100% online
Reconhecimento MEC
Faça agora sua matrícula e aproveite condições especiais
Parcele no boleto ou cartāo de crédito
PARCELA | DE | POR | ECONOMIA DE |
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
A Indústria 4.0 é uma realidade e quem não se adaptar, vai ficar para trás.
Quando falamos da Indústria 4.0, falamos de transformação digital. E essa transformação vem para revolucionar todo o modelo de negócio de uma empresa. Diante dessa inovação, profissionais com novos skills, líderes modernos, preparados para problemas complexos, com capacidade para melhorar o desempenho organizacional por meio da aplicação de tecnologias, estão cada vez mais valorizados no mercado.
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Aplicação de tecnologias em negócios
1. Gestão da Cadeia de Suprimentos na Indústria 4.0
Análise das grandes estratégias de estruturação e reestruturação de uma cadeia de suprimentos, considerando horizontalização, verticalização, modularidade no desenvolvimento de produtos e produção. Análise da estratégia e competitividade na Cadeia de Suprimentos com Responsabilidade. Análise das vantagens da aplicação das Novas Tecnologias de Integração de Cadeias na Indústria 4.0 em Transporte, Logística e Armazenagem 4.0, bem como Gestão de Estoques e Nível de Serviços. Discussão sobre as estratégias de centros de distribuição, sistemas cross-docking, Picking e novas tecnologias de infraestrutura, equipamentos e movimentações internas além dos crescentes papéis dos operadores logísticos do tipo 2PL ou mesmo do tipo 3Pl ou 4PL na Indústria 4.0. Sistema de Produção Enxuta, Qualidade e produtividade no Lean Manufaturing e Mapeamento do Fluxo de Valor.
Professores:
Nei Fernando Tremarin
Especialista na estruturação de empresas de Software, tendo MBA- GAP Program pela UCLA de Los Angeles.
Marcio Dias
2. Gestão de Marketing 4.0
Apresentação e discussão dos principais conceitos teóricos das melhores práticas de Gestão de Negócios de empresas que operam em ambientes e mercados altamente competitivos e disruptivos. Análise da função do Marketing de Novos Produtos na Indústria 4.0. Apresentação de conceitos e ferramentas de inteligência de mercado, CRM, datamining, inteligência artificial, neurociência, teoria da decisão em mercados dinâmicos e disruptivos.
Professores:
Bjorn Werner
Experiência executiva foi construída em diversos setores: produtos químicos (Rhodia), têxtil (Rhodia), agronegócio (Rhodia), telecomunicações (Nextel) e serviços de TI (IG).
Newton Siqueira
Vasta experiência no meio empresarial, passando pela Nestlé, Pirelli Cabos, Volkwswagen e BOVESPA. Doutor e Mestre pela FEA-USP.
3. Arquitetura IoT, Inovação e Design Thinking na Indústria 4.0
Introdução e discussão dos aspectos envolvidos na concepção de projeto de todo o processo produtivo, da interoperacionalidade, das comunicações e conexão entre as máquinas (M2M), do design dos elementos todos do IIoT (industrial internet of things) e das novas tecnologias disruptivas de apoio ao design e experimentação de peças e manutenção. Discussão das aplicações de AR/VR nas tarefas produtivas e de manutenção de máquinas e equipamentos. Análise das estratégias de Gestão de Tecnologias de Prototipagem para experimentação e apoio ao design: Prototipagens Físicas e Virtuais, Completos e Parciais. Vantagens e Desvantagens. Apresenta os principais elementos e conceitos teóricos do Design Thinking e discute também as atividades conduzidas na fase de imersão com as técnicas de resolução de problema para, posteriormente, passar à criação de alternativas, na fase de ideação. É a fase de prototipagem que irá testar analisar e comparar as alternativas e conceitos e encontrar aquela de melhor desempenho para seguir com seu desenvolvimento.
Professores:
Nei Fernando Tremarin
Especialista na estruturação de empresas de Software, tendo MBA- GAP Program pela UCLA de Los Angeles.
Cesar Akira Yokomizo
Consultor e Palestrante Premium em Criatividade, Inovação e Estratégia. Doutor em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela FEA-USP.
4. Design da manufatura avançada, inovação e criatividade
Apresentação e discussão do Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM) na Manufatura Avançada da Indústria 4.0 e em Processos Avançados de Serviços. Análise de ferramentas e formatação de mapa de fluxo de valor, considerando a busca constante por melhorias de qualidade e dos custos de operação e manutenção, reduzindo os desperdícios desde as compras até a expedição do produto final para os clientes. Apresentação dos principais aspectos na concepção do projeto de todo o processo produtivo e o papel da robótica e das novas tecnologias disruptivas de Manufatura Aditiva. A disciplina também apresenta e discute as estratégias inovativas no contexto da indústria 4.0 bem como a organização e gestão da criatividade e do mindset inovativo das equipes que desenvolvem e implementam inovações no âmbito a Manufatura 4.0
Professores:
Alvair Silveira Torres Jr.
É autor e co-autor dos livros: Integração e Flexibilidade, Gestão do Conhecimento nas PME, Pequeno Dicionário de Termos da Empresa Globalizada.
Antonio Paulo Terassovich
Mestre em Administração PUC-SP, pós-MBA e MBA FIA-USP, pós FGV-CEAG, graduação em Engª Civil, POLI-USP e Erickson College Certified Professional Coach voltado para Coaching Executivo.
