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Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
A liderança e o processo de desenvolvimento de pessoas e equipes, vistos sob a perspectiva comportamental, científica e aplicada a negócios e projetos. Torne-se especialista em nível de pós-graduação no assunto mais importante de uma organização: suas pessoas.
Aulas com professores conceituados como Ram Charan, Joel Souza Dutra, docentes da USP, gestores e líderes.

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GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
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Comportamento, softskills e gestão emocional
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Desenvolvimento de equipes e pessoas
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Liderança e negócios
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Liderança e negócios
A construção da liderança
Essa disciplina é composta por três temas: Motivação, Liderança e Gestão de Equipes. A abordagem do tema Motivação abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com a liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O que é motivação e sua caracterização; Relações entre motivação e liderança; Motivação e o significado do trabalho; Teorias motivacionais: de necessidade Maslow; da dissonância cognitiva; teoria X e Y de McGregor, teoria dos dois fatores de Herzberg; teoria das necessidades de Alderfer; teoria da equidade de Adams; teoria de reforço de Skinner. A abordagem do tema Liderança abrange as principais teorias sobre o assunto, bem como sua relação com o ambiente organizacional, os desafios e o papel do líder, confiança, poder e influência, táticas de influência, estilos de liderança, competências essenciais à liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O que é liderança, Atributos de um líder; Fontes de poder; Estilos de Liderança; Construção da confiança. A abordagem do tema Gestão de Equipes contempla as principais teorias sobre o assunto, seu modelo e aplicações, os papéis e responsabilidades. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Diferenças entre grupo e equipe; Tipos de equipe (Funcionais, Células / Processo, Força Tarefa, Projetos, Virtuais) Tipos de intervenções Equipes de alto desempenho Modelos de funcionamento de equipes de trabalho Dimensões de equipes produtivas

Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Learning and Development Specialist
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Gestão de Pessoas, Clima e Engajamento das Organizações
Discutir as bases conceituais e metodológicas para a gestão dos processos Modelos de Gestão de clima organizacional; oferecer suporte para diferentes correntes em gestão do ambiente organizacional. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O que é Ambiente Organizacional Diferentes correntes em Gestão do Ambiente Organizacional Componentes, Níveis e Dinâmica do Ambiente Organizacional Clima e Cultura Diferenças e Semelhanças Gestão do Ambiente nos Modelos de Gestão de Pessoas Pressupostos sobre Gestão e Implicações da Perspectiva Clínica para: Papéis do Agentes Métodos Instrumentos Processos

Professor da FEA-USP, mestre em Ciências Sociais e doutor em Administração de Empresas pela FEA.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Coordenador do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA-UOL
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Gestão da Cultura Organizacional
Essa disciplina é composta pelos temas: Cultura Organizacional e Gestão Intercultural A abordagem do tema Cultura Organizacional abrange a formulação da estratégia, a relação entre liderança e cultura e o papel da Área de RH na gestão cultural da organização. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : Cultura Organizacional: definição de cultura Organizacional; formação e evolução da cultura; níveis da cultura; elementos da cultura; a relação entre estratégia - Cultura – Mudança; cultura organizacional e cultura nacional; liderança e sua relação com a cultura organizacional; o papel do RH na gestão da cultura Organizacional. O objetivo da aula de Gestão Intercultural: fusões e aquisições é apresentar a complexidade da gestão da transformação de combinações empresariais, que contemplam aquisições, fusões, desinvestimentos, alianças estratégicas e joint-ventures entre outras. Para isso, são apresentados os seguintes conteúdos: Estratégias que levam às combinações empresariais Modalidades de combinações empresariais (aquisições, fusões etc) Correlação entre diferenças culturais e efetividade das combinações Complexidade da transição entre o início da operação e o modelo futuro desejado Gestão de componentes críticos como ocupação das posições críticas e retenção de profissionais Casos práticos de combinações empresariais e implicações para os líderes e profissionais de recursos humanos
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Professor atuante em Gestão de Recursos Humanos, tendo sido Diretor de Recursos Humanos da USP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Diretor de RH na J&J Medical Devices América Latina.
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Gestão Estratégica de Projetos
A disciplina abordará os seguintes assuntos: Introdução à Gestão de Projetos, Processos do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK – PMI ®, O Papel e as Habilidades do Gerente de Projetos, Iniciação de Projetos, Planejamento de Projetos: Escopo, Prazo, Custo e Riscos, Planejamento de Projetos: Processos Complementares, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento de Projetos, Desafios da Gestão de Projetos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Conhecer os principais conceitos e nomenclatura típica relacionada à Gestão de Projeto Definir e controlar os objetivos do projeto; Identificar os fatores críticos de sucesso do projeto; Conhecer o papel e as habilidades requeridas por um Gerente de Projetos Identificar e gerenciar os stakeholders do projeto; Definir e controlar os requisitos do produto e o escopo do projeto; Definir e controlar o cronograma e orçamento do projeto; Definir e controlar os riscos do projeto; Definir papéis e responsabilidades no projeto; Conhecer a estrutura de um plano de comunicações do projeto; Identificar necessidades de aquisições e contratações; Entender a dinâmica de coordenação das interações entre os envolvidos no projeto; Formalizar a aceitação dos artefatos resultantes de cada fase do ciclo de vida do projeto; Elaborar relatórios de avaliação e de acompanhamento da situação do projeto; Conhecer o processo de gerenciamento de mudanças no projeto; Conduzir o encerramento formal de projetos ou fases de um projeto.

