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375h de curso
Reconhecimento MEC
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Confira as condições de pagamentoO novo mundo vai precisar de novos líderes.
Os últimos meses nos mostraram que a velocidade de tomada de decisão, capacidade de inovar, de mudar de comportamento, de se adaptar à nova realidade, é o que vai fazer a diferença no rumo de uma empresa. Mas mais importante do que isso, os novos líderes terão que desenvolver um lado mais humano. Vamos viver a era da humanidade aumentada. Saímos de um processo de rigidez para a flexibilidade. Junto com a transformação digital, outro grande investimento que as empresas têm feito recentemente são nas pessoas. Com isso a demanda por gestores que saibam montar, liderar e desenvolver equipes cada vez mais eficientes. Venha ser um novo líder.
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Com a trilha você poderá expandir suas perspectivas teóricas da gestão estratégica da tecnologia, com uma abordagem prática em um ambiente de negócios complexo e dinâmico.Liderança, Cultura e Alta Performance
Futuring
Mindset Empreendedor e Inovação para o Futuro
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Comportamento, softskills e gestão emocional
1. Impactos da Tecnologia na Atuação do Líder
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar relações, classificações e agrupamentos que permitem a construção de insights para solução de problemas de gestão pessoas. Assim, a disciplina apresenta e discute sobre a , inteligência artificial na gestão de pessoas método, os principais componentes de um RH mais tecnológico, papel dos agentes envolvidos, desafios e prática do People Analytics nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : O que é o People Analytics?; Inteligência artificial na gestão de pessoas; Agentes envolvidos no People Analytics e responsabilidades; People Analytics nas organizações: níveis de maturidade e benefícios esperados; Insights e casos de sucesso nas organizações; Desafios para o People Analytics e Inteligência artificial em recursos humanos ; Procedimento metodológico do People Analytics;
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
2. Influência e Comunicação I
Esta disciplina oferece a condição dos participantes aprimorarem sua forma de expressão oral e escrita e no relacionamento interpessoal.
Professores:
Viviane Regina Mansi
Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe
Raylla Pereira de Andraderei
Facilitadora de Comunicação Não Violenta.
Rodrigo Lolato Pereira
Consultor de Desenvolvimento Humano e Organizacional em mais de 14 países. MBA em Liderança pela FranklinCovey Business School.
3. Influência e Comunicação II
Esta disciplina oferece a condição dos participantes aprimorarem sua forma de expressão oral e escrita e no relacionamento interpessoal.
Professores:
Íris Gardino
Íris Gardino é especialista em Educação, Estudos em Língua Portuguesa, Relatórios técnicos em L.Portuguesa, Desenvolvimento profissional em Comunicação para executivos.
4. Protagonismo na Gestão da Carreira
A abordagem do tema Protagonismo na Gestão de Carreira, abrange a evolução das teorias de carreiras no Brasil, as novas carreiras, as carreiras inteligentes, a transição profissional, o fenômeno opt out, a gestão de carreira nas 150 melhores empresas para se trabalhar, reflexões sobre gestão de carreira, contrato psicológico, gerações e novas carreiras. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Teorias tradicionais e não tradicionais sobre carreiras; Carreira proteana e carreira sem fronteira; Carreiras inteligentes; Transições entre funções e transições dentro de uma mesma função; Fenômeno Opt Out; Modelo ABC; Conceito de contrato psicológico; Gerações e as novas carreiras; Os desafios da gestão de carreiras; Gestão de Carreira – indivíduo e empresa;
Professores:
Elza Fátima Rosa Veloso
Elza Fátima Rosa Veloso é coordenadora e professora da Fundação Instituto de Administração, com título de Doutora em Administração pela FEA/USP.
