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375h de curso
Reconhecimento MEC
de R$ 11.541,10
O novo mundo vai precisar de novos líderes.
Os últimos meses nos mostraram que a velocidade de tomada de decisão, capacidade de inovar, de mudar de comportamento, de se adaptar à nova realidade, é o que vai fazer a diferença no rumo de uma empresa. Mas mais importante do que isso, os novos líderes terão que desenvolver um lado mais humano. Vamos viver a era da humanidade aumentada. Saímos de um processo de rigidez para a flexibilidade. Junto com a transformação digital, outro grande investimento que as empresas têm feito recentemente são nas pessoas. Com isso a demanda por gestores que saibam montar, liderar e desenvolver equipes cada vez mais eficientes. Venha ser um novo líder.
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. A gestão no cenário econômico e empresarial
1. Tendências Econômicas da Atualidade
O macro ambiente globalizado, competitivo e sujeito a rápidas mudanças proporcionam às organizações a necessidade constante de atualização e inovação em processos, produtos e serviços. Esse cenário consolida a formação do profissional da área de Gestão de Pessoas sob uma perspectiva multifacetada, em que deve ser capaz de compreender os impactos das influências advindas do ambiente na realidade empresarial. A disciplina Tendências Econômicas da Atualidade é composto pelos temas: Tendências da Economia, Perspectivas da Economia Brasileira, e Mercado Financeiro Nacional. Abrange uma introdução sobre (i) macroeconomia e suas variáveis fundamentais; e, (ii) os principais mercados financeiros, com foco nos conceitos relacionados a política economômica brasileira e suas relações com os mercados financeiros domésticos e internacionais. Tem como objetivo proporcinar condições para a realização de uma análise contextualizada e integrada no processo decisório relacionado à economia e mercado financeiro brasileiro. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • As variáveis macroeconômicas: produto interno bruto, emprego, inflação, taxas de juros e câmbios; • As políticas econômicas fundamentais: política fiscal e monetária; • O modelo Keynesiano: demanda agregada, renda, consumo, inestimentos, gastos do Governo, balança comercial; • Mercados Financeiros: monetários, crédito e capitais.
Professores:
Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Consultor e Pesquisador sobre finanças de mercado, franquias, teoria da complexidade e empreendedorismo.
2. Modelos de Gestão e Estratégia
O tema Evolução do Pensamento em Gestão abrange uma síntese evolutiva do surgimento das diferentes escolas de administração, abordando a análise organizacional (racionalidade, objetivos, desempenho, poder, controle e processo decisório, mudança organizacional e novas estruturas organizacionais) e suas implicações. Trata também sobre os constructos e modelos de gestão que se encontram nas fronteiras de estudo da gestão das organizações. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compatibilizar sua atuação como gestor de pessoas com o contexto do modelo de gestão praticado pela empresa, que permeiam as seguintes alternativas: O modelo de administração científica, o modelo de relações humanas, O modelo de administração burocrática; O modelo sistêmico de administração; O modelo contingencial da administração; O modelo de administração por objetivos; O modelo de administração estratégica; O modelo de administração japonesa; O modelo de administração virtual; O modelo de administração do conhecimento; O modelo de administração de redes de valor agregado. A emergência de novos paradigmas. O tema Gestão Estratégica do Negócio abrange a compreensão de como as organizações conquistam e sustentam vantagens competitivas. Para tanto, são estudados os fundamentos, o processo e as ferramentas de administração estratégica e sua aplicação nos níveis corporativo, da unidade de negócio e operacional. Ao término do tema os alunos serão capazes de: • Discutir os propósitos organizacionais (missão, visão, valores e objetivos). • Analisar o ambiente geral (político, econômico, sociocultural, tecnológico, natural e legal) e setorial (forças que dirigem a concorrência), nos quais a organização se insere e compreender como eles podem influenciar seu desempenho. • Análisar o ambiente interno da organização, seus recursos, capacidades e competências e compreender como eles contribuem para a busca e a sustentação da vantagem competitiva.
Professores:
Carlos Honorato Teixeira
Carlos Honorato Teixeira é professor da Fundação Instituto de Administração, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA com extensão em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (EUA), Lyon (França) e Lingnan (China).