Professora, consultora, mentora de gerentes. Mestre em Administração pela FEA/USP e Engenheira de Produção pela POLI-USP.
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Influência e Comunicação I
Esta disciplina oferece a condição dos participantes aprimorarem sua forma de expressão oral e escrita e no relacionamento interpessoal.

Head Global de Comunicação Corporativa e Marca Instituciona na Votorantim Cimentos.
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Facilitadora de Comunicação Não Violenta.
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Consultor de Desenvolvimento Humano e Organizacional em mais de 14 países. MBA em Liderança pela FranklinCovey Business School.
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Ética, Governança Corporativa e Sustentabilidade
Nesta disciplina os alunos serão estimulados a participar de experiências vivenciais que lhes permitam desenvolver potencialidades e ampliar os conhecimentos abordados pelo curso. Os temas são os mais variados e contemporâneos sobre Gestão de Pessoas.

Atuou como pesquisador visitante da Northeastern University. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
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Administradora, pesquisadora e professora.
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O papel do líder no processo de seleção
Essa disciplina é composta por dois temas: Processos de Captação e Critério de Seleção e Entrevista com Base em Competência. Os temas Processos de Captação e Critério de Seleção e Seleção com Base em Competência, abrange os conteúdos pertinentes a captação e seleção de talentos em um contexto globalizado e competitivo. Trata também dos processos em nível estratégico, tático e operacional de atendimento de demandas de pessoal. Ao término dos temas Processos de Captação e Critério de Seleção e Entrevista com Base em Competência. Ao final, o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Contextos e tendências de captação e seleção de pessoas; Posicionamento estratégico e Planejamento de necessidades; Desenvolvimento de fontes e o Processo de captação; Recrutamento interno vs externo Assessment Centers. Processo de seleção: seleção por competência; Tendências de ferramentas e metodologias para captação e seleção