5. Assessment, feedback e recompensas
Essa disciplina é composta por dois temas: Processo de Avaliação e de Decisão sobre Pessoas e Sistemas de recompensa e gestão da massa salarial. O tema de Processo de Avaliação e de Decisão sobre Pessoas abrange como a gestão de desempenho se situa no Modelo de Gestão de Pessoas, os seus objetivos, finalidades e integração com demais processos; os focos de avaliação e outras classificações/ tipologias. Também trata da implantação do programa, tais como a comunicação do programa, a preparação dos participantes, os erros de avaliação e como evitá-los; o feedback construtivo: positivo e corretivo e suas dimensões. Ao término dos temas Processo de Avaliação e de Decisão sobre Pessoas e Sistemas de recompensa e gestão da massa salarial Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de: Explicar como a gestão de desempenho se situa no modelo de gestão de pessoas. Explicar a relação entre gestão e avaliação de desempenho, bem como a importância dos condicionantes do desempenho. Apresentar e discutir conceitos e objetivos relativos à Gestão do Desempenho das pessoas nas organizações. Discorrer sobre os principais focos/metodologias utilizados para avaliação do desempenho. Analisar aplicabilidade dos instrumentos no contexto prático, levando em conta princípios, políticas e estilo de gestão da organização. Discorrer sobre quais são os principais erros de avaliação e como evitá-los. Discorrer sobre a importância e as técnicas de feedback construtivo, bem como sobre as dificuldades de gestores e demais profissionais neste processo. Descrever como construir e implantar um Programa de Gestão de Desempenho.
Professores:
Cassiano Machado Silva
Consultor em gestão estratégica de pessoas. Mestre em Administração pela FEA-USP.
6. Gestão de Mudanças nas Organizações
A abordagem do tema Gestão Estratégica da Mudança abrange as perspectivas relacionadas aos aspectos do indivíduo, da equipe, da organização e da liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : · A perspectiva do indivíduo: os aspectos da aprendizagem; os aspectos do comportamento; os aspectos cognitivos; a psicodinâmica individual; · A perspectiva da equipe; · A perspectiva da organização: impulsionadores da mudança; natureza da mudança; estágios do processo de mudança; · A perspectiva da liderança: o papel no processo de mudança; os estilos de liderança e impactos na mudança; os desafios da liderança
Professores:
Sergio Nery
Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
2. Liderança e negócios
1. Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Nesta disciplina os alunos serão estimulados a participar de experiências vivenciais que lhes permitam desenvolver potencialidades e ampliar os conhecimentos abordados pelo curso. Os temas são os mais variados e contemporâneos sobre Gestão de Pessoas.
Professores:
Tobias Coutinho Parente
Atuou como pesquisador visitante da Northeastern University. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
Talita Rosolen
Administradora, pesquisadora e professora.
2. Desafios da Liderança na Empresa Contemporânea
Essa disciplina é composta por dois temas: Competência da Liderança Inovadora, Liderança Situacional e Instrumentos para Gestão de Equipes Os temas abrangem os conceitos de competência, de Liderança Inovadora e Situacional e Gestão de Equipes sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de competências. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. Gestão de Competências na Liderança. Instrumentos para Gestão de Equipes
Professores:
Edvard Ghirelli
Conselheiro, Coaching Executivo, Consultor e Professor
3. Parcerias Estratégicas
Essa disciplina é composta por dois temas: Desenvolvimento de Parcerias Internas e Externas e Gestão de Redes de Relacionamento Os temas abrangem os conceitos de desenvolvimento de parcerias estratégicas e estratégias de manutenção de redes, pessoais e profissionais, tendo em vista seus drives de motivação e a sua construção da influência. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Aplicar conceitos de PE na realidade interna da organização, independentemente da área em que atue. Reposicionar suas relações com relação às áreas parceiras. Soft skils essenciais do PE Credibilidade e Confiança x Mudança Paradigma Estratégias para a Atuação como Parceiro do Negócio Identificar e entender os objetivos, pressões, forças, fraquezas e estilo de trabalho na linha de reporte superior; Comunicar-se no estilo da linha de reporte superior (defensores & decisores); Atuar nas cerimônias e rituais de participação e patrocínio; Desenvolver credibilidade e boas relações de trabalho.
Professores:
Helena Talita Dante Cordeiro
Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae
Paula Gabriela Foroni
Conduz projetos de transformação organizacional, desenvolvimento de liderança e formação de times em organizações como Ashland e Akzo Nobel.
