que permitam o exercício de liderança focada na alta performance; desenvolver abordagens que promovam a manutenção ou alteração de habilidades e atitudes para gerir e desenvolver equipes mais coesas e dinâmicas. Apresentar princípios e modelos que permitam compreender as formas de recompensas e os motivos de utilização desses modelos, possibilitando interferir nas políticas de remuneração e discutir adequações em função das características das empresas e dos objetivos estratégicos. O aluno deverá perceber a importância do tema de Remuneração Fixa e Variável e aprender formas de aplicar a remuneração centrada em cargos, pessoas e estratégia, considerando o contexto empresarial em que se encontra; deverá aprender estruturas e práticas de remuneração e como aplicá-las conforme as expectativas dos membros do time.
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
Lina Nakata
Lina Nakata é Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração de Empresas e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil e possui Doutora, Mestre em ciências e bacharel.
2. Gestão de Projetos
A gestão de um projeto é feita de decisões sobre os domínios do desempenho: escopo, tempo, custo, qualidade etc. Juntar todos essas decisões num plano de projeto é a essência da gestão integrada. Saiba como fazer um plano integrado e coerente, combinando eficazmente todas essas decisões.
Professores:
Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
3. Inteligência de Mercado
Compreender conhecimentos teóricos e práticos necessários para a utilização de inteligência de mercado. Entender o uso do banco de dados de clientes e a gestão do relacionamento com o cliente (CRM).
Professores:
Edson Ricardo Barbero
Professor e Consultor. Doutor em Administração pela FEA/USP. Desenvolveu projetos para Samsung, Microsoft, Intel, LG, Dell, Google, entre outras.
Elber Mazaro
Mentor, consultor, palestrante e professor
4. Cultura Organizacional e Responsabilidade Socioambiental
Analisar o impacto da cultura organizacional nas políticas e práticas da organização e como ela influencia o processo de mudança. Apresentar conceitos e definições sobre ética e moral, discutindo como o comportamento ético individual afeta o comportamento no âmbito profissional e relação entre estratégias de longo prazo e sustentabilidade.
Professores:
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Professor atuante em Gestão de Recursos Humanos, tendo sido Diretor de Recursos Humanos da USP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
Aron Zylberman
Engenheiro com mestrado em Administração, com passagem por diversas instituições internacionais de ensino.
5. Internacionalização como Oportunidade de Negócios
Compreender o cenário do comércio exterior brasileiro. Conhecer o apoio institucional que o Governo brasileiro oferece às empresas exportadoras brasileiras. Abordar as ferramentas de acesso da PMe ao mercado internacional: estudos de mercado, aspectos fiscais, financeiros e cambiais da exportação brasileira.
Professores:
Francisca Grostein
Consultora de empresas, sendo especialista em Comércio Exterior pela Japan International Cooperation Agency.
6. Business Process Management (BPM)
Compreender a importância da Gestão por Processos (Business Process Management - BPM) analisando as fases do ciclo de vida do BPM: Priorização dos processos-chave, Mapeamento, Análise e Melhoria e por fim Monitoramento e Controle dos processos-chave para a organização. Assim, criando uma ampla visão da gestão por processos e sua relação com a estratégia de forma a apoiar melhorias visando à eficiência organizacional.
Professores:
Veridiana Rotondaro
PhD em Administração pela FEA-USP, doutora e mestre em Engenharia de Produção. Atuação nas áreas de Administração, Qualidade e Finanças.
7. Economia e Macroambiente
Permitir aos alunos, o entendimento dos conceitos fundamentais de microeconomia e da economia de empresas hoje, aplicando-os na vida executiva e na prática empresarial. Compreender conceitos e ferramentas que permitam interpretar de fatos, indicadores macroeconômicos e instrumentos de política econômica utilizados pelo governo; entender os efeitos dos indicadores macroeconômicos sobre as empresas, o mercado, a gestão da empresa e a administração da economia familiar
Professores:
Carlos Honorato Teixeira
Carlos Honorato Teixeira é professor da Fundação Instituto de Administração, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA com extensão em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (EUA), Lyon (França) e Lingnan (China).
8. Desafios Tecnológicos e Suas Tendências
Entendimento da Transformação Digital como fenômeno no qual tecnologias avançadas passaram a tomar conta da indústria como um todo. Compreender o papel dos ativos digitais nesta nova economia, e o papel da informação. Compreender como a Inovação Tecnológica é uma atividade de bastante relevância para PME, e como potencializar esta inovação em sua organização. Conhecer exemplos de PME que utilizam a inovação tecnológica para a geração de valor. Refletir como as pequenas e médias empresas (PMEs) que visam atingir ganhos de escala, facilidade no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções, a redução de custos e uma série de outras vantagens, são parte fundamental deste movimento.
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
9. A 4ª Revolução Industrial nos Pequenos Negócios
Conhecer os principais aspectos da 4ª Revolução Industrial. Compreender as principais tecnologias disruptivas relacionadas a Revolução 4.0 que envolve serviços e soluções de Internet da Coisas (IoT), robótica, inteligência artificial, Big Data, entre outros. Compreender o processo de desenvolvimento de Tecnologia de Informação, tecnologias disruptivas e em especial os Sistemas de Informações Gerenciais. Entender as diversas possibilidades de aplicação para estes sistemas, incluindo utilização de Big Data, Inteligência Artificial e Inteligência Analítica. Aprender como modelar requisitos informacionais baseados em requisitos de negócio através da transformação de dados
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
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Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
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Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
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Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."