Descontos imperdíveis
Confira as condições de pagamentoDono de importante fatia da balança comercial brasileira, um setor exportador, em constante transformação e que está sempre em busca de profissionais qualificados.
O Agronegócio sempre foi a alavanca da economia brasileira, um importante setor que cresce de forma sustentada ano após ano e que, por ser exportador, normalmente se recupera primeiro diante de qualquer crise. Outra característica é que, por ser globalizado, o Agronegócio sempre investiu em tecnologias de ponta. E se antes a automação estava mais voltada para o setor de produção, agora a transformação chegou à toda a cadeia: dos insumos ao varejo, movimentando milhões de dólares, e tudo está sendo feito para que seja 100% digital, igual à FIA ONLINE.
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Cadeias Globais de Valor
1. Economia e Agronegócio
O aluno será capaz elaborar projetos econômicos no Agronegócio em duas etapas. A primeira etapa envolve uma avaliação da conjuntura macroeconômica e seus impactos sobre as variáveis chaves financeiras, entre elas juros reais e nominais, taxas de câmbio, e PIB, o que reserva à organização a alternativa de se adaptar ao cenário econômico. Já a segunda etapa contempla uma análise microeconômica setorial e da demanda do consumidor, o que permite a definição de estratégias de atuação da organização.
Professores:
Professor FIA ONLINE
2. Comércio Internacional
Essa disciplina visa munir o aluno de conhecimentos para entender os instrumentos de política comercial (barreiras tarifárias e não – tarifárias) utilizados pelos países no mercado internacional assim como a diplomacia das negociações internacionais via OMC (multilateral), blocos econômicos e bilaterais para o estabelecimento de novos acordos comerciais. Nesse sentido, o aluno sairá atualizado sobre a guerra comercial e o acordo bilateral entre EUA e China, o futuro da OMC, o desempenho do Brasil nas negociações e os caminhos para se posicionar como importante player do comércio internacional de produtos do Agronegócio. Isso sem falar do entendimento da pauta exportadora brasileira e da dependência da balança de pagamentos nacional em relação aos superávits do Agronegócio
Professores:
Sabrina Della Santa Navarrete
Professora mestre em Administração pela ESPM-SP e Doutoranda em Administração pela FEA-USP. Experiência em Desenvolvimento de Negócios Internacionais.
3. Agronegócio: Conceito, Evolução e Tendências
Histórico e conceitos-chave do agronegócio no Brasil e no mundo. Fundamentos e metodologia de análise de sistemas agroindustriais (SAG). O papel das instituições e das ações coletivas no agronegócio nacional e internacional. Relações contratuais no agronegócio. Ética no agronegócio. Tendências do Agronegócio. Coordenação de SAGs, Desperdício e Perda de Alimentos. ESG (Environmental, Social & Governance), Desmatamento Ilegal Zero. Agtechs, Digitalização do Produtor Rural, E-commerce de Insumos Agrícolas. Digitalização do Consumidor de Alimentos, E-commerce e Delivery de Alimentos, Cadeia de Distribuição de Alimentos, Varejo Alimentício.
Professores:
Marco Antônio Conejero
Economista, Doutor em administração pela FEA-USP e pesquisador-visitante da Howard University, em Washington DC.
Fernanda Kesrouani Lemos
Doutora em administração de empresas, consultora há 16 anos e professora
4. Organizações de representação do Agronegócio
Estratégias de Não-Mercado. Atividade política corporativa. Lobby. Papel das associações de interesse privado do agronegócio. Representação e vocalização dos interesses dos múltiplos setores do Agro, resolução de conflitos, negociação e relação com o setor público, diplomacia e comunicação.
Professores:
Rafael Kalaki
Superintendente na Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba), Escritor, Mestre e Doutor pela FEA-USP.
5. Cooperativismo
Entender o sistema cooperativista, princípios e a dinâmica das cooperativas agropecuárias no Brasil. A ação coletiva das cooperativas e a criação de valor para o produtor rural. Governança e Gestão das cooperativas, desafios do cooperativismo. Importância das cooperativas na originação, agregação de valor e comercialização nas cadeias do agronegócio.
Professores:
José Rossato Jr.