3. Gestão Estratégica de Finanças
O tema Finanças Estratégicas visa melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio dos acionistas por meio sistemas de avaliação de desempenho financeiro que incentivem ações de longo prazo e atenda às necessidades de curto prazo. Para isso será explorada a dinâmica que envolve a avaliação da empresa por parte do mercado financeiro e o papel dos executivos em melhorar esta avaliação. O conteúdo envolve fatores que influenciam na avaliação das empresas, papel dos acionistas no monitoramento dos executivos, análise de demonstrativos financeiros e cálculos financeiros fundamentais Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • A leitura, interpretação e uso de informações contábil- financeiras, de modo a reunir elementos para a tomada de decisão e controle administrativo; • A interpretação e a tomada de decisão tendo em vista alcançar a criação de valor para os acionistas e para a sociedade; • A análise de cálculos financeiros fundamentais que relacionem o planejamento financeiro empresarial e pessoal.
Professores:
Leandro José Morilhas
Leandro José Morilhas atua no mercado da educação há 20 anos.
4. Gestão Estratégica de Projetos
A disciplina abordará os seguintes assuntos: Introdução à Gestão de Projetos, Processos do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK – PMI ®, O Papel e as Habilidades do Gerente de Projetos, Iniciação de Projetos, Planejamento de Projetos: Escopo, Prazo, Custo e Riscos, Planejamento de Projetos: Processos Complementares, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento de Projetos, Desafios da Gestão de Projetos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer os principais conceitos e nomenclatura típica relacionada à Gestão de Projeto • Definir e controlar os objetivos do projeto; • Identificar os fatores críticos de sucesso do projeto; • Conhecer o papel e as habilidades requeridas por um Gerente de Projetos • Identificar e gerenciar os stakeholders do projeto; • Definir e controlar os requisitos do produto e o escopo do projeto; • Definir e controlar o cronograma e orçamento do projeto; • Definir e controlar os riscos do projeto; • Definir papéis e responsabilidades no projeto; • Conhecer a estrutura de um plano de comunicações do projeto; • Identificar necessidades de aquisições e contratações; • Entender a dinâmica de coordenação das interações entre os envolvidos no projeto; • Formalizar a aceitação dos artefatos resultantes de cada fase do ciclo de vida do projeto; • Elaborar relatórios de avaliação e de acompanhamento da situação do projeto; • Conhecer o processo de gerenciamento de mudanças no projeto; • Conduzir o encerramento formal de projetos ou fases de um projeto.
Professores:
Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
5. Gestão Estratégica de Marketing
O tema Marketing Estratégico perpassa pelos conceitos básicos sobre marketing, ampliando seu escopo para a compreensão e análise de trabalhos de marketing desenvolvidos no âmbito empresarial moderno e a compreensão do processo de comportamento do consumidor. Trata também do desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de contextualização sobre o assunto na realidade das organizações e instituições. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Conceitos básicos de Marketing • Segmentação de Mercado, Seleção de Mercado-Alvo, Diferenciação e Posicionamento • Composto de Marketing: Produto; Preço; Praça e Promoção • Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
Professores:
Enrico Trevisan
Professor, doutorando e Administração de Empresas e Pós-graduação em Gestão de Marketing e Branded Content (ESPM)
2. Gestão de mudanças, cultura e engajamento
1. Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Nesta disciplina os alunos serão estimulados a participar de experiências vivenciais que lhes permitam desenvolver potencialidades e ampliar os conhecimentos abordados pelo curso. Os temas são os mais variados e contemporâneos sobre Gestão de Pessoas.
Professores:
Tobias Coutinho Parente
Atuou como pesquisador visitante da Northeastern University. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
Talita Rosolen
Administradora, pesquisadora e professora.