5. Big Data Analytics
Apresentação e discussão dos principais conceitos, aplicações e implementações dos elementos de novas tecnologias de Big Data e Analytics na Indústria 4.0. Análise de técnicas de Analytics, como Datamining, Inteligência Artificial, Machine Learning como Regressão, Regressão Logística, Árvores de Classificação.
Professores:
Alexandre Del Rey
Co-fundador da I2AI BRASIL. Autor nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
2. Estratégia tecnológica para negócios
1. A Quarta Revolução Industrial: impactos nos negócios
Reflexão sobre os principais aspectos da Quarta Revolução Industrial e identificação e análise dos seus impactos nos negócios. Identificação e análise de como as novas bases materiais tecnológicas criam oportunidades para solução de problemas contemporâneos, em que se sobrelevam as relações entre indústria, serviços e agronegócios. Exploração dos negócios online to offline e suas dimensões internas nas empresas (gestão) e para novos negócios inovadores e disruptivas.
Professores:
Diego Bonaldo Coelho
Professor, Consultor e Pesquisador, tendo ampla experiência em negócios internacionais. Doutor em Administração pela FEA-USP.
Vitor Magnani
Public Affairs na Loggi e Presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O).
2. Gestão do Ecossistema Digital
Introdução e discussão sobre o conceito de startup e ecossistema de inovação. Identificação e análise dos principais stakeholders da inovação. Identificação e análise de políticas públicas para inovação. Análise de governança e da imersão em ecossistema de inovação. Identificação de competências digitais contemporâneas. Introdução ao conceito de open innovation e co-criação.
Professores:
Fernanda Cahen
Consultora de internacionalização de startups brasileiras, tendo mestrado em Administração pela PUC-SP e doutorado em Administração pela FEA-USP.
3. A Indústria 4.0: um roadmap
Apresentação e discussão dos principais conceitos teóricos e melhores práticas da Indústria 4.0. Discussão das principais tecnologias embarcadas, suas barreiras e adequações no contexto da Indústria 4.0. Identificação e discussão dos principais roadmapping tecnológicos e de mercados para aplicações das principais tecnologias da Indústria 4.0.
Professores:
Roberto Camanho
Professor FIA com sólida experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em apoio a decisão com modelos multicritério.
3. Negócios inteligentes
1. Estratégia Competitiva de Negócios Inovadores
Discussão sobre o conceito de estratégia e de posicionamento competitivo. Análise do ambiente externo (indústria/ setor e ambiente de negócios). Análise do ambiente interno (cadeia de valor). Análise das vantagens competitivas.
Professores:
Diego Bonaldo Coelho
Professor, Consultor e Pesquisador, tendo ampla experiência em negócios internacionais. Doutor em Administração pela FEA-USP.
2. Gestão de Pessoas na Indústria 4.0
Discussão dos aspectos fundamentais relacionados à gestão de pessoas nos ambientes dinâmicos e inovativos da Indústria 4.0. Análise da evolução das estruturas organizacionais frente às mudanças mercadológicas e estratégicas, bem como as principais estruturas organizacionais mais adequadas aos novos ambientes inovativos da Indústria 4.0. Discussão da gestão e motivações de equipes, focando para a criação e para o design e resolução de problemas.
Professores:
Elza Fátima Rosa Veloso
Professora com sólida experiência em Gestão no segmento bancário. Doutora em Administração pela FEA-USP.
3. Prospecção, Inteligência e Cenários Tecnológicos
Apresentação e discussão dos principais conceitos teóricos e de implementação das fases do processo de Prospecção, Avaliação (AT) e Seleção de Tecnologias de Processo. Reflexões sobre algumas das mais conhecidas metodologias de prospecção e avaliação tecnológica, bem como alguns dos principais critérios como custos envolvidos, qualidade da produção e do produto, sustentabilidade e impactos sociais nas comunidades. Apresentação de casos nacionais e internacionais de avaliação e seleção de tecnologias.
Professores:
Marcos Marcon
Sócio-fundador da OpenSense
4. Modelagem de Negócios e Lean Startup
Apresentação e reflexão sobre o racional da modelagem de negócios. Identificação de clientes e problemas. Apresentação de técnica de modelagem da proposta de valor. Apresentação e discussão Lean Startup. Apresentação e discussão de métodos de MVP e validação. Apresentação e discussão sobre Business Model Canvas.
Professores:
Sabrina Della Santa Navarrete
Professora mestre em Administração pela ESPM-SP e Doutoranda em Administração pela FEA-USP. Experiência em Desenvolvimento de Negócios Internacionais.
5. Trabalho Conclusão de Curso
Os alunos terão condições de pesquisar, analisar, apresentar e discutir com seu professor orientador os principais aspectos referentes à confecção de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Num primeiro momento o aluno ou o grupo de alunos, apoiado por seu orientador, deverão optar por desenvolver uma monografia, desenvolver aplicativo/software ou algoritmo ou um plano de negócios. Posteriormente, deverão apresentar a situação-problema para analisá-la de forma aprofundada, também com o auxílio de seu orientador. Em seguida, o aluno (grupo de alunos) deverão proceder ao desenvolvimento do TCC ( na modalidade que escolheram: monografia, desenvolvimento de aplicativo/software ou plano de negócios) com base na situação problema e fundamentado por um referencial teórico, a partir de livros, artigos e documentos em geral sobre o tema para poder sustentar as análises a respeito da situação-problema. O passo final é a escrita das conclusões obtidas para fechar o documento do TCC.
Professores:
Natan Marques
Consultor em Startups, professor de empreendedorismo e inovação, doutor em administração
Faça agora sua matrícula e aproveite condições especiais
Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."