Atua como executivo de RH em empresas como Gradiente, Ernst & Young e Grupo CCR.MBA. Mestre em Administração pela FEA-USP.
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Doutor e mestre em Diversidade nas Organizações pela FEA/USP
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Empreendedorismo, Inovação e Novas Práticas de Gestão
A disciplina visa estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento advindas das oportunidades de negócio, dos processos de inovação e das práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Para que o aluno incorpore as competências estabelecidas para esta disciplina, serão abordados os temas Empreendedorismo, Inovação e Design Thinking. Além disso, serão realizados Workshops de debate de práticas vivenciadas pelos próprios alunos em suas empresas e áreas de atuação. Espera-se com isso demonstrar como o comportamento empreendedor, os processos de inovação e as novas formas de desenvolvimento de projetos e produtos exigem práticas de RH também inovadoras no âmbito das organizações. O conteúdo específico de cada um destes temas é detalhado a seguir: Empreendedorismo: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as principais características e papéis do empreendedor, além de ser capaz de identificar oportunidades e avaliar planos de negócios na atualidade. Serão abordados os seguintes tópicos: (i) Conceitos iniciais sobre o empreendedorismo, (ii) Habilidades, competências, e características dos empreendedores – fatores psicológicos e sociológicos, (iii) Gestão empreendedora e (iv) plano de negócios. Inovação: Tem como objetivo proporcionar ao discente a compreensão sobre os diferentes tipos e estratégias de inovação e os processos de planejamento e gestão. Ao fim da disciplina espera-se que o aluno adquira a capacidade de: (i)conhecer conceitos fundamentais do processo de planejamento e gestão da inovação; (ii) interpretar e aplicar os principais conceitos e ferramentas de inovação nas organizações; (iii) discutir e avaliar de forma critica as aplicações dos principais conceitos relacionados ao planejamento e gestão da inovação. Design Thinking: Tem como objetivo desenvolver no discente a capacidade do uso da ferramenta para solucionar desafios críticos no ambiente corporativo, seus tópicos principais são: (i) Fundamentos do design thinking, (ii) Mudança de mindset (modelo mental), (iii) princípios (pilares: empatia, colaboração e experimentação) e métodos de design thinking e (iv) processos de design thinking.

Professor da Fundação Instituto de Administração, mestre e doutorando em Administração de Empresas, pela FEA-USP.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR

Escritor, palestrante e coach, especialista em liderança e sustentabilidade
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Gestão de Mudanças nas Organizações
A abordagem do tema Gestão Estratégica da Mudança abrange as perspectivas relacionadas aos aspectos do indivíduo, da equipe, da organização e da liderança. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : A perspectiva do indivíduo: os aspectos da aprendizagem; os aspectos do comportamento; os aspectos cognitivos; a psicodinâmica individual; A perspectiva da equipe; A perspectiva da organização: impulsionadores da mudança; natureza da mudança; estágios do processo de mudança; A perspectiva da liderança: o papel no processo de mudança; os estilos de liderança e impactos na mudança; os desafios da liderança.

Mestre em Filosofia pela PUC, com MBA com ênfase em Recursos Humanos pela FEA/USP e FIA.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DO PROFESSOR
Impactos da Tecnologia na Atuação do Líder
Os profissionais que atuam com People Analytics desenvolvem projetos que agregam valor à organização, por meio do delineamento de problemas de negócios, avaliação de hipóteses e análise de dados quantitativos pertinentes à gestão de pessoas. Então, são elaborados modelos explicativos e preditivos para os gestores de área e outros tomadores de decisão. Tais modelos podem demonstrar relações, classificações e agrupamentos que permitem a construção de insights para solução de problemas de gestão pessoas. Assim, a disciplina apresenta e discute sobre a , inteligência artificial na gestão de pessoas método, os principais componentes de um RH mais tecnológico, papel dos agentes envolvidos, desafios e prática do People Analytics nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre : O que é o People Analytics?; Inteligência artificial na gestão de pessoas; Agentes envolvidos no People Analytics e responsabilidades; People Analytics nas organizações: níveis de maturidade e benefícios esperados; Insights e casos de sucesso nas organizações; Desafios para o People Analytics e Inteligência artificial em recursos humanos ; Procedimento metodológico do People Analytics;

Co-fundador da I2AI BRASIL. Autor nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia. Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP.
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Tendências Econômicas da Atualidade
O macro ambiente globalizado, competitivo e sujeito a rápidas mudanças proporcionam às organizações a necessidade constante de atualização e inovação em processos, produtos e serviços. Esse cenário consolida a formação do profissional da área de gestão de pessoas sob uma perspectiva multifacetada, em que deve ser capaz de compreender os impactos das influências advindas do ambiente na realidade empresarial. Assim, a disciplina de tendências econômicas da atualidade é composta pelos temas: tendências da economia, perspectivas da economia brasileira, e mercado financeiro nacional.