PHD em Agronomia, membro do Conselho de Administração de Cooperativas e professor FIA.
6. Política Agrícola e mecanismos de financiamento do Agro
Políticas Públicas. Panorama geral do agronegócio. Políticas econômicas. Políticas macroeconômicas. Políticas setoriais (em especial agropecuária). Política agrícola. Crédito Rural. Política de investimento e de financiamento para expansão da atividade agropecuária. Instrumentos de proteção no agronegócio. Instrumentos privados de financiamento no agronegócio.
Professores:
Ivan Wedekin
Membro do conselho do agronegócio COSAG/FIESP e ex-secretário de política agrícola
Wellington Lopes de Souza
Consultor Financeiro e Professor. Executivo com ampla experiência em grandes bancos. Mestre em Administração.
Edison Feghali
Engenheiro agrônomo, sócio-consultor da Cedrus e professor
2. ESG e Agronegócio: Ambiental, Social, Governança e Sucessão
1. Sustentabilidade: Inserção Social nas Cadeias Globais de Valor do Agronegócio
Essa disciplina visa capacitar os alunos para trabalhar a inserção social e transformar as cadeias de suprimentos das suas organizações em um desenho responsável, inclusivo e economicamente viável. Com base na experiência de organizações multinacionais, os alunos entenderão os três eixos da inserção social em cadeias de suprimentos: a) respeito aos direitos dos trabalhadores além da legislação trabalhista; b) respeito a comunidade no entorno das operações, seja ela urbana, rural ou tradicional, com consentimento prévio, livre e informado; c) compartilhamento de valor na relação com pequenos fornecedores como a agricultura de pequena escala. Além disso, o aluno sairá com um bom embasamento teórico em torno da responsabilidade social corporativa, teoria dos stakeholders, teoria dos direitos de propriedade, e direitos humanos aplicado a cadeia de suprimentos.
Professores:
Carolina Torres Graça
Gerente de Contas na Fundação Earthworm, engenheira Agrônoma pela USP, mestre e doutora pela FEA-USP.
2. Controles internos, gestão de riscos e compliance
A disciplina apresenta de forma consistente os fundamentos e ferramentas para a implementação de programas de conformidade, controles internos e gerenciamento de riscos (operacionais, estratégicos e financeiros) em organizações de variados portes. Não importa o tamanho da empresa, o fato é que as mudanças institucionais recentes no Brasil e no mundo apontam na direção da menor tolerância à corrupção e práticas negligentes de gestão. Neste contexto, os códigos de conduta e ética, em conformidade com as normas internas e externas assumem um protagonismo essencial para a preservação da credibilidade e reputação das organizações no mundo corporativo contemporâneo.
Professores:
Grace Ladeira Garbaccio
Doutora em Direito - Université de Limoges e professora na Sorbonne
3. Legislação societária e tributária em organizações do agronegócio
A disciplina apresenta os diferentes modelos societários das organizações típicas atuantes no agronegócio, analisando suas características, vantagens e desvantagens. Deverão ser enfatizados os mecanismos legais para a implementação dos acordos de sócios, otimização do planejamento tributário e das estruturas patrimoniais, com vistas a minimizar riscos de natureza societária e tributária, contribuindo para a criação de valor e longevidade das organizações.
Professores:
Graciele Mocellin
Especialista em Direito Tributário e Latin Legum Magiste em Direito Tributário.
Carlos Marques
Sócio da EFCAN Advogados, atua na área de Direito Societário e Comercial em diversos setores, entre eles o agronegócio.
4. Governança Corporativa
Apresentar o conceito de Governança Corporativa. Estruturas de Governança. Aplicação dos mecanismos de incentivo e controle em diferentes tipos de organização (empresas de capital aberto, fechado, controle familiar, cooperativas). Descrever a evolução da Governança Corporativa no Brasil: evolução, desafios e tendências.
Professores:
Tobias Coutinho Parente
Atuou como pesquisador visitante da Northeastern University. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP.