4. A liderança no contexto legal e tecnológico
A abordagem do tema Aspectos Legais na Gestão de Pessoas abrange os aspectos jurídicos que suportam a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Regulamentações pertinentes; e Estrutura jurídica; Princípios protetores baseados na hipossuficência do trabalhador; e Princípios constitucionais; Formas de fixação da remuneração; e Irredutibilidade salarial; Isonomia salarial e simultaneidade no exercício da função; Remuneração variável: gratificação, prêmios e bônus, participação nos lucros ou resultados, participação acionária; Aportes em cartões de incentivo, ajuda de custo e diárias de viagem, veículo, habitação, celular e laptop, alimentação; Benefícios, e Cursos de capacitação e qualificação profissionais, e concessão de treinamentos e cursos A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a linguagem dos negócios; demonstrar os benefícios de um RH estratégico; criar processos e práticas que alimentem a parceria. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O alinhamento das iniciativas de RH com a estratégia da Empresa Objetivos da Consultoria Interna de RH Competências do Consultor Interno de RH A Carreira do Consultor Interno de RH Como ser um Consultor de RH eficaz: o ciclo PDCA
Professores:
Maria Lúcia Gadotti
Sócia de Stüssi Neves Advogados desde 1996 e coordenadora do Comitê de Recursos Humanos na Câmara Suíça
5. Tendências Econômicas da Atualidade
O macro ambiente globalizado, competitivo e sujeito a rápidas mudanças proporcionam às organizações a necessidade constante de atualização e inovação em processos, produtos e serviços. Esse cenário consolida a formação do profissional da área de Gestão de Pessoas sob uma perspectiva multifacetada, em que deve ser capaz de compreender os impactos das influências advindas do ambiente na realidade empresarial. A disciplina Tendências Econômicas da Atualidade é composto pelos temas: Tendências da Economia, Perspectivas da Economia Brasileira, e Mercado Financeiro Nacional. Abrange uma introdução sobre (i) macroeconomia e suas variáveis fundamentais; e, (ii) os principais mercados financeiros, com foco nos conceitos relacionados a política economômica brasileira e suas relações com os mercados financeiros domésticos e internacionais. Tem como objetivo proporcinar condições para a realização de uma análise contextualizada e integrada no processo decisório relacionado à economia e mercado financeiro brasileiro. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • As variáveis macroeconômicas: produto interno bruto, emprego, inflação, taxas de juros e câmbios; • As políticas econômicas fundamentais: política fiscal e monetária; • O modelo Keynesiano: demanda agregada, renda, consumo, inestimentos, gastos do Governo, balança comercial; • Mercados Financeiros: monetários, crédito e capitais.
Professores:
Rodolfo Leandro de Faria Olivo
Consultor e Pesquisador sobre finanças de mercado, franquias, teoria da complexidade e empreendedorismo.
6. Modelos de Gestão e Estratégia
O tema Evolução do Pensamento em Gestão abrange uma síntese evolutiva do surgimento das diferentes escolas de administração, abordando a análise organizacional (racionalidade, objetivos, desempenho, poder, controle e processo decisório, mudança organizacional e novas estruturas organizacionais) e suas implicações. Trata também sobre os constructos e modelos de gestão que se encontram nas fronteiras de estudo da gestão das organizações. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compatibilizar sua atuação como gestor de pessoas com o contexto do modelo de gestão praticado pela empresa, que permeiam as seguintes alternativas: O modelo de administração científica, o modelo de relações humanas, O modelo de administração burocrática; O modelo sistêmico de administração; O modelo contingencial da administração; O modelo de administração por objetivos; O modelo de administração estratégica; O modelo de administração japonesa; O modelo de administração virtual; O modelo de administração do conhecimento; O modelo de administração de redes de valor agregado. A emergência de novos paradigmas. O tema Gestão Estratégica do Negócio abrange a compreensão de como as organizações conquistam e sustentam vantagens competitivas. Para tanto, são estudados os fundamentos, o processo e as ferramentas de administração estratégica e sua aplicação nos níveis corporativo, da unidade de negócio e operacional. Ao término do tema os alunos serão capazes de: • Discutir os propósitos organizacionais (missão, visão, valores e objetivos). • Analisar o ambiente geral (político, econômico, sociocultural, tecnológico, natural e legal) e setorial (forças que dirigem a concorrência), nos quais a organização se insere e compreender como eles podem influenciar seu desempenho. • Análisar o ambiente interno da organização, seus recursos, capacidades e competências e compreender como eles contribuem para a busca e a sustentação da vantagem competitiva.