2. Gestão da Cultura Organizacional
A disciplina é composta por dois temas: Gestão da Cultura organizacional e Gestão intercultural: Fusões e aquisições. A abordagem do tema Cultura Organizacional abrange a formulação da estratégia, a relação entre liderança e cultura e o papel da Área de RH na gestão cultural da organização. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : • Cultura Organizacional: definição de cultura Organizacional; formação e evolução da cultura; níveis da cultura; elementos da cultura; a relação entre estratégia - Cultura – Mudança; cultura organizacional e cultura nacional; liderança e sua relação com a cultura organizacional; o papel do RH na gestão da cultura Organizacional. O objetivo da aula de Gestão Intercultural: fusões e aquisições é apresentar a complexidade da gestão da transformação de combinações empresariais, que contemplam aquisições, fusões, desinvestimentos, alianças estratégicas e joint-ventures entre outras. Para isso, são apresentados os seguintes conteúdos: • Estratégias que levam às combinações empresariais • Modalidades de combinações empresariais (aquisições, fusões etc) • Correlação entre diferenças culturais e efetividade das combinações • Complexidade da transição entre o início da operação e o modelo futuro desejado • Gestão de componentes críticos como ocupação das posições críticas e retenção de profissionais • Casos práticos de combinações empresariais e implicações para os líderes e profissionais de recursos humanos
Professores:
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Professor atuante em Gestão de Recursos Humanos, tendo sido Diretor de Recursos Humanos da USP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
Guilherme Rhinow
Vice-Presidente de Recursos Humanos na Johnson & Johnson para América Latina e Global Services Total Rewards
3. Gestão de Mudanças nas Organizações
A abordagem do tema Gestão Estratégica da Mudança abrange as perspectivas relacionadas aos aspectos do indivíduo, da equipe, da organização e da liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : · A perspectiva do indivíduo: os aspectos da aprendizagem; os aspectos do comportamento; os aspectos cognitivos; a psicodinâmica individual; · A perspectiva da equipe; · A perspectiva da organização: impulsionadores da mudança; natureza da mudança; estágios do processo de mudança; · A perspectiva da liderança: o papel no processo de mudança; os estilos de liderança e impactos na mudança; os desafios da liderança
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
4. Gestão de Pessoas, Clima e Engajamento das Organizações
Introduzir a reflexão sobre Gestão Estratégica de RH (GERH), diferenciando os papéis dos agentes envolvidos na sua implementação, com destaque para o profissional de RH e o gestor de linha. Explicitar e exercitar esses papéis a partir dos conceitos e da prática da Gestão de Clima Organizacional e do Engajamento. Ao término da disciplina os alunos deverão: · Dominar e saber aplicar os conceitos de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Pessoas · Compreender a importância dos papéis dos profissionais e dos gestores de linha para a Gestão Estratégica de Pessoas · Conhecer as competências necessárias para os profissionais de RH e os gestores de linha na GERH · Dominar, saber diferenciar e aplicar os conceitos de Clima Organizacional, Comprometimento e Engajamento · Entender e saber analisar as etapas do processo de Gestão do Clima Organizacional nas Empresas e avaliar a qualidade de serviços prestados por terceiros · Entender e saber diagnosticar os níveis de maturidade da Gestão de Clima Organizacional nas Empresas · Reconhecer o seu papel no processo de gestão do Clima Organizacional
Professores:
André Luiz Fischer
Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.
Filipe Fonoff
Coordenador do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA-UOL
5. Liderança, Motivação e Gestão de Equipes
Essa disciplina é composta por três temas: Liderança, Motivação e Gestão de Equipes. A abordagem do tema Motivação abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com a liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • O que é motivação e sua caracterização; • Relações entre motivação e liderança; • Motivação e o significado do trabalho; • Teorias motivacionais: de necessidade Maslow; da dissonância cognitiva; teoria X e Y de McGregor, teoria dos dois fatores de Herzberg; teoria das necessidades de Alderfer; teoria da equidade de Adams; teoria de reforço de Skinner. A abordagem do tema Liderança abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com o ambiente organizacional, os desafios e o papel do líder, confiança, poder e influência, táticas de influência, estilos de liderança, competências essenciais à liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • O que é liderança, • Atributos de um líder; • Fontes de poder; • Estilos de Liderança; • Construção da confiança. A abordagem do tema Gestão de Equipes contempla as principais teorias sobre o assunto, seu modelo e aplicações, os papéis e responsabilidades. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Diferenças entre grupo e equipe; • Tipos de equipe (Funcionais, Células / Processo, Força Tarefa, Projetos, Virtuais) • Tipos de intervenções
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
6. Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