5. Governança de empresas familiares e Sucessão
Entender a dinâmica das empresas familiares e o planejamento sucessório com vistas à longevidade do negócio. Governança Familiar e os mecanismos para alinhamentos entre sócios. Estruturas de governança, acordos e protocolos familiares e a profissionalização das empresas familiares
Professores:
Armando Lourenzo Moreira Júnior
Doutor em Administração com ênfase em governança na empresa familiar pela FEA/USP.
6. Sustentabilidade: Dimensão ambiental e Agronegócio
Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas histórica e Teórica. Conceito de sustentabilidade. Indicadores de Sustentabilidade. Economia Circular. Sistemas de Gestão Ambiental: fundamentos e implementação. Certificação Ambiental. PNRS e Logística Reversa. Licenciamento Ambiental. Relatórios de Sustentabilidade.
Professores:
Felipe Brasil
Doutor em agronomia, professor e sócio diretor da Empresa Costa Brasil Engenharia, Meio Ambiente e Agropecuária.
7. Economia Circular e Bioeconomia
Economia Circular. Ecologia Industrial. Simbiose Industrial. Bioeconomia. Bioprodutos. Biorrefinarias.
Professores:
Renato Manzini Bonfim
Consultor em agronegócios, professor e pesquisador Embrapa Alimentos e Territórios
8. Ambiente institucional e jurídico aplicado ao agronegócio
Ambiente jurídico institucional no agronegócio: Contextualização, políticas públicas e direito material; Ambiente jurídico gerencial no agronegócio: Propriedade e posse; Contratos Agrários; Gestão cadastral; Regularização ambiental; Imposto Territorial Rural (ITR); Questões indígenas.
Professores:
Flavia Trentini
Professora, Doutora em direito e autora
3. Inovação, Tecnologia e Digitalização
1. Gestão da Inovação
Com as empresas operando em ambientes dinâmicos nos quais a inovação é uma condição para enfrentar a concorrência, a sistematização das inovações cria caminhos para a sustentabilidade a longo prazo dos negócios. Nesse curso a inovação é tratada como um processo sistemático e organizado, que articula recursos da empresa e da rede e, portanto, é gerenciável. Essa abordagem se diferencia da visão de que a inovação é fruto do acaso, dependente de pessoas iluminadas para seu alcance. A inovação é tratada como uma função organizacional. Dessa forma, o curso colabora para que os gestores possam refletir sobre esse processo sistemático em suas organizações e promover, assim, sua implantação ou desenvolvimento. Além disso, irão avaliar a diferença desse processo para inovações incrementais e radicais.
Professores:
Ana Paula Franco Paes Leme Barbosa
Pesquisadora em Inovação, Phd em Engenharia de Produção, doutora e mestre em Administração. Tendo experiência como Executiva de Negócios e Inovação.
2. Transformação digital no agronegócio
O agronegócio está passando por profundas transformações como o desenvolvimento de novos mercados, a otimização e maior agilidade dos processos e tomada de decisão mais assertivas em função de um conjunto de novas tecnologias que estão ganhando espaço nas chamadas agricultura e pecuária 4.0. Tento em vista esse cenário, esta disciplina irá apresentar e discutir a evolução da transformação digital nas empresas, métodos de transformação de empresas tradicionais para o modelo digital, criação e captura de valor em organizações digitais e os principais aspectos e tendências das tecnologias disruptivas como Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das coisas (IoT), Mobile e Big data.
Professores:
Alexandre M. Chequim
Investidor, empreendedor e professor
3. Gestão de processos e TI
Levando em conta o avanço de sistemas inteligentes e o uso cada vez mais intenso de informações para tomada de decisão, a disciplina apresentará conceitos e práticas de gestão da Tecnologia da Informação (TI) integradas às metodologias de Gestão por Processos (Business Process Management - BPM) e Customer Experience. Estas abordagens serão a base para o desenvolvimento de processos adequados às necessidades dos clientes em empresas do agronegócio.
Professores:
Camila Benatti Mourad
Sócia e consultora da Stracta Consultoria desde 2012, sendo mestre e Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo.
Luciana Korzekwa
Especialista em Administração Financeira
4. Trabalho de Conclusão do Curso
Professores:
Camila Benatti Mourad
Sócia e consultora da Stracta Consultoria desde 2012, sendo mestre e Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo.