Professores:
Carlos Honorato Teixeira
Carlos Honorato Teixeira é professor da Fundação Instituto de Administração, Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA com extensão em Cambridge (Reino Unido), Vanderbilt (EUA), Lyon (França) e Lingnan (China).
7. Gestão Estratégica de Finanças
O tema Finanças Estratégicas visa melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio dos acionistas por meio sistemas de avaliação de desempenho financeiro que incentivem ações de longo prazo e atenda às necessidades de curto prazo. Para isso será explorada a dinâmica que envolve a avaliação da empresa por parte do mercado financeiro e o papel dos executivos em melhorar esta avaliação. O conteúdo envolve fatores que influenciam na avaliação das empresas, papel dos acionistas no monitoramento dos executivos, análise de demonstrativos financeiros e cálculos financeiros fundamentais Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • A leitura, interpretação e uso de informações contábil- financeiras, de modo a reunir elementos para a tomada de decisão e controle administrativo; • A interpretação e a tomada de decisão tendo em vista alcançar a criação de valor para os acionistas e para a sociedade; • A análise de cálculos financeiros fundamentais que relacionem o planejamento financeiro empresarial e pessoal.
Professores:
Leandro José Morilhas
Leandro José Morilhas atua no mercado da educação há 20 anos.
8. Gestão Estratégica de Projetos
A disciplina abordará os seguintes assuntos: Introdução à Gestão de Projetos, Processos do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK – PMI ®, O Papel e as Habilidades do Gerente de Projetos, Iniciação de Projetos, Planejamento de Projetos: Escopo, Prazo, Custo e Riscos, Planejamento de Projetos: Processos Complementares, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento de Projetos, Desafios da Gestão de Projetos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer os principais conceitos e nomenclatura típica relacionada à Gestão de Projeto • Definir e controlar os objetivos do projeto; • Identificar os fatores críticos de sucesso do projeto; • Conhecer o papel e as habilidades requeridas por um Gerente de Projetos • Identificar e gerenciar os stakeholders do projeto; • Definir e controlar os requisitos do produto e o escopo do projeto; • Definir e controlar o cronograma e orçamento do projeto; • Definir e controlar os riscos do projeto; • Definir papéis e responsabilidades no projeto; • Conhecer a estrutura de um plano de comunicações do projeto; • Identificar necessidades de aquisições e contratações; • Entender a dinâmica de coordenação das interações entre os envolvidos no projeto; • Formalizar a aceitação dos artefatos resultantes de cada fase do ciclo de vida do projeto; • Elaborar relatórios de avaliação e de acompanhamento da situação do projeto; • Conhecer o processo de gerenciamento de mudanças no projeto; • Conduzir o encerramento formal de projetos ou fases de um projeto.
Professores:
Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
9. Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
A disciplina visa estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento advindas das oportunidades de negócio, dos processos de inovação e das práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Para que o aluno incorpore as competências estabelecidas para esta disciplina, serão abordados os temas Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking. Além disso, serão realizados Workshops de debate de práticas vivenciadas pelos próprios alunos em suas empresas e áreas de atuação. Espera-se com isso demonstrar como o comportamento empreendedor, os processos de inovação e as novas formas de desenvolvimento de projetos e produtos exigem práticas de RH também inovadoras no âmbito das organizações. O conteúdo específico de cada um destes temas é detalhado a seguir: Empreendedorismo: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as principais características e papéis do empreendedor, além de ser capaz de identificar oportunidades e avaliar planos de negócios na atualidade. Serão abordados os seguintes tópicos: (i) Conceitos iniciais sobre o empreendedorismo, (ii) Habilidades, competências, e características dos empreendedores – fatores psicológicos e sociológicos, (iii) Gestão empreendedora e (iv) plano de negócios. Inovação: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre os diferentes tipos e estratégias de inovação e os processos de planejamento e gestão. Ao fim da disciplina espera-se que o aluno adquira a capacidade de: (i)conhecer conceitos fundamentais do processo de planejamento e gestão da inovação; (ii) interpretar e aplicar os principais conceitos e ferramentas de inovação nas organizações; (iii) discutir e avaliar de forma critica as aplicações dos principais conceitos relacionados ao planejamento e gestão da inovação. Design Thinking: Tem como objetivo desenvolver no discente a capacidade do uso da ferramenta para solucionar desafios críticos no ambiente