A disciplina visa estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento advindas das oportunidades de negócio, dos processos de inovação e das práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Para que o aluno incorpore as competências estabelecidas para esta disciplina, serão abordados os temas Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking. Além disso, serão realizados Workshops de debate de práticas vivenciadas pelos próprios alunos em suas empresas e áreas de atuação. Espera-se com isso demonstrar como o comportamento empreendedor, os processos de inovação e as novas formas de desenvolvimento de projetos e produtos exigem práticas de RH também inovadoras no âmbito das organizações. O conteúdo específico de cada um destes temas é detalhado a seguir: Empreendedorismo: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as principais características e papéis do empreendedor, além de ser capaz de identificar oportunidades e avaliar planos de negócios na atualidade. Serão abordados os seguintes tópicos: (i) Conceitos iniciais sobre o empreendedorismo, (ii) Habilidades, competências, e características dos empreendedores – fatores psicológicos e sociológicos, (iii) Gestão empreendedora e (iv) plano de negócios. Inovação: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre os diferentes tipos e estratégias de inovação e os processos de planejamento e gestão. Ao fim da disciplina espera-se que o aluno adquira a capacidade de: (i)conhecer conceitos fundamentais do processo de planejamento e gestão da inovação; (ii) interpretar e aplicar os principais conceitos e ferramentas de inovação nas organizações; (iii) discutir e avaliar de forma critica as aplicações dos principais conceitos relacionados ao planejamento e gestão da inovação. Design Thinking: Tem como objetivo desenvolver no discente a capacidade do uso da ferramenta para solucionar desafios críticos no ambiente
Professores:
Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
3. Softskills para a gestão de pessoas
1. A liderança no contexto legal e tecnológico
A abordagem do tema Aspectos Legais na Gestão de Pessoas abrange os aspectos jurídicos que suportam a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Regulamentações pertinentes; e Estrutura jurídica; Princípios protetores baseados na hipossuficência do trabalhador; e Princípios constitucionais; Formas de fixação da remuneração; e Irredutibilidade salarial; Isonomia salarial e simultaneidade no exercício da função; Remuneração variável: gratificação, prêmios e bônus, participação nos lucros ou resultados, participação acionária; Aportes em cartões de incentivo, ajuda de custo e diárias de viagem, veículo, habitação, celular e laptop, alimentação; Benefícios, e Cursos de capacitação e qualificação profissionais, e concessão de treinamentos e cursos A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a linguagem dos negócios; demonstrar os benefícios de um RH estratégico; criar processos e práticas que alimentem a parceria. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O alinhamento das iniciativas de RH com a estratégia da Empresa Objetivos da Consultoria Interna de RH Competências do Consultor Interno de RH A Carreira do Consultor Interno de RH Como ser um Consultor de RH eficaz: o ciclo PDCA
Professores:
Maria Lúcia Gadotti
Sócia de Stüssi Neves Advogados desde 1996 e coordenadora do Comitê de Recursos Humanos na Câmara Suíça
2. O papel do líder no processo de seleção
Essa disciplina é composta por dois temas: Processos de Captação e Critério de Seleção e Entrevista com Base em Competência. Os temas Processos de Captação e Critério de Seleção e Seleção com Base em Competência, abrange os conteúdos pertinentes a captação e seleção de talentos em um contexto globalizado e competitivo. Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Processos de Captação e Critério de Seleção e Entrevista com Base em Competência. Ao final, o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Contextos e tendências de captação e seleção de pessoas; Posicionamento estratégico e Planejamento de necessidades; Desenvolvimento de fontes e o Processo de captação; Recrutamento interno vs externo Assessment Centers. Processo de seleção: seleção por competência; Tendências de ferramentas e metodologias para captação e seleção
Professores:
Dante Mantovani
Atua como executivo de RH em empresas como Gradiente, Ernst & Young e Grupo CCR.MBA. Mestre em Administração pela FEA-USP.
3. Gestão de conflitos e negociação em ambientes complexos
Essa disciplina é composta pelo tema Negociação em Ambientes Complexos O tema abrange os conceitos e objetivos de Negociação para o desenvolvimento de líderes. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Perceber a relevância dos cacifes das partes: recursos, poder, informações e tempo; Distinguir e manejar as estratégias, as táticas e as contramedidas; Identificar as fases componentes do processo de negociação e os fatores objetivos e subjetivos envolvidos; Reconhecer os comportamentos e os estilos dos negociadores
Professores:
Maria Eugênia Cauduro Cruz
Professora de negociação e marketing internacional
4. Protagonismo na Gestão da Carreira
A abordagem do tema Protagonismo na Gestão de Carreira, abrange a evolução das teorias de carreiras no Brasil, as novas carreiras, as carreiras inteligentes, a transição profissional, o fenômeno opt out, a gestão de carreira nas 150 melhores empresas para se trabalhar, reflexões sobre gestão de carreira, contrato psicológico, gerações e novas carreiras. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Teorias tradicionais e não tradicionais sobre carreiras; Carreira proteana e carreira sem fronteira; Carreiras inteligentes; Transições entre funções e transições dentro de uma mesma função; Fenômeno Opt Out; Modelo ABC; Conceito de contrato psicológico; Gerações e as novas carreiras; Os desafios da gestão de carreiras; Gestão de Carreira – indivíduo e empresa;
Professores:
Elza Fátima Rosa Veloso
Elza Fátima Rosa Veloso é coordenadora e professora da Fundação Instituto de Administração, com título de Doutora em Administração pela FEA/USP.