Marco Antônio Conejero
Economista, Doutor em administração pela FEA-USP e pesquisador-visitante da Howard University, em Washington DC.
5. Inteligência de Mercado e big data
Inteligência de Mercado. Sistema de Informações de Marketing. Business Analytics. Big Data. Pesquisa de Marketing. Neuromarketing. Comportamento do consumidor. Co-criação.
Professores:
Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.
6. Empreendedorismo e Ecossistemas de inovação no Agronegócio
Fundamentos do empreendedorismo. Perfil do empreendedor. Tipos de empreendedorismo. O processo empreendedor aplicado ao agronegócio. Plano de Negócio. Ecossistema de Inovação. Políticas de C&T&I. Sistema Brasileiro de Inovação. Atores e Ambientes de Inovação. Triple Helix. Interação universidade – empresa - governo – sociedade
Professores:
Eduardo Garbes Cicconi
Gerente de Novos Negócios do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.
4. Estratégia e Gestão
1. Planejamento e Gestão Estratégica no Agronegócio
Essa disciplina visa revisar a prática de planejamento e gestão estratégica em organizações tradicionais frente as tendências de business model canvas, design thinking e metodologias ágeis mais aplicadas em startups. Nesse sentido, essa disciplina revisa o conceito de estratégia, passa pelo processo estratégico e discute como esse processo pode ser mais ágil e inovativo. Mesmo assim, o aluno receberá ferramentas e terá condições de pensar na realidade da sua organização ou de casos aplicados ao Agronegócio.
Professores:
Marco Antônio Conejero
Economista, Doutor em administração pela FEA-USP e pesquisador-visitante da Howard University, em Washington DC.
2. Marketing estratégico aplicado ao agronegócio
A importância do marketing para empresas do agronegócio. Administração e Planejamento de Marketing. Estratégia de Marketing. Segmentação, diferenciação e posicionamento. Plano de Marketing. Mix de Marketing.
Professores:
Luciana Florêncio de Almeida
Ex-CEO do Conselho Brasileiro de Exportadores de Café (CECAFE), com pós-doutorado na Technische Universität München, na Alemanha.
José Luiz Tejon
Palestrante, professor, escritor, jornalista, publicitário e comentarista de agronegócio.Ro
3. Estratégias de Marketing de Relacionamento e Acesso ao Mercado
Comparativo de B2C e B2B. Estratégia de Canais e Acesso ao Mercado. Trade e Shopper Marketing. Marketing de Relacionamento. Gestão de Vendas. Marketing Digital. E-commerce.
Professores:
Roberto Fava Scare
Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP
4. Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
O universo dos negócios está cada vez mais marcado pelo dinamismo, novos padrões de mercado e tecnologias, e, também, por incertezas. Diante deste cenário a aplicação de práticas do gerenciamento de projetos se apresenta como uma forma mais assertiva de concretizar as metas do planejamento estratégico das organizações. A disciplina apresentará o conceito de projeto, seu ciclo de vida, os fundamentos e estrutura para a gestão de projetos e as principais metodologias. Considerando também o interesse crescente das organizações em adotar metodologias ágeis no planejamento e execução de seus projetos, a disciplina apresentará o método Lean Startup, o ciclo de feedback construir-medir-aprender que está no centro do modelo da startup enxuta e o mínimo produto viável (MVP) utilizado na validação de ideias. Apresentará também elementos do método Kanban que podem auxiliar na gestão de projetos ágeis e ainda o framework do Scrum, com suas cerimônias, papéis e artefatos.
Professores:
Sabrina Della Santa Navarrete
Professora mestre em Administração pela ESPM-SP e Doutoranda em Administração pela FEA-USP. Experiência em Desenvolvimento de Negócios Internacionais.
Luciana Korzekwa
Especialista em Administração Financeira
5. Contabilidade e controladoria aplicada ao agronegócio
Nesta disciplina, o aluno deverá compreender qual o papel da controladoria na gestão da empresa. Utilizando-se da ferramenta da contabilidade, será possível ter uma visão abrangente do negócio e interpretar os relatórios da administração e seus indicadores financeiros. O objetivo é preparar o executivo para que ele possa monitorar e avaliar melhor o seu negócio, bem como melhorar a previsibilidade dos resultados econômico-financeiros dando apoio ao corpo executivo na tomada de decisões estratégicas e no gerenciamento de riscos da organização
Professores:
Wellington Lopes de Souza
Consultor Financeiro e Professor. Executivo com ampla experiência em grandes bancos. Mestre em Administração.