Professores:
Sérgio Pinto Zacarias
Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
10. Gestão Estratégica de Marketing
O tema Marketing Estratégico perpassa pelos conceitos básicos sobre marketing, ampliando seu escopo para a compreensão e análise de trabalhos de marketing desenvolvidos no âmbito empresarial moderno e a compreensão do processo de comportamento do consumidor. Trata também do desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de contextualização sobre o assunto na realidade das organizações e instituições. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: • Conceitos básicos de Marketing • Segmentação de Mercado, Seleção de Mercado-Alvo, Diferenciação e Posicionamento • Composto de Marketing: Produto; Preço; Praça e Promoção • Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
Professores:
Enrico Trevisan
Professor, doutorando e Administração de Empresas e Pós-graduação em Gestão de Marketing e Branded Content (ESPM)
11. Trabalho Prático Final
Professores:
Eliane Santos
Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) com doutoramento sanduíche no The Centre de Recherche sur les Innovations Sociales
3. Liderança e Inovação nos Negócios Digitais
4. Introdução à Sustentabilidade
1. Crise Planetária
Apresentar o histórico e os conceitos-chave que permitam a compreensão da crise planetária enquanto uma crise nas relações entre o sistema econômico, sociedade e meio ambiente frente aos limites ecossistêmicos, endereçando os principais desafios do planejamento e da implementação de práticas empresariais baseadas em ESG.
Professores:
Em Breve
2. Ecossistema da Sustentabilidade
Serão apresentados e discutidos os principais tópicos do Desenvolvimento Sustentável
Professores:
Em Breve
3. Pensamento Sistêmico em Sustentabilidade
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: - entender o processo de formação de modelos mentais, visões de mundo, paradigmas e culturas , as recentes mudanças de grandes paradigmas e aplicar isso à análise de situações ligadas a ESG e sustentabilidade; - entender como os modelos mentais determinam ações e decisões somados a vieses cognitivos e pressões e como agir sobre isso; -entender os conceitos de complexidade e de sistema complexo adaptativo e aplica-los a questões ligadas a ESG e sustentabilidade; -identificar os componentes e interrelações desse tipo de sistema e -utilizar ferramentas para tomar decisões relativas a questões ligadas a ESG e sustentabilidade
Professores:
Marcos Telles
Consultor - Professor - Especialista em Gestão da Complexidade e Pensamento Sistêmico.
5. Os pilares E, S e G
1. Fatores Ambientais
Abordar as tendências, o tamanho e o escopo dos investimentos ESG e os principais impulsionadores do mercado a favor da integração ESG e explicar os principais impulsionadores e desafios para a integração ESG entre stakeholders no setor de investimentos.
Professores:
Em Breve
2. Fatores Sociais
Abordar os principais conceitos sociais: Capital Humano: desenvolvimento, padrões de emprego, saúde e segurança, responsabilidade do produto/proteção do consumidor: segurança, qualidade, saúde e riscos demográficos, privacidade e segurança de dados
Professores:
Orlando Nastri
Professor, gerente de ESG e membro de comitês sobre o tema
Victoriana Gonzaga
Advogada especializada em Direitos Humanos, consultora e pesquisadora
3. Fatores de Governança
Explicar a evolução das estruturas de governança corporativa: Avaliar as principais características da governança corporativa eficaz e as principais razões pelas quais elas podem não ser implementadas ou mantidas. A Governança Corporativa, como sistema de direção e controle de companhias, é fator fundamental para implementação e sustentação de práticas de ESG na arena global de negócios. Esta disciplina propoe debates atuais sobre frameworks, casos e conceitos de Governança aplicados no Brasil e mundo. Ao final do módulo, o aluno terá capacidade de intensificar a estratégia ESG de sua organização tendo amparo em melhores processos e ferramentas aplicados e almejados pelo mercado.