Consultor e Pesquisador sobre finanças de mercado, franquias, teoria da complexidade e empreendedorismo.
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Preparação de sucessores
A abordagem do tema Preparação de Sucessores contempla a evolução histórica e principais pressupostos e a contribuição das práticas na ascensão e sucessão nas organizações. O objetivo é estimular os participantes a refletir sobre o impacto do processo sucessório estruturado no aprimoramento da gestão de pessoas e, também, instrumentalizar os participantes para a construção de processos sucessórios mais efetivos. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O impacto da evolução e mudança dos modelos de gestão de negócios na forma de gerir o desenvolvimento das pessoas; Práticas de Executive Coaching; Práticas de Mentoring; Práticas de Career Counseling.

MBA em Administração pela FIA/FEA/USP, pós-graduação em Consultoria de Carreiras pelo PROGEP/FIA.
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Modelos de Gestão e Estratégia
O tema Evolução do Pensamento em Gestão abrange uma síntese evolutiva do surgimento das diferentes escolas de administração, abordando a análise organizacional (racionalidade, objetivos, desempenho, poder, controle e processo decisório, mudança organizacional e novas estruturas organizacionais) e suas implicações. Trata também sobre os constructos e modelos de gestão que se encontram nas fronteiras de estudo da gestão das organizações. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compatibilizar sua atuação como gestor de pessoas com o contexto do modelo de gestão praticado pela empresa, que permeiam as seguintes alternativas: O modelo de administração científica, o modelo de relações humanas, O modelo de administração burocrática; O modelo sistêmico de administração; O modelo contingencial da administração; O modelo de administração por objetivos; O modelo de administração estratégica; O modelo de administração japonesa; O modelo de administração virtual; O modelo de administração do conhecimento; O modelo de administração de redes de valor agregado. A emergência de novos paradigmas. O tema Gestão Estratégica do Negócio abrange a compreensão de como as organizações conquistam e sustentam vantagens competitivas. Para tanto, são estudados os fundamentos, o processo e as ferramentas de administração estratégica e sua aplicação nos níveis corporativo, da unidade de negócio e operacional. Ao término do tema os alunos serão capazes de: Discutir os propósitos organizacionais (missão, visão, valores e objetivos). Analisar o ambiente geral (político, econômico, sociocultural, tecnológico, natural e legal) e setorial (forças que dirigem a concorrência), nos quais a organização se insere e compreender como eles podem influenciar seu desempenho. Análisar o ambiente interno da organização, seus recursos, capacidades e competências e compreender como eles contribuem para a busca e a sustentação da vantagem competitiva. Discutir alternativas estratégicas nos níveis corporativo (diversificação, integração vertical, aquisições, internacionalização, cooperação e desinvestimento), competitivo (estratégias competitivas genéricas, disciplinas de valor e modelo delta) e operacional (estratégias das áreas funcionais). Compreender os processos de implementação estratégica e de controle estratégico para dimensionar a capacidade da organização para executar suas estratégias e mensurar seus resultados.

Comentarista econômico da Globonews. Economista e Estrategista de Cenários Futuros.
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Assessment, feedback e recompensas
Essa disciplina é composta por dois temas: Processo de Avaliação e de Decisão sobre Pessoas e Sistemas de recompensa e gestão da massa salarial. O tema de Processo de Avaliação e de Decisão sobre Pessoas abrange como a gestão de desempenho se situa no Modelo de Gestão de Pessoas, os seus objetivos, finalidades e integração com demais processos; os focos de avaliação e outras classificações/ tipologias. Também trata da implantação do programa, tais como a comunicação do programa, a preparação dos participantes, os erros de avaliação e como evitá-los; o feedback construtivo: positivo e corretivo e suas dimensões. Ao término dos temas Processo de Avaliação e de Decisão sobre Pessoas e Sistemas de recompensa e gestão da massa salarial Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de: Explicar como a gestão de desempenho se situa no modelo de gestão de pessoas. Explicar a relação entre gestão e avaliação de desempenho, bem como a importância dos condicionantes do desempenho. Apresentar e discutir conceitos e objetivos relativos à Gestão do Desempenho das pessoas nas organizações. Discorrer sobre os principais focos/metodologias utilizados para avaliação do desempenho. Analisar aplicabilidade dos instrumentos no contexto prático, levando em conta princípios, políticas e estilo de gestão da organização. Discorrer sobre quais são os principais erros de avaliação e como evitá-los. Discorrer sobre a importância e as técnicas de feedback construtivo, bem como sobre as dificuldades de gestores e demais profissionais neste processo. Descrever como construir e implantar um Programa de Gestão de Desempenho.