6. Finanças Corporativas
A competitividade de um negócio depende da otimização de três elementos de gestão: retorno, crescimento do e risco, mesmo sob pressão de concorrência e de potenciais rupturas. A disciplina de Finanças Corporativas apresentará conceitos e práticas para que retorno, risco e crescimento sejam otimizados. A disciplina também auxiliará os alunos com experiências que irão desde os detalhes táticos de como lidar com o endividamento apropriado, aos conceitos mais estratégicos de arranjos na cadeia e crescimento através de fusões, aquisições e joint ventures, buscando adicionar valor aos acionistas do negócio.
Professores:
Antônio Carlos Barbosa Ortiz
Executivo com vasta experiência em Gestão, Finanças e Crédito ao Agronegócio. Engenheiro Agrônomo pela Universidade e Master em Economia Agrícola.
7. Originação e Logística
Manufatura 4.0. Gestão da cadeia de suprimentos. Gestão de compras. Desafios da originação de produtos agropecuários. Logística, transporte e logística reversa.
Professores:
Maurício de Mauro
Consultor, professor e palestrante nas áreas de Gestão de Operações, Logística Internacional e Planejamento Estratégico.
8. Gestão de pessoas no Agronegócio
Decisões sobre gestão de pessoas com base nas estratégias organizacionais. Processos da gestão de pessoas. Atração de pessoas. Desenvolvimento de pessoas. Retenção de pessoas. Gestão por competências.
Professores:
Denise Lustri
Diretora da Cohros. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Desempenho e Competências. Mestre em Administração pela FEA-USP.
9. Liderança e relações interpessoais
Principais características dos diferentes estilos de liderança. O papel do líder e os desafios estratégicos da organização. O papel do líder e o contexto de mudança organizacional. Ferramentas para uma negociação eficaz. Estratégias de decisão. A negociação e o conflito. A comunicação na negociação. Estrutura de uma negociação. Será dado destaque à abordagem comportamental a partir da evolução recente das ciências cognitivas, em especial a neurociência aplicada ao processo decisório.
Professores:
Osvaldo Lopes Moreno Junior
Executivo no Grupo Pão de Açúcar e Via Varejo atuante na Gerência e Coordenação de áreas de Recursos Humanos.
10. Métodos quantitativos aplicados ao agronegócio
O nível de complexidade e abrangência dos negócios do agro aumentou de tal forma que o uso de métodos e ferramentas quantitativas para apoiar a tomada de decisão passou a ser imprescindível. Diante desse cenário, esta disciplina pretende trabalhar os conceitos de estatística que permitam ao aluno analisar e interpretar dados de problemas reais do agronegócio para tomar decisões.
Professores:
Alexandre Chibebe Nicolella
Professor de Economia da Universidade de São Paulo na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.
11. Internacionalização de empresas
Identificar, analisar e planejar a internacionalização de negócios tem se tornado um caminho inevitável para ganhos de competitividade no mundo contemporâneo. No agronegócio não é diferente. Por isso, é relevante que os tomadores de decisão das empresas do agronegócio brasileiro desenvolvam tanto uma mentalidade global, capaz de identificar oportunidades de expansão internacional, quanto competências para planejar e conduzir as estratégias, operações e gestão mais adequadas para esta iniciativa. Nesse contexto, a disciplina irá desenvolver uma abordagem sobre o processo de internacionalização de empresas, com foco na apresentação e reflexão sobre ferramentas que auxiliem desde as definições das razões que motivam e justificam esse processo, até a priorização e análise de mercado e gestão internacional de operações
Professores:
Diego Bonaldo Coelho
Professor, Consultor e Pesquisador, tendo ampla experiência em negócios internacionais. Doutor em Administração pela FEA-USP.
Faça agora sua matrícula e aproveite condições especiais
Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."
Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."
Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."
Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."
Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."
Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."
Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."