Professores:
Em Breve
Orlando Nastri
Professor, gerente de ESG e membro de comitês sobre o tema
6. Instrumentos Financeiros ESG
1. Análise, Valuation e Integração ESG
Explicar as metas e objetivos da integração de ESG no processo de investimento de uma empresa. Descrever diferentes abordagens de integração da análise ESG no processo de investimento de uma empresa e os desafios de integrar a análise ESG no processo de investimento de uma empresa. Como o ESG complementa a análise financeira tradicional. Analisar como os fatores ESG podem afetar o desempenho da indústria e da empresa e a avaliação de títulos em uma série de classes de ativos: investimentos alternativos; ações; renda fixa
Professores:
Em Breve
Luzia Hirata
ESG manager do Santander Asset e membro do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da ANBIMA
2. Construção e Gestão de Portfólio Integrado ESG e Mandato de investimento
Explicar o impacto dos fatores ESG na alocação estratégica de ativos. Descrever abordagens para integrar ESG no processo de gestão de portfólio. Explicar as abordagens de como a pesquisa e análise ESG interna e externa é usada pelos gerentes de portfólio para tomar decisões de investimento. Explicar os principais índices e abordagens de benchmarking aplicáveis ao investimento sustentável e ESG
Professores:
Viviane Torinelli
Doutora em gestão de risco ambiental e climático, com expertise em finanças e investimentos sustentáveis
7. ESG: Visão Sistêmica e Setorial
1. Mandato de investimento e Visão Multisetorial de ESG
Através dos pilares ESG serão discutidos os desafios das empresas de diferentes setores.
Professores:
Isak Kruglianskas
Doutor e mestre em Administração pela FEA/USP. Isak é professor visitante na Bentley School e Youngstown State University, nos Estados Unidos.
Em Breve
2. Trabalho de Conclusão de Curso
Professores:
Monica Kruglianskas
Coordenadora no MIT Massachussets Institute of Technology e consultora
8. Cenário Atual e Demandas da Sociedade
1. Cenário Atual e Demandas da Sociedade
Nesta disciplina o aluno será exposto a informações e conhecimentos sobre as condições contemporâneas da sociedade que demandam novos olhares para as questões de Diversidade, Equidade e Inclusão. Os temas centrais serão contextualizados, serão debatidos os problemas atuais frequentes relacionados a DEI. A abordagem sistêmica necessária para tais entendimentos e a transversalidade dos fatores atuais da sociedade serão o modelo para a condução da disciplina. Também serão apresentados alguns casos de sucesso, de modo a mostrar ao aluno a viabilidade de programas DEI, desde que consideradas as variáveis que serão estudadas no curso. Apresentação do programa. Fundamentos e problemas contemporâneos no tema.
Professores:
Tania Casado
Tania Casado. Psicóloga, Mestre e Doutora em Administração. Professora Titular da FEA/USP. Coordenadora do ECar-USP e do CarLab-FIA.
Em Breve
9. Cultura Organizacional
1. Fundamentos em Cultura Organizacional
Nesta disciplina o aluno aprenderá os principais fundamentos para a compreensão da Cultura Organizacional para que esteja apto a considerar aspectos da Cultura na implantação de programas de DEI. Também serão aprendidos conceitos e ferramentas para efetuar o diagnóstico da Cultura Organizacional, de modo a propor mudanças necessárias e viáveis para a elaboração de programas de DEI. Considerando o cenário atual das diversas organizações, também serão abordados aspectos relacionados à Cultura em processos de Fusão e Aquisição.
Professores:
Guilherme Rhinow
Vice-Presidente de Recursos Humanos na Johnson & Johnson para América Latina e Global Services Total Rewards
2. Tópicos Avançados em Cultura Organizacional
O conteúdo desta disciplina preparará o aluno para o entendimento mais profundo dos componentes da Cultura Organizacional ao abordar o conceito e as diversas instâncias de Valores. Aspectos de compartilhamento de valores entre colaboradores e organizações serão tratados como auxiliares para a compreensão da adesão a programas organizacionais. A disciplina também apresentará e debaterá as questões relacionadas aos valores nacionais que têm impacto na Cultura Organizacional, principalmente em organizações globais, onde a implantação de programas DEI se faz tempestiva. Para maior compreensão, as diferenças entre países, nações e territórios estão incluídos no conteúdo. O exemplo de uma organização da área financeira será debatido, em formato de Teaching Case. Tópicos Avançados específicos de organizações globais serão debatidos.
Professores:
Liliana Vasconcellos
Professora doutora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP.
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Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."