Consultor em gestão estratégica de pessoas. Mestre em Administração pela FEA-USP.
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Protagonismo na Gestão da Carreira
A abordagem do tema Protagonismo na Gestão de Carreira, abrange a evolução das teorias de carreiras no Brasil, as novas carreiras, as carreiras inteligentes, a transição profissional, o fenômeno opt out, a gestão de carreira nas 150 melhores empresas para se trabalhar, reflexões sobre gestão de carreira, contrato psicológico, gerações e novas carreiras. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Teorias tradicionais e não tradicionais sobre carreiras; Carreira proteana e carreira sem fronteira; Carreiras inteligentes; Transições entre funções e transições dentro de uma mesma função; Fenômeno Opt Out; Modelo ABC; Conceito de contrato psicológico; Gerações e as novas carreiras; Os desafios da gestão de carreiras; Gestão de Carreira – indivíduo e empresa;

Professora com sólida experiência em Gestão no segmento bancário. Doutora em Administração pela FEA-USP.
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A liderança no contexto legal e tecnológico
A abordagem do tema Aspectos Legais na Gestão de Pessoas abrange os aspectos jurídicos que suportam a gestão estratégica do sistema de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Regulamentações pertinentes; e Estrutura jurídica; Princípios protetores baseados na hipossuficência do trabalhador; e Princípios constitucionais; Formas de fixação da remuneração; e Irredutibilidade salarial; Isonomia salarial e simultaneidade no exercício da função; Remuneração variável: gratificação, prêmios e bônus, participação nos lucros ou resultados, participação acionária; Aportes em cartões de incentivo, ajuda de custo e diárias de viagem, veículo, habitação, celular e laptop, alimentação; Benefícios, e Cursos de capacitação e qualificação profissionais, e concessão de treinamentos e cursos A abordagem do tema Business Partner – Conceito, Estrutura e Prática abrange as competências e habilidades dos profissionais de RH para que se desenvolvam como Consultores Internos, com o intuito de alinhar o entendimento e comunicação entre RH e áreas de negócio e com isto poder garantir: rapidez, qualidade e a pertinência aos negócios, eficiência nos serviços entregues; “falar” a linguagem dos negócios; demonstrar os benefícios de um RH estratégico; criar processos e práticas que alimentem a parceria. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: O alinhamento das iniciativas de RH com a estratégia da Empresa Objetivos da Consultoria Interna de RH Competências do Consultor Interno de RH A Carreira do Consultor Interno de RH Como ser um Consultor de RH eficaz: o ciclo PDCA

Sócia de Stüssi Neves Advogados desde 1996 e coordenadora do Comitê de Recursos Humanos na Câmara Suíça
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Parcerias Estratégicas
Essa disciplina é composta por dois temas: Desenvolvimento de Parcerias Internas e Externas e Gestão de Redes de Relacionamento Os temas abrangem os conceitos de desenvolvimento de parcerias estratégicas e estratégias de manutenção de redes, pessoais e profissionais, tendo em vista seus drives de motivação e a sua construção da influência. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Aplicar conceitos de PE na realidade interna da organização, independentemente da área em que atue. Reposicionar suas relações com relação às áreas parceiras. Soft skils essenciais do PE Credibilidade e Confiança x Mudança Paradigma Estratégias para a Atuação como Parceiro do Negócio Identificar e entender os objetivos, pressões, forças, fraquezas e estilo de trabalho na linha de reporte superior; Comunicar-se no estilo da linha de reporte superior (defensores & decisores); Atuar nas cerimônias e rituais de participação e patrocínio; Desenvolver credibilidade e boas relações de trabalho.

Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae
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Conduz projetos de transformação organizacional, desenvolvimento de liderança e formação de times em organizações como Ashland e Akzo Nobel.
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Desafios da Liderança na Empresa Contemporânea
Essa disciplina é composta por dois temas: Competência da Liderança Inovadora, Liderança Situacional e Instrumentos para Gestão de Equipes Os temas abrangem os conceitos de competência, de Liderança Inovadora e Situacional e Gestão de Equipes sob a ótica da realidade organizacional contemporânea. Também trata do mapeamento, organização e avaliação de competências. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. Gestão de Competências na Liderança. Instrumentos para Gestão de Equipes

Conselheiro, Coaching Executivo, Consultor e Professor
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Formação e Sustentação de Equipes de Alta Performance
O tema abrange os conceitos teóricos e aplicados na análise de situações reais centrado no desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento de liderança em diferentes organizações e contextos, acerca do que é ser um líder que, com seu jeito próprio, facilita o desenvolvimento da organização e da equipe. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Desenvolver competências essenciais tanto no plano individual e como em equipe - que permitam aos integrantes melhorar e potencializar seu desempenho. Avançar na construção de uma nova base de confiança e compromisso na equipe, que facilite o desenvolvimento produtivo de seus integrantes. Desenvolvimento de habilidades de modo a aproveitar todas as potencialidades de cada um, dentro de um contexto de mudanças constantes. Consolidação do alinhamento estratégico, de modo a obter prontidão organizacional e consequentes vantagens competitivas na agregação de valor aos clientes.
Gestão Estratégica de Marketing
O tema Marketing Estratégico perpassa pelos conceitos básicos sobre marketing, ampliando seu escopo para a compreensão e análise de trabalhos de marketing desenvolvidos no âmbito empresarial moderno e a compreensão do processo de comportamento do consumidor. Trata também do desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de contextualização sobre o assunto na realidade das organizações e instituições. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos básicos de Marketing Segmentação de Mercado, Seleção de Mercado-Alvo, Diferenciação e Posicionamento Composto de Marketing: Produto; Preço; Praça e Promoção Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional

Professor, doutorando e Administração de Empresas e Pós-graduação em Gestão de Marketing e Branded Content (ESPM)
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Influência e Comunicação II
Esta disciplina oferece a condição dos participantes aprimorarem sua forma de expressão oral e escrita e no relacionamento interpessoal.

Íris Gardino é especialista em Educação, Estudos em Língua Portuguesa, Relatórios técnicos em L.Portuguesa, Desenvolvimento profissional em Comunicação para executivos.
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Estilo Coaching de Gestão
A abordagem do tema Coaching e Mentoring contempla a evolução histórica e principais pressupostos e a contribuição das práticas na ascensão e sucessão nas organizações. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Conceitos de Coaching, Mentoring e Counseling Práticas de Executive Coaching; Práticas de Mentoring; Práticas de Career Counseling.
Gestão de conflitos e negociação em ambientes complexos
Essa disciplina é composta pelo tema Negociação em Ambientes Complexos O tema abrange os conceitos e objetivos de Negociação para o desenvolvimento de líderes. Ao término do tema o aluno deverá ser capaz de discorrer sobre: Perceber a relevância dos cacifes das partes: recursos, poder, informações e tempo; Distinguir e manejar as estratégias, as táticas e as contramedidas; Identificar as fases componentes do processo de negociação e os fatores objetivos e subjetivos envolvidos; Reconhecer os comportamentos e os estilos dos negociadores

Professora de negociação e marketing internacional
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Depoimentos de alunos
"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online

"Além de ampliar meu repertório na área, o curso que fiz em Marketing na FIA me permitiu ter insights sobre outras realidades e indústrias a partir do intercâmbio de conhecimento e experiências entre os alunos. Construi relações que carrego até hoje."
Ana Mazzilli,
Ex-Aluna FIA

"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online

"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online

"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online

"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online

"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online

"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online
