100% online
Reconhecimento MEC
Descontos imperdíveis
Confira as condições de pagamentoA Indústria 4.0 é uma realidade e quem não se adaptar, vai ficar para trás.
Quando falamos da Indústria 4.0, falamos de transformação digital. E essa transformação vem para revolucionar todo o modelo de negócio de uma empresa. Diante dessa inovação, profissionais com novos skills, líderes modernos, preparados para problemas complexos, com capacidade para melhorar o desempenho organizacional por meio da aplicação de tecnologias, estão cada vez mais valorizados no mercado.
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Aplicação de tecnologias em negócios
1. Gestão da Cadeia de Suprimentos na Indústria 4.0
Análise das grandes estratégias de estruturação e reestruturação de uma cadeia de suprimentos, considerando horizontalização, verticalização, modularidade no desenvolvimento de produtos e produção. Análise da estratégia e competitividade na Cadeia de Suprimentos com Responsabilidade. Análise das vantagens da aplicação das Novas Tecnologias de Integração de Cadeias na Indústria 4.0 em Transporte, Logística e Armazenagem 4.0, bem como Gestão de Estoques e Nível de Serviços. Discussão sobre as estratégias de centros de distribuição, sistemas cross-docking, Picking e novas tecnologias de infraestrutura, equipamentos e movimentações internas além dos crescentes papéis dos operadores logísticos do tipo 2PL ou mesmo do tipo 3Pl ou 4PL na Indústria 4.0. Sistema de Produção Enxuta, Qualidade e produtividade no Lean Manufaturing e Mapeamento do Fluxo de Valor.
Professores:
Nei Fernando Tremarin
Especialista na estruturação de empresas de Software, tendo MBA- GAP Program pela UCLA de Los Angeles.
Marcio Dias
2. Gestão de Marketing 4.0
Apresentação e discussão dos principais conceitos teóricos das melhores práticas de Gestão de Negócios de empresas que operam em ambientes e mercados altamente competitivos e disruptivos. Análise da função do Marketing de Novos Produtos na Indústria 4.0. Apresentação de conceitos e ferramentas de inteligência de mercado, CRM, datamining, inteligência artificial, neurociência, teoria da decisão em mercados dinâmicos e disruptivos.
Professores:
Bjorn Werner
Experiência executiva foi construída em diversos setores: produtos químicos (Rhodia), têxtil (Rhodia), agronegócio (Rhodia), telecomunicações (Nextel) e serviços de TI (IG).
Newton Siqueira
Vasta experiência no meio empresarial, passando pela Nestlé, Pirelli Cabos, Volkwswagen e BOVESPA. Doutor e Mestre pela FEA-USP.
3. Arquitetura IoT, Inovação e Design Thinking na Indústria 4.0
Introdução e discussão dos aspectos envolvidos na concepção de projeto de todo o processo produtivo, da interoperacionalidade, das comunicações e conexão entre as máquinas (M2M), do design dos elementos todos do IIoT (industrial internet of things) e das novas tecnologias disruptivas de apoio ao design e experimentação de peças e manutenção. Discussão das aplicações de AR/VR nas tarefas produtivas e de manutenção de máquinas e equipamentos. Análise das estratégias de Gestão de Tecnologias de Prototipagem para experimentação e apoio ao design: Prototipagens Físicas e Virtuais, Completos e Parciais. Vantagens e Desvantagens. Apresenta os principais elementos e conceitos teóricos do Design Thinking e discute também as atividades conduzidas na fase de imersão com as técnicas de resolução de problema para, posteriormente, passar à criação de alternativas, na fase de ideação. É a fase de prototipagem que irá testar analisar e comparar as alternativas e conceitos e encontrar aquela de melhor desempenho para seguir com seu desenvolvimento.
Professores:
Nei Fernando Tremarin
Especialista na estruturação de empresas de Software, tendo MBA- GAP Program pela UCLA de Los Angeles.
Cesar Akira Yokomizo
Consultor e Palestrante Premium em Criatividade, Inovação e Estratégia. Doutor em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela FEA-USP.
4. Design da manufatura avançada, inovação e criatividade
Apresentação e discussão do Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM) na Manufatura Avançada da Indústria 4.0 e em Processos Avançados de Serviços. Análise de ferramentas e formatação de mapa de fluxo de valor, considerando a busca constante por melhorias de qualidade e dos custos de operação e manutenção, reduzindo os desperdícios desde as compras até a expedição do produto final para os clientes. Apresentação dos principais aspectos na concepção do projeto de todo o processo produtivo e o papel da robótica e das novas tecnologias disruptivas de Manufatura Aditiva. A disciplina também apresenta e discute as estratégias inovativas no contexto da indústria 4.0 bem como a organização e gestão da criatividade e do mindset inovativo das equipes que desenvolvem e implementam inovações no âmbito a Manufatura 4.0
Professores:
Alvair Silveira Torres Jr.
É autor e co-autor dos livros: Integração e Flexibilidade, Gestão do Conhecimento nas PME, Pequeno Dicionário de Termos da Empresa Globalizada.
Antonio Paulo Terassovich
Mestre em Administração PUC-SP, pós-MBA e MBA FIA-USP, pós FGV-CEAG, graduação em Engª Civil, POLI-USP e Erickson College Certified Professional Coach voltado para Coaching Executivo.