4. Softskills para desenvolvimento do líder
1. A construção da liderança
Essa disciplina é composta por três temas: Motivação, Liderança e Gestão de Equipes. A abordagem do tema Motivação abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com a liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O que é motivação e sua caracterização; Relações entre motivação e liderança; Motivação e o significado do trabalho; Teorias motivacionais: de necessidade Maslow; da dissonância cognitiva; teoria X e Y de McGregor, teoria dos dois fatores de Herzberg; teoria das necessidades de Alderfer; teoria da equidade de Adams; teoria de reforço de Skinner. A abordagem do tema Liderança abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com o ambiente organizacional, os desafios e o papel do líder, confiança, poder e influência, táticas de influência, estilos de liderança, competências essenciais à liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O que é liderança, Atributos de um líder; Fontes de poder; Estilos de Liderança; Construção da confiança. A abordagem do tema Gestão de Equipes contempla as principais teorias sobre o assunto, seu modelo e aplicações, os papéis e responsabilidades. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Diferenças entre grupo e equipe; Tipos de equipe (Funcionais, Células / Processo, Força Tarefa, Projetos, Virtuais) Tipos de intervenções Equipes de alto desempenho Modelos de funcionamento de equipes de trabalho Dimensões de equipes produtivas
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
Veronica Ahrens
Learning and Development Specialist
2. Desafios da Liderança na Empresa Contemporânea
Essa disciplina é composta por dois temas: Competência da Liderança Inovadora, Liderança Situacional e Instrumentos para Gestão de Equipes Os temas abrangem os conceitos de competência, de Liderança Inovadora e Situacional e Gestão de Equipes sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de competências. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. Gestão de Competências na Liderança. Instrumentos para Gestão de Equipes
Professores:
Edvard Ghirelli
Conselheiro, Coaching Executivo, Consultor e Professor
3. Parcerias Estratégicas
Essa disciplina é composta por dois temas: Desenvolvimento de Parcerias Internas e Externas e Gestão de Redes de Relacionamento Os temas abrangem os conceitos de desenvolvimento de parcerias estratégicas e estratégias de manutenção de redes, pessoais e profissionais, tendo em vista seus drives de motivação e a sua construção da influência. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Aplicar conceitos de PE na realidade interna da organização, independentemente da área em que atue. Reposicionar suas relações com relação às áreas parceiras. Soft skils essenciais do PE Credibilidade e Confiança x Mudança Paradigma Estratégias para a Atuação como Parceiro do Negócio Identificar e entender os objetivos, pressões, forças, fraquezas e estilo de trabalho na linha de reporte superior; Comunicar-se no estilo da linha de reporte superior (defensores & decisores); Atuar nas cerimônias e rituais de participação e patrocínio; Desenvolver credibilidade e boas relações de trabalho.
Professores:
Helena Talita Dante Cordeiro
Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae
Paula Gabriela Foroni
Conduz projetos de transformação organizacional, desenvolvimento de liderança e formação de times em organizações como Ashland e Akzo Nobel.
4. Impactos da Tecnologia na Atuação do Líder
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar relações, classificações e agrupamentos que permitem a construção de insights para solução de problemas de gestão pessoas. Assim, a disciplina apresenta e discute sobre a , inteligência artificial na gestão de pessoas método, os principais componentes de um RH mais tecnológico, papel dos agentes envolvidos, desafios e prática do People Analytics nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : O que é o People Analytics?; Inteligência artificial na gestão de pessoas; Agentes envolvidos no People Analytics e responsabilidades; People Analytics nas organizações: níveis de maturidade e benefícios esperados; Insights e casos de sucesso nas organizações; Desafios para o People Analytics e Inteligência artificial em recursos humanos ; Procedimento metodológico do People Analytics;
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
5. Influência e Comunicação I
Esta disciplina oferece a condição dos participantes aprimorarem sua forma de expressão oral e escrita e no relacionamento interpessoal.
Professores:
Viviane Regina Mansi
Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe
Raylla Pereira de Andraderei
Facilitadora de Comunicação Não Violenta.
Rodrigo Lolato Pereira
Consultor de Desenvolvimento Humano e Organizacional em mais de 14 países. MBA em Liderança pela FranklinCovey Business School.
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Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."