5. Big Data Analytics
Apresentação e discussão dos principais conceitos, aplicações e implementações dos elementos de novas tecnologias de Big Data e Analytics na Indústria 4.0. Análise de técnicas de Analytics, como Datamining, Inteligência Artificial, Machine Learning como Regressão, Regressão Logística, Árvores de Classificação.
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
2. Estratégia tecnológica para negócios
1. A Quarta Revolução Industrial: impactos nos negócios
Reflexão sobre os principais aspectos da Quarta Revolução Industrial e identificação e análise dos seus impactos nos negócios. Identificação e análise de como as novas bases materiais tecnológicas criam oportunidades para solução de problemas contemporâneos, em que se sobrelevam as relações entre indústria, serviços e agronegócios. Exploração dos negócios online to offline e suas dimensões internas nas empresas (gestão) e para novos negócios inovadores e disruptivas.
Professores:
Diego Bonaldo Coelho
Professor, Consultor e Pesquisador, tendo ampla experiência em negócios internacionais. Doutor em Administração pela FEA-USP.
Vitor Magnani
Public Affairs na Loggi e Presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O).
2. Gestão do Ecossistema Digital
Introdução e discussão sobre o conceito de startup e ecossistema de inovação. Identificação e análise dos principais stakeholders da inovação. Identificação e análise de políticas públicas para inovação. Análise de governança e da imersão em ecossistema de inovação. Identificação de competências digitais contemporâneas. Introdução ao conceito de open innovation e co-criação.
Professores:
Fernanda Cahen
Consultora de internacionalização de startups brasileiras, tendo mestrado em Administração pela PUC-SP e doutorado em Administração pela FEA-USP.
3. A Indústria 4.0: um roadmap
Apresentação e discussão dos principais conceitos teóricos e melhores práticas da Indústria 4.0. Discussão das principais tecnologias embarcadas, suas barreiras e adequações no contexto da Indústria 4.0. Identificação e discussão dos principais roadmapping tecnológicos e de mercados para aplicações das principais tecnologias da Indústria 4.0.
Professores:
Roberto Camanho
Professor FIA com sólida experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em apoio a decisão com modelos multicritério.
3. Negócios inteligentes
1. Estratégia Competitiva de Negócios Inovadores
Discussão sobre o conceito de estratégia e de posicionamento competitivo. Análise do ambiente externo (indústria/ setor e ambiente de negócios). Análise do ambiente interno (cadeia de valor). Análise das vantagens competitivas.
Professores:
Diego Bonaldo Coelho
Professor, Consultor e Pesquisador, tendo ampla experiência em negócios internacionais. Doutor em Administração pela FEA-USP.
2. Gestão de Pessoas na Indústria 4.0
Discussão dos aspectos fundamentais relacionados à gestão de pessoas nos ambientes dinâmicos e inovativos da Indústria 4.0. Análise da evolução das estruturas organizacionais frente às mudanças mercadológicas e estratégicas, bem como as principais estruturas organizacionais mais adequadas aos novos ambientes inovativos da Indústria 4.0. Discussão da gestão e motivações de equipes, focando para a criação e para o design e resolução de problemas.
Professores:
Elza Fátima Rosa Veloso
Elza Fátima Rosa Veloso é coordenadora e professora da Fundação Instituto de Administração, com título de Doutora em Administração pela FEA/USP.
3. Prospecção, Inteligência e Cenários Tecnológicos
Apresentação e discussão dos principais conceitos teóricos e de implementação das fases do processo de Prospecção, Avaliação (AT) e Seleção de Tecnologias de Processo. Reflexões sobre algumas das mais conhecidas metodologias de prospecção e avaliação tecnológica, bem como alguns dos principais critérios como custos envolvidos, qualidade da produção e do produto, sustentabilidade e impactos sociais nas comunidades. Apresentação de casos nacionais e internacionais de avaliação e seleção de tecnologias.
Professores:
Marcos Marcon
Sócio-fundador da OpenSense
4. Modelagem de Negócios e Lean Startup
Apresentação e reflexão sobre o racional da modelagem de negócios. Identificação de clientes e problemas. Apresentação de técnica de modelagem da proposta de valor. Apresentação e discussão Lean Startup. Apresentação e discussão de métodos de MVP e validação. Apresentação e discussão sobre Business Model Canvas.
Professores:
Sabrina Della Santa Navarrete
Professora mestre em Administração pela ESPM-SP e Doutoranda em Administração pela FEA-USP. Experiência em Desenvolvimento de Negócios Internacionais.
5. Trabalho Conclusão de Curso
Os alunos terão condições de pesquisar, analisar, apresentar e discutir com seu professor orientador os principais aspectos referentes à confecção de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Num primeiro momento o aluno ou o grupo de alunos, apoiado por seu orientador, deverão optar por desenvolver uma monografia, desenvolver aplicativo/software ou algoritmo ou um plano de negócios. Posteriormente, deverão apresentar a situação-problema para analisá-la de forma aprofundada, também com o auxílio de seu orientador. Em seguida, o aluno (grupo de alunos) deverão proceder ao desenvolvimento do TCC ( na modalidade que escolheram: monografia, desenvolvimento de aplicativo/software ou plano de negócios) com base na situação problema e fundamentado por um referencial teórico, a partir de livros, artigos e documentos em geral sobre o tema para poder sustentar as análises a respeito da situação-problema. O passo final é a escrita das conclusões obtidas para fechar o documento do TCC.
Professores:
Natan Marques
Consultor em Startups, professor de empreendedorismo e inovação, doutor em administração
Faça agora sua matrícula e aproveite condições especiais